Como manter a calma sob pressão? Como desenvolver empatia mesmo em ambientes competitivos? Como tomar decisões com mais segurança?
Todas essas questões se conectam a uma habilidade fundamental no ambiente profissional: a inteligência emocional no trabalho.
O que é inteligência emocional?
A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, compreender e não só gerenciar as nossas próprias emoções, mas também de perceber e lidar com as emoções dos outros. Diferente do que muitas pessoas pensam, essa habilidade não significa “controlar” os sentimentos, mas a ter consciência deles e agir ou reagir com equilíbrio.
No ambiente de trabalho, isso significa saber manter o foco diante de desafios, comunicar-se com empatia, tomar decisões com clareza e evitar reações impulsivas, entre outras características. Desenvolver essa competência envolve autoconhecimento, autorregulação, empatia, motivação e habilidades sociais, alguns dos pilares que ajudam a construir relações mais positivas e resultados mais consistentes.
Por essas e outras razões que a inteligência emocional é considerada por muitos a habilidade essencial para o profissional do século XXI e, consequentemente, quem têm essa habilidade está se destacando no mercado de trabalho.
Por que inteligência emocional é essencial no trabalho
Como sabemos, a rotina profissional pode envolver pressão por resultados, convivência com diferentes perfis, prazos apertados, mudanças constantes e tomada de decisões frequente. Em meio a tudo isso, saber lidar com as próprias emoções, e entender as dos outros, pode ser o fator decisivo entre o sucesso e o desgaste.
A inteligência emocional no trabalho permite que profissionais atuem com mais equilíbrio, clareza e empatia, mesmo em momentos de estresse. Colaboradores emocionalmente inteligentes possuem a tendência de se comunicar melhor, manter relações mais saudáveis, ter maior resiliência e se tornarem referências em suas equipes.
Mais do que um diferencial, essa habilidade é cada vez mais vista como uma base para lideranças fortes e ambientes de trabalho saudáveis!
Segundo uma pesquisa conduzida pelo Dr. Travis Bradberry, coautor do livro Emotional Intelligence 2.0, a inteligência emocional representa até 58% da nossa performance no trabalho. Isso a torna uma das principais soft skills para profissionais que querem se destacar, hoje e no futuro.
A boa notícia é que essa é uma habilidade que pode (e deve) ser aprendida e exercitada.
Confira 5 dicas práticas para você aplicar hoje mesmo e começar a desenvolver sua inteligência emocional no trabalho.
1. Respire antes de reagir
Cuidado! Sua maior inimiga é a impulsividade.
Quando agimos de forma impulsiva e respondemos aos conflitos com a primeira coisa que vem em nossa cabeça, a chance de nos arrependermos é muito grande.
Portanto, não deixe suas emoções tomarem conta. Quando chegar aquela bomba por e-mail, respire, tome um ar – melhor demorar alguns segundos para responder do que piorar a situação ou ser mal interpretado.
2. Observe seus padrões emocionais
Já parou para pensar que estamos acostumados a analisar os outros mas, normalmente, esquecemos de olhar para nós mesmos?
Então, agora é hora de inverter as coisas e dar uma de psicólogo!
Comece a analisar seu próprio comportamento e a forma como você age com as pessoas. Observe o que te tira do sério no trabalho, o que te motiva ou por que aquela pessoa te irrita. Anote tudo.
Com o tempo você vai identificar padrões de comportamento, gatilhos que ativam suas emoções (positivas e negativas) e, principalmente, pontos de melhoria.
3. Assuma a responsabilidade por suas atitudes
Se você sentir que pegou pesado ou errou com alguém, peça desculpas diretamente – não ignore o que fez ou evite a pessoa. Se alguém fez algo que você não gostou, chame de lado e de forma gentil diga o que lhe incomodou.
As pessoas geralmente estão mais dispostas a perdoar e esquecer se você faz uma tentativa sincera de fazer as coisas darem certo.
Na prática, bata no peito quando foi uma atitude sua, um erro seu, assuma suas responsabilidades. A partir do momento que você se coloca nessa posição, gradativamente as pessoas ao seu redor vão te respeitar ainda mais e também começam a não sentir mais tanto medo, nem vergonha, de assumir suas falhas.
4. Reflita sobre o impacto das suas ações
Se a sua ação ou decisão for afetar outras pessoas, pergunte-se:
Como se sentirão se eu fizer isto? Eu quero este resultado? E se alguma ação for inevitável: Como poderei ajudar os outros a lidar com os efeitos?
A empatia e aqui um ponto chave.
Preocupe-se com você, com as suas decisões e com os outros. Seja aquela pessoa que todos querem no time.
5. Tenha paciência: inteligência emocional é treino
Todos os pontos acima não serão naturais na sua rotina de um dia para o outro, por isso você precisa ter paciência e ser persistente.
Coloque lembretes no seu celular, post-it no computador e tente se lembrar de estar atento às oportunidades de aprendizado e melhoria.
Lembre-se: a inteligência emocional no trabalho não é um dom, é uma habilidade que pode (e deve) ser desenvolvida. Com pequenos ajustes no seu dia a dia, você não só pode melhorar o seu bem-estar, mas também a forma como é percebido pelas pessoas ao seu redor. Comece com um passo simples: observe-se mais hoje. Isso já é um grande avanço!
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