Como profissional de RH, quantos aprendizados você levará de 2020?
Sem dúvidas, vivemos um ano sem precedentes. Um período de mudanças aceleradas e imprevisíveis que transformaram a maneira como colaboramos, trabalhamos e nos desenvolvemos.
Nesse momento de planejamento das ações para 2021, assimilar os aprendizados com olhar crítico e usá-los como insumo para o que se inicia é tarefa fundamental para os profissionais de RH.
Afinal, esse exercício permite a formulação de estratégias mais assertivas para um novo ano, que também será repleto de desafios.
Aqui, reunimos três questionamentos que podem te ajudar a agir de forma estratégica em 2021:
O que levar em consideração na hora desenhar um modelo de trabalho flexível?
Por que o desenvolvimento contínuo de habilidades se tornou ainda mais essencial?
E mais: como adaptar as etapas da employee experience para um modelo de trabalho híbrido?
Neste artigo, listamos 3 tendências para a área de Recursos Humanos em 2021 e reunimos dados, orientações e insights para você se tornar protagonista das mudanças necessárias na sua organização. Continue com a gente.
Segundo a Gartner, empresa de consultoria global com foco em Recursos Humanos, nós vivemos, em 2020, a maior experiência de trabalho remoto da história da humanidade. Ainda que algumas previsões de vacinação contra a Covid-19 estejam se concretizando, ainda existem muitas incertezas quanto à possibilidade de retorno ao trabalho 100% presencial.
Na prática, a pandemia é apenas um aspecto que precisa ser levado em consideração ao se pensar sobre o retorno ao trabalho presencial.
O fato é que a expectativa em torno dos modelos de trabalho mudou: uma pesquisa da Gartner mostrou que 48% dos colaboradores gostariam de trabalhar de casa ao menos parcialmente depois da pandemia. Em pesquisa similar realizada antes da Covid-19, essa taxa era de 30%.
Nesse cenário, muitas empresas estão considerando tornar o trabalho remoto – ou pelo menos flexível – como regra. E alguns pontos de análise são fundamentais para garantir que esse processo seja o mais eficaz possível:
Independentemente do setor de atuação ou do porte da empresa, o treinamento e o desenvolvimento contínuos dos colaboradores entram como tendência irreversível para o RH em 2021.
Em outra pesquisa conduzida pela Gartner com mais de 800 líderes de RH, o desenvolvimento de habilidades essenciais é a prioridade número 1 para 68% dos participantes. Por trás dessa preocupação, estão números que reforçam quão dinâmico o mercado se tornou nos últimos anos.
Dados da Gartner Talent Neuron™ mostram que o número total de skills exigidas para um único cargo cresce 10% a cada ano e que um terço das habilidades presentes em anúncios de emprego divulgados em 2017 não serão mais necessárias em 2021.
E essa demanda por iniciativas de desenvolvimento, reflexo do período de transformações aceleradas pela pandemia, está presente em vários stakeholders na organização.
A pesquisa 2020 Gartner Shifting Skills Survey for HR Executives revela que:
Nesse cenário, a educação corporativa deixa de ser um item paralelo às ações do RH e passa a integrar o núcleo das estratégias para 2021.
Como mencionamos no início do artigo, as três tendências apontadas aqui estão interligadas e são interdependentes. Por isso, não é possível falar sobre a melhoria contínua na Employee Experience sem mencionar o trabalho flexível como regra e o desenvolvimento contínuo.
Em 2020, o mundo do trabalho incorporou novos paradigmas da experiência do colaborador. Na prática, o desafio é garantir a preservação e o fortalecimento da cultura da empresa no modelo de trabalho remoto ou híbrido, fazendo com que as expectativas dos colaboradores e da companhia sejam atendidas.
Nesse ponto, aperfeiçoar a experiência do colaborador de maneira contínua depende de um ponto fundamental: adaptar as etapas da employee experience a um modelo híbrido e flexível de força de trabalho.
Para fazer um paralelo, imagine que a atual relação do colaborador com a organização (e as experiências que ele tem ali) passou por mudanças parecidas com as que o consumidor vive hoje com as empresas.
Atualmente, o colaborador tem uma relação multicanal com a organização. Mais do que nunca, o conjunto de experiências que ele vive na empresa se concretiza em diversos pontos de contato tanto digitais como analógicos.
Por isso, para planejar e incorporar ações de melhoria contínua da employee experience na sua organização, o ponto de partida é considerar que a proposta de valor do escritório físico é diferente da de outros locais de trabalho.
O desafio aqui é criar um ambiente multicanal em que os diversos aspectos da relação do colaborador com a organização sejam possíveis em um modelo de trabalho remoto, flexível e digital, e principalmente, continuar entregando uma boa experiência aos colaboradores.
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