Como a meditação pode melhorar sua capacidade de negociação

A meditação nos permite melhorar em várias áreas do nosso dia a dia, como nos relacionamentos, saúde e até no trabalho.

 Uma prática constante de meditação traz vários benefícios para nossas vidas: reduzir estresse, melhorar nosso sistema imunológico, autoconhecimento, auto-aceitação e em geral trazer um sentimento de felicidade.

Embora não seja imediato enxergar o nexo entre meditação e carreira, é possível mostrar uma correlação entre os benefícios da meditação mencionados acima e as áreas do trabalho onde mais precisamos de melhoras.

Hoje, o foco vai ser sobre como meditação pode melhorar a sua capacidade de negociação e suas técnicas , como por exemplo uma eficaz comunicação verbal e não-verbal, gestão do estresse, escuta correta e assertividade.

Lembrando que negociação não se aplica unicamente a situações de negócio, mas se aplica a maioria das nossas situações do cotidiano: a gente negocia todo dia com nossos parceiros, família e filhos, e até colegas no trabalho!

Benefícios da meditação para o sucesso em negociação

Meditar diminui a frequência dos batimentos cardíacos

 Além disso, reduz a ansiedade e passa um senso de calma e paz interior.

Através de testes com a funcionalidade HealthKit do Zen App, é possível medir que em média uma meditação de 10 minutos consegue baixar os batimentos cardíacos de 3 a 5%.

Isso é uma melhora suficiente para reduzir a sensação de medo e ansiedade (que pode “paralisar” sua mente e reduzir sua habilidade de pensar estrategicamente) e favorece uma aparência mais calma (que transmite dominância e auto-confiança).

É claro que nem sempre temos 10 minutos disponíveis para meditar antes de uma situação de conflito ou negociação, mas ainda assim é possível fazer uma pausa, focar na respiração e tentar ritmá-la de forma consciente.

Meditar ajuda a minimizar a importância do objeto da negociação fomentando o desapego

Como é possível que isso melhore os resultados de uma negociação?

Parece um paradoxo, mas não é.

Nesse artigo anterior (em inglês), está explicado como estar emocionalmente apegado ao resultado da negociação pode ser, paradoxalmente, a pior maneira de abordar essas situações.

Minimiza as chances de sucesso, produzindo um medo da perda e uma ansiedade que pode ter efeitos negativos sobre sua mente, como expliquei acima.

Meditação te ensina a desapegar das coisas e das situações através de consciência plena, e igual tem que ser feito com o objeto da negociação.

Meditar aumenta sua capacidade de focar

 E consequentemente, de escutar plenamente.

A maior parte do tempo, nós “ouvimos” já pensando no que vamos responder, ou com uma opinião pré-formada sobre o objeto da discussão.

Isso não é escutar de verdade.

Apesar de parecer bom pensar enquanto o outro está falando, para poder contra-argumentar com maior rapidez, a verdade é que o efeito é negativo: nos tira a possibilidade de perceber plenamente a essência do argumento do outro, assim como os pontos não-negociáveis de verdade. 

Fica bastante claro, que um estado de consciência plena, a meditação, provavelmente o melhor exercício para alcançar este estado,  melhora consideravelmente sua habilidade de negociação e ainda  maximiza as chances de atingir seu objetivo.

É importante ressaltar que a meditação pode trazer benefícios para praticamente todas áreas da sua vida.

Meditar com frequência ajuda a treinar a mente para, aos poucos, entrar naquele estado de presença total, bem no “aqui e agora”.

Esse estado, também chamado de fluxo, é super importante para desenvolver uma personalidade “autotélica”, ou seja, alguém que sente satisfação só por estar fazendo algo, e não só pelo resultado.

Isso acaba refletindo de forma positiva em várias áreas da vida.

Por isso, incluir a meditação na sua rotina não é só um cuidado com o bem-estar, mas uma ferramenta poderosa para lidar melhor com desafios do dia a dia.

Afinal, mente clara e presença real fazem toda a diferença, dentro e fora das negociações.

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Angela Bicalho

Escrito por

Publicitária de formação pela ESPM, Angela adora criar conexões reais entre marcas e pessoas. Com atuação na área de experiência do cliente (sim, isso é importante!) e um foco afiado em marketing e branding, ela lidera projetos e equipes combinando análise precisa com uma boa dose de criatividade para resolver problemas. Estratégica e mão na massa, transforma desafios em oportunidades que fazem a diferença.

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