Conduzir uma equipe rumo à alta performance é um dos maiores desafios, e também objetivos, de quem assume cargos de liderança.
Mais do que direcionar tarefas, liderar é criar um ambiente onde as pessoas possam dar o seu melhor, crescer profissionalmente e alcançar resultados consistentes.
Mas essa não é uma missão simples. liderança exige autoconhecimento, escuta ativa e a coragem de revisar comportamentos e decisões constantemente.
Erros fazem parte, desde que tragam evolução
Todo líder com iniciativa e vontade de crescer vai cometer erros em algum momento. E isso é saudável: errar faz parte do processo de aprendizado.
O problema surge quando, em vez de evoluir, o líder insiste em padrões que bloqueiam o potencial da equipe, muitas vezes, sem perceber. Há quem reaja ao erro buscando culpados, gerando medo e insegurança no time.
Por outro lado, líderes que enxergam o erro como oportunidade de aprendizado criam espaço para inovação, confiança e colaboração.
Neste artigo, reunimos 3 comportamentos comuns que limitam o desempenho da equipe. A ideia não é apontar falhas, mas provocar reflexão, afinal, reconhecer o que pode ser ajustado já é um passo em direção à liderança que inspira.
Vamos juntos?
1) Não ter uma abordagem humanizada
Um dos fatores mais importantes de uma boa liderança é saber trabalhar com a sua equipe de forma humanizada.
Por isso, é fundamental ter uma escuta ativa, praticar a empatia e entender que colaboradores não são apenas peças de uma estratégia.
Quando falamos de liderança, o foco sempre é nas pessoas. E, em momentos de incerteza como o que estamos vivendo, isso ganha ainda mais importância.
Cada membro da equipe possui sua própria história, suas dificuldades, ambições e vontades. A equipe não é um elemento homogêneo, por isso não deve ser tratada como tal.
É preciso humanizar as conversas, relações e processos, entender que cada colaborador é um ser humano com suas próprias emoções.
Não ter uma abordagem humanizada faz com que os membros da equipe se sintam desvalorizados, algo que afeta diretamente a relação entre líderes e liderados e, consequentemente, a performance da equipe e os resultados da empresa.
2) Considerar a própria opinião como verdade absoluta
Já dizia o ditado: com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades. Assumir um cargo de liderança coloca o profissional em uma posição na qual ele precisará tomar decisões importantes e estratégicas.
Além disso, o líder também precisará orientar seus liderados para os melhores caminhos a seguir na empresa.
Um profissional que supõe ter todas as respostas e opta por não trabalhar de forma colaborativa com o time prejudica a própria evolução, a dos colaboradores e a dos processos.
Em uma equipe diversa, cada um possui sua própria experiência e seus conhecimentos específicos que, juntos, podem ajudar a empresa a atingir seus objetivos mais rápido.
Nesse contexto, o papel do líder é dar abertura para que seus liderados façam sugestões sem ter medo de dividir uma opinião diferente e deem feedbacks construtivos entre si, buscando alcançar os melhores resultados para a equipe e a empresa.
3) Não priorizar uma comunicação eficaz
Uma equipe bem alinhada trabalha melhor e com mais eficiência. Esse alinhamento só é possível através de uma comunicação clara entre todo o time.
É comum encontrar líderes que preferem guardar informações importantes da empresa para si em vez de compartilhar com seus liderados, muitas vezes por acharem que essa é a melhor opção para a equipe.
Isso geralmente acontece em momentos de crise ou quando a organização enfrenta algum problema.
Esse tipo de atitude, em vez de proteger os colaboradores, causa insegurança e desconfiança nos profissionais.
Confiança é a base de qualquer relação, isso inclui a vida profissional.
Para estimular os membros do time a confiarem uns nos outros e trabalharem em harmonia, o líder precisa entender a importância de ser transparente e saber se comunicar com os seus liderados.
Além disso, a comunicação avança outro patamar de relevância quando se trata do trabalho remoto.
Com o distanciamento físico, torna-se fundamental estabelecer um canal de comunicação aberto e constante com a equipe, sempre garantindo que as informações estejam fluindo com clareza.
Sabendo desses três comportamentos que prejudicam o desempenho da equipe, é importante olhar para a sua realidade, entender se são atitudes presentes no seu dia a dia e evitar que elas se repitam.
Um bom líder deve estar sempre se aperfeiçoando no exercício de sua liderança.
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