4 grandes aprendizados profissionais que tive no Vale do Silício

Assim que decidimos fundar a Escola Conquer, resolvi ir até o Vale do Silício – o maior pólo de inovação do mundo – para desenvolver a nossa própria metodologia. Morei lá […]
30 maio, 2017

Morei lá pelo período de 3 meses e foi simplesmente animal! Durante esse tempo visitei várias empresas, conheci muita gente e aprendi muito.

Costumo dizer que dessa experiência no Vale tirei 4 grandes aprendizados profissionais que vou compartilhar com você neste artigo:

1. Cultura de Networking

Relacionamentos são uma das coisas mais importantes para se ter, tanto na vida pessoal quanto profissional.

Na região do Vale do Silício a cultura de networking é muito forte e aberta. Quando você conhece uma pessoa nova você não tenta vender algo para ela, mas sim ajudá-la!

A primeira coisa que se faz por lá é perguntar: “como eu posso te ajudar?”.

Agir dessa forma gera um ciclo virtuoso e mesmo que você não receba nada de imediato, a roda gira em seu favor. Cedo ou tarde essa mesma pessoa que você ajudou irá te ajudar e assim sucessivamente!

2. O futuro é abundante

Ter ido para o Vale é como ter ido para o futuro, vi muitas coisas novas e incríveis por lá!

Grande parte das pessoas quando pensa à respeito do futuro, pensa em escassez: falta de água, poluição, falta de comida, por exemplo. Mas esse não é o futuro que as empresas do Vale do Silício têm em mente.

Por lá, muitas das coisas que imaginamos serem possíveis apenas em filmes de ficção científica já são realidade: carros autônomos, robôs com inteligência artificial, alimentos criados em laboratórios, biotecnologias que aumentam a expectativa de vida.

Peter Diamandis, autor do livro “Abundance” e uma das referências quando o assunto é inovação,  afirma que o futuro será “Um mundo com 9 bilhões de pessoas, com água limpa, boa nutrição, moradia acessível, educação prática, saúde de alto nível e energia não poluente”.

3. Inovação acontece em qualquer lugar do mundo

Isso mesmo, a inovação pode acontecer em qualquer lugar, não somente em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento.

Há pouco tempo a inovação estava restrita apenas a quem tinha recursos para investir, como grandes empresas e laboratórios. Hoje em dia, graças aos avanços tecnológicos, empresas extremamente inovadoras nascem em garagens.

Isso mostra que, mesmo começando pequeno, qualquer pessoa pode criar grandes inovações e fazer a diferença no mundo, basta ter foco e força de vontade.

4. Escola para buscar conhecimento

Conhecimento significa obter informações. Já aprendizado significa colocar o conhecimento em prática, acertando ou errando.

Com essa diferença em mente, te convido a refletir: Será que a função das instituições de ensino é apenas a de levar conhecimento?

Eu acredito que não.

O conhecimento hoje pode ser encontrado em qualquer lugar: internet, livros, cursos. Já o aprendizado não. Aprendizado só se obtém a partir da prática. Com a metodologia aplicada atualmente nas instituições de ensino tradicionais, os alunos só obtém o conhecimento.

Na minha opinião o seu crescimento pessoal e profissional é proporcional ao tamanho do desafio que você está tentando superar e, principalmente, ao seu empenho em tentar superá-lo. Por isso, se você deseja acelerar a sua carreira, escolha desafios grandes, busque se aperfeiçoar e se tornar 1% melhor a cada dia!

E esse movimento de questionar a educação e transformá-la mais em aprendizagem do que meramente transmissão de conteúdo já está acontecendo no Vale do Silício. Locais como a Draper University e a Make School se propõe a ensinar seus alunos através da prática.

Foi nesse sentido também que surgiu a Conquer.

Sobre a Conquer

A Conquer nasceu da nossa insatisfação com as instituições tradicionais – faculdades e pós-graduações –, que acabam focando muito em ensinar a parte técnica, a teoria, mas não ensinam o que realmente faz a diferença para o profissional se destacar no mercado de trabalho.

Trazemos para nossos alunos não apenas o conhecimento, mas principalmente o aprendizado. Com muita prática e mão na massa, ensinamos conteúdos deixados de lado pelas instituições tradicionais, mas que são fundamentais para o crescimento pessoal e profissional de qualquer pessoa.

Ensinamos aqui na Conquer habilidades como: Oratória, Inteligência Emocional, Produtividade, Liderança, Negociação, Vendas e Criatividade.