Quando se trata de empreendedorismo, muito se fala sobre como fazer para construir uma empresa bem sucedida. Mas e os erros que impedem sua empresa de crescer?
Empreender é uma jornada repleta de contratempos. E abrir uma empresa não é o maior dos desafios, você ainda precisa saber como mantê-la e fazê-la crescer.
Segundo a Endeavor, maior organização de apoio a empreendedorismo e empreendedores de alto impacto do mundo, 3/4 dos brasileiros vêem o empreendedorismo como opção de carreira.
Ao mesmo tempo, muitas dessas empresas fecham as portas todos os anos, algumas até antes de completarem 2 anos. E essas são 4 dos principais erros que impedem essas empresas de crescerem:
1) Falta de planejamento estratégico
Segundo uma pesquisa realizada pela Endeavor, 75% das empresas no Brasil fecham as portas por problemas de operação, mas somente 9% desses empreendedores buscaram preparo para administrar a empresa.
Um bom planejamento estratégico é o primeiro passo para fazer sua empresa crescer. De acordo com o Sebrae, mais de 50% das empresas quebram com menos de 5 anos e uma das principais causas é a falta de planejamento.
Desenvolver um planejamento para a sua empresa é definir o caminho que precisa ser seguido para alcançar os objetivos desejados. Por isso, é preciso estabelecer metas a curto, médio e longo prazo, mas sempre revisitar o planejamento para mantê-lo atualizado.
Além disso, para que a estratégia seja efetiva, os colaboradores precisam estar alinhados com as metas da empresa. Assim a equipe está mais motivada e engajada para colocar o plano de ação em prática.
2) Má gestão de pessoas
Para fazer a empresa crescer, é fundamental ter uma boa equipe de colaboradores. Mas, para que isso seja possível, também é preciso que o líder esteja preparado.
Afinal, segundo uma pesquisa feita pela Harvard Business Review, 75% dos funcionários afirma que seu superior imediato constitui a pior parte de seu trabalho. Não se pode querer construir uma equipe de alta performance se, antes disso, você não for um líder de alta performance.
A gestão de pessoas é um dos maiores desafios dos empreendedores. É importante montar uma equipe diversa e, ao mesmo tempo, fazer com que todos estejam alinhados com a cultura e as metas da empresa.
Por fim, uma equipe eficiente precisa estar sempre atualizada, mas o mundo está mudando constantemente, cada vez mais rápido. Então como saber que você está guiando os seus colaboradores para a direção certa? À princípio, garanta que esses 3 pontos estão sendo colocados em prática na sua empresa:
- Construa uma cultura forte, para que a equipe esteja alinhada e trabalhando por um objetivo comum.
- Contrate devagar e demita rápido, seja cauteloso para selecionar os colaboradores que vão fazer parte da sua equipe e rápido na hora de demitir quem não está alinhado com o propósito da empresa.
- Engaje e motive sua equipe, seja com reconhecimento de um bom trabalho ou estratégias de comunicação interna.
3) Não investem em inovação
E isso não precisa ter a ver com tecnologia! Na verdade, a inovação está muito mais relacionada a pessoas do que aos avanços tecnológicos.
É essencial estar atento a fatores como inovação e mercado digital para se manter relevante. A questão é que uma empresa não é inovadora por possuir um programa de inovação ou a versão mais recente de determinados equipamentos.
Inovação também não está relacionada somente a uma área específica da empresa como programação ou performance.
Tá, mas se tudo isso não é inovação, então o que é?
Bom, vamos lá. Inovação deve fazer parte da cultura da empresa. Inovar tem a ver com a busca por formas diferentes de realizar uma demanda. É sobre mudar os processos que não funcionam tão bem com o objetivo de aumentar a performance da equipe e reduzir os custos.
Inovação também está relacionada à forma como você enxerga seus clientes. Quando você oferece um produto ou serviço, você cria COM o seu público ou PARA o seu público?
Se você respondeu a segunda opção, isso pode estar atrapalhando seu desempenho.
Já ouviu falar no termo customer centric innovation? Basicamente, é sobre colocar o cliente como foco das atuações para conhecê-lo melhor e, então, entregar um produto ou serviço que atenda as demandas verdadeiramente.
Afinal, uma empresa existe por uma razão principal: resolver, da melhor forma possível, o “problema” de um cliente.
Se você busca formas de apresentar essa solução entendendo, através da perspectiva do próprio cliente, o que você pode e deve fazer, então você estará inovando.
4) Má gestão financeira
Esse provavelmente foi um dos primeiros fatores que vieram a sua mente ao pensar em erros que impedem sua empresa de crescer. Realmente, não se pode falar em empreender sem falar em gestão financeira.
Inclusive, uma pesquisa do Sebrae mostrou que 74% das empresas que fecharam em 2016 não acompanhavam suas finanças. Parece um cenário difícil de imaginar? Pois é mais comum do que parece.
É fundamental acompanhar os indicadores financeiros da sua empresa, eles te ajudarão a entender como está o seu desempenho. Além disso, com esses números, será possível desenvolver um planejamento orçamentário a médio e longo prazo.
Esse planejamento deve ser usado para orientar os gastos da sua empresa quando se trata de custos e investimentos. Se você não souber quanto pode gastar, também não vai saber como estão suas metas de faturamento. Dessa forma, será impossível mensurar sua lucratividade. Deu pra entender como uma empresa acaba fechando as portas por má gestão financeira, né?Existem ainda outras adversidades que podem atrapalhar o crescimento da sua empresa, tudo depende do contexto em que você atua. Por outro lado, também existem formas de você, empreendedor, estar em constante aprendizado. São estratégias e ações que você deve fazer para a sua empresa crescer.
Por fim, se você quer conhecer ferramentas que vão te ajudar a evitar ou lidar com esses possíveis contratempos do empreendedorismo, conheça o curso Grow Your Business da Conquer. Você vai aprender a colocar em prática conteúdos e estratégias que todo empreendedor precisa dominar para fazer sua empresa decolar.