A hora dos Robôs e da Inteligência Artificial

Sem dúvida uma das forças de mudança que mais vem impulsionando a aceleração que estamos vivendo é a convergência entre Inteligência Artificial – I.A. e Robôs. Hoje é bem fácil […]
06 set, 2018
Reading time 4 minutos de leitura

Sem dúvida uma das forças de mudança que mais vem impulsionando a aceleração que estamos vivendo é a convergência entre Inteligência Artificial – I.A. e Robôs.

Hoje é bem fácil ter contato com a inteligência artificial usando, por exemplo, app’s como o Replika (Play Store / Apple Store), que é um bot que promete fazer tipo um clone virtual da sua pessoa (humrum, você leu certo!).

Outro tipo de contato que temos é quando aparece na sua timeline aquelas recomendações marotas que mais parecem leitura de mente sobre as suas próximas férias ou compras. Isso tudo é inteligência artificial.

Da parte dos robôs, já temos o incrível Altas, que realiza até cambalhotas! Gente, é sério, um robô fazendo uma cambalhota é algo muito incrível e complexo! Imagina que tipo de movimentos ele vai poder realizar em breve!

Mas olha, essas novidades são só para aquecer, essas nem são as notícias que quero trazer hoje… isso é só pra te mostrar que eles já estão no nosso meio, e acredito que nem vamos perceber o quão rápido eles vão entrar nas novas vidas. Alguns pensadores chamam essa fase de “Era Aumentada”, onde nós aumentamos mais ainda nossa capacidade de pensar e executar com ajuda da Inteligência Artificial e dos Robôs.

Agora vamos as novidades que estão rolando por aí…

Para Refletir

A novidade número um da lista, sem dúvida, é a curiosa Sophia, o robô da Hanson Robotics. Ela foi a primeira robô a receber o título de cidadã de um país, a Arábia Saudita, apesar de ser criada em Hong Kong.

Ela basicamente é um robô social desenvolvida para aprender e se adaptar ao comportamento humano.Uma coisa bem importante pra gente refletir é: se ela é cidadã de um país, isso quer dizer que se ela for desligada terá sido cometido um assassinato? Casos como esse são alguns dos maiores sinais de mudança no mundo em que estamos vivendo.

Enquanto não encontramos vida extraterrestre, estamos desenvolvendo uma nova vida terrestre para viver junto com a gente. Fique de olho na Sophia!

Ela já concedeu uma série de entrevistas, dentre elas uma no 60 minutes, com o Charlie Rose. Umas das perguntas foi: “Você quer destruir os humanos?” Ela respondeu “OK, eu destruirei os humanos” (rindo de nervoso)! Mas calma! Depois disso ela já melhorou muito o seu algoritmo e é um robô melhor hoje. Pra você não ficar muito tenso(a), dá uma olhada nessa entrevista do Will Smith com a Sophia.

Para Acreditar

“Ah, mas interação com robôs ainda tá distante, só rola fora do Brasil, né?!”

E se eu te disser que não? Vou te dar uma exemplo!

No Brasil tem um robô desenvolvido para melhorar o atendimento e a experiência dos clientes, e alguns alunos da Conquer já tiveram a chance de interagir com esse carinha.

O Umbô foi o recepcionista da unidade Conquer Vila Olímpia, em São Paulo. Foram 3 meses de experiência.

Além de aperfeiçoar sua inteligência artificial por meio da interação com os alunos, Umbô gravou feedbacks em vídeo e até sugere novos cursos de acordo as informações coletadas. E ainda tem mais…

O Umbô é capaz de interagir com clientes de forma lúdica e divertida, estimular um papo descontraído, orientar, responder perguntas e até lembrar das pessoas com quem já se comunicou. 
A experiência foi incrível!

Para Melhorar

Uma das coisas que mais gosto de pensar sobre o futuro, é que vamos viver em um mundo mais variado, mais dinâmico e mais complexo.

Se estamos falando que vamos passar a viver com outras inteligências entre nós, vamos ter a oportunidade de repensar nossos paradigmas, já que vamos ter uma inteligência que vai pensar de uma forma completamente diferente da nossa. Já imaginou se 2+2 deixa de ser 4? Vamos ver.

É bem difícil falar sobre robôs e inteligência artificial sem citar que é nítido que os atuais empregos “robóticos” que fazemos vão acabar ficando para as máquinas (e isso também pode ser muito bom!).

O Hive é um ótimo exemplo de colaboração entre humanos, Robôs e Inteligência Artificial. Rolou na Autodesk University o projeto de construção de um pavilhão criado a partir da colaboração entre os três, e deu pra se ter um gostinho do tamanho do potencial dessa união.

#QUEROMAIS

Curtiu o tema e quer saber mais sobre o assunto?

Então aí vai uma indicação de leitura que pode ser bem interessante pra você: o livro Os Robôs Vão Roubar Seu Trabalho, Mas Tudo Bem, por Federico Pistono e Pedro Maia Soares.

Também tenho um documentário muito legal pra te indicar sobre isso: é o AlphaGO, que tá disponível na Netflix.

Kisses and hugs!

Até a próxima.Se você não quer ser substituído por um robô, é hora de acelerar!

Aqui na Conquer nós ensinamos habilidades que vão potencializar a sua parte técnica e te ajudar a se tornar um profissional acima da média. Habilidades como oratória, produtividade, inteligência emocional, liderança, negociação.

Bora acelerar? Clique aqui para conhecer todos os cursos da Conquer.

O que você achou disso?

Média da classificação 5 / 5. 1

Uncategorized