Soft Skills

3 dicas de oratória para negociar melhor e vender mais

Em uma negociação ou venda de um produto, serviço ou projeto no trabalho, você compra mais a ideia de quem fala com confiança ou de quem parece nervoso durante a conversa

Com certeza a pessoa que está confiante em sua fala também vai passar mais segurança para você. E isso tem tudo a ver com uma boa oratória.

O primeiro ponto que você precisa entender é que você é um negociador, um vendedor e um orador. Todos somos. O que muda de um caso para o outro é o contexto.

Todo mundo, em algum momento da vida, vai precisar negociar ou vender alguma coisa. Pode ser um produto, um aumento salarial, uma promoção no trabalho ou simplesmente convencer um amigo a participar de um happy hour online. São situações diferentes, mas a premissa é a mesma.

Então, sabendo que você precisa entender de negociação e vendas, e que ser um bom orador influencia diretamente os seus resultados, como desenvolver sua oratória para negociar melhor e vender mais? É o que vamos te contar com as 3 dicas fundamentais deste artigo.

1) Conheça o seu público e crie conexões

Um dos fatores mais importantes para falar bem em público é o domínio do conteúdo sobre o qual você está falando. Talvez isso pareça simples, já que você conhece bem seu produto, projeto ou ideia, mas é preciso lembrar que o seu objetivo é convencer o público a acreditar naquilo também. E, para isso, não se esqueça que as pessoas não procuram o que você oferece pelo produto em si, mas pelo problema que ele resolve.

Por exemplo, aqui na Conquer, nossos produtos são os cursos e especializações, mas o que nós realmente fazemos é oferecer oportunidades para o desenvolvimento de habilidades fundamentais para profissionais que desejam se destacar no mercado. Nossos alunos não procuram cursos, mas, sim, crescimento profissional. Falamos mais sobre isso neste artigo sobre metodologia Jobs To Be Done.

Mas a questão é que você só será capaz de apresentar a melhor solução se, antes, souber qual é o real problema que ela precisa resolver. E é aqui que você vai criar uma conexão com o público e fazê-lo entender as vantagens da sua proposta. Por isso, estude o seu público e encontre os pontos de contato entre o que você oferece e o que eles precisam.

Se você está apresentando um projeto no trabalho, entenda as vantagens que ele pode trazer para a empresa. Quer que o seu amigo participe do happy hour online no fim de semana? Explique a importância de manter o contato em tempos de distanciamento social (e, claro, diga que ele vai fazer falta se não participar). 

O bom desempenho da sua oratória começa na construção das suas falas e argumentos.

2) Preste atenção na comunicação verbal e não-verbal

Durante a conversa, lembre-se de manter um ritmo de fala agradável. Falar rápido ou devagar demais pode transmitir insegurança e nervosismo, além de criar distrações para o assunto que está sendo tratado.

Respire com naturalidade, faça pausas durante a fala e mantenha o foco no momento presente, assim você mantém a concentração e a segurança na sua fala. 

Além disso, não se esqueça de prestar atenção no seu corpo. Momentos de tensão podem causar movimentos repetitivos, expressões faciais confusas ou até neutras demais e gestos involuntários.

É importante se manter consciente do seu corpo durante a conversa, por isso, encontre uma posição confortável e evite movimentos como chacoalhar as pernas, mexer no cabelo ou esfregar as mãos constantemente.

E isso vale para os dois lados. Assim como a sua comunicação verbal e não-verbal diz muito sobre como você está se sentindo, o mesmo acontece com o seu público. Se você prestar atenção na pessoa com quem está conversando, poderá perceber sinais que mostram se o diálogo está indo por um rumo positivo ou negativo.

Para manter a conversa dinâmica e despertar o interesse da outra pessoa, você pode interagir com perguntas relevantes, usar a entonação da sua voz para evitar um único tom o tempo todo e criar uma narrativa para apresentar seus argumentos.

A pessoa está desviando o olhar enquanto você fala? Apresenta movimentos inquietos ou repetitivos? Atenção: pode ser o momento de mudar a sua abordagem. 

3) Prepare-se para perguntas

Em algum momento durante a negociação ou venda, provavelmente vão surgir perguntas sobre o seu produto, serviço ou ideia.

Por que você merece uma promoção no trabalho? Qual o diferencial da sua ideia? Seu projeto é realmente viável?

Tente antecipar os possíveis questionamentos das pessoas com quem você está negociando ou para quem está vendendo e planeje as respostas que você daria a essas perguntas. E, caso não saiba a resposta para alguma dúvida, não tente enrolar, seja sincero e se mostre disposto a responder a pergunta em uma outra oportunidade.

A oratória tem o poder de te fazer ganhar ou perder muitos pontos durante uma negociação ou venda. Sua fala, seus argumentos e a forma como você apresenta suas ideias têm influência direta sobre a decisão que a outra pessoa está prestes a tomar.

Por isso, dedique-se a desenvolver sua oratória e colocar em prática técnicas para uma comunicação mais eficiente e assertiva. E, para te ajudar com isso, conheça o curso de Oratória da Conquer!

Em seis semanas de aulas online e ao vivo, você vai aprender a se comunicar com autoconfiança e naturalidade, ganhando segurança para expor suas ideias e defender seus projetos

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