Entenda como aplicar a avaliação de desempenho e veja como ela é importante para as empresas.
A avaliação de desempenho é uma técnica utilizada pelas empresas para medir e analisar a atuação dos colaboradores, desde equipes a líderes. Ela é usada para identificar os pontos de melhoria do time e contribuir para o desenvolvimento de cada profissional.
Esse método é essencial para que os funcionários estejam alinhados aos objetivos da empresa, além de proporcionar um ambiente de trabalho produtivo e motivador, sem deixar de ser saudável.
Continue lendo para conhecer os tipos de avaliação de desempenho e saiba como adotar essa ferramenta na prática. Boa leitura!
Quais são os objetivos da avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho precisa ser aplicada periodicamente, mas a frequência deve ser definida por cada empresa.
Ela apresenta uma série de benefícios, tanto para as organizações quanto para os trabalhadores. Os principais são:
- aprimorar a produtividade: identificar problemas e apontar soluções para melhor a eficiência do time;
- identificação de áreas de melhoria: avaliar os pontos fracos individuais e chegar a uma decisão para aperfeiçoamento, por meio de feedback construtivo;
- promoções e aumento salariais: valorizar os funcionários e realizar a promoção de cargos, quando possível;
- impulsionar o engajamento dos colaboradores: alinhar metas e desenvolver planos de ação para o desenvolvimento do profissional.
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Quais os tipos de avaliação de desempenho?
Existem variados modelos de avaliação de desempenho, cada um com características e propósitos específicos.
Pensando nisso, separamos uma lista com os principais. Confira!
Avaliação de desempenho da equipe
Como o nome diz, é aquela feita em grupo, e não de forma individual.
Em geral, é aplicada para avaliar os diferentes perfis, julgando a comunicação e o relacionamento da equipe e sua eficiência como um todo.
Autoavaliação
Diferentemente da primeira, a autoavaliação é a técnica em que o próprio funcionário é incentivado a identificar seus pontos fortes e fracos.
Depois, é interessante debater essa autoanálise com o líder para chegar em um consenso sobre o plano de desenvolvimento.
Avaliação de desempenho individual
Esse tipo de avaliação é feita por alguém em cargo de liderança para analisar a performance de cada pessoa isoladamente.
A ideia é fortalecer as habilidades e competências técnicas para que fiquem cada vez mais alinhadas com as metas da empresa.
Escala gráfica
A escala gráfica é um dos modelos mais simples e tradicionais de avaliação.
Nesse caso, é usada uma tabela com colunas: uma com as competências examinadas e outra com notas que podem ser de 0 a 5 ou com dizeres “ruim”, “bom”, “excelente”.
Ela é limitada, porém, muito prática.
Avaliação 360º
A avaliação 360º oferece uma análise completa e um feedback detalhado sobre o desempenho do colaborador.
Por isso, ela é feita em conjunto com superiores, colegas e até clientes. É ideal para grandes empresas.
Avaliação por competência
Essa avaliação analisa competências comportamentais e técnicas do funcionário de acordo com o que o seu cargo exige.
Nela, é preciso estabelecer metas e deixar claros os parâmetros utilizados, assim as partes ficam alinhadas.
Avaliação por metas e resultados
A finalidade dessa avaliação é medir o desempenho por meio do cumprimento de metas e objetivos definidos.
Pode ser combinada com outras ferramentas e técnicas de avaliação para verificar oportunidades de melhoria
Avaliação de desempenho do líder ou superior
É essencial que a organização também acompanhe o desempenho dos líderes e superiores.
Assim, a equipe pode avaliar os gestores, a fim de trazer uma melhoria pessoal e para o time como um todo.
Avaliação 180º
Por fim, a avaliação 180º é feita apenas entre gestor e colaborador de forma direta. A ideia é ter um feedback rápido como um acompanhamento de rotina.
Apesar de ser individual, os critérios de análise devem ser os mesmos entre todos para ser justo.
Como se faz uma avaliação de desempenho?
Separamos os passos básicos para fazer uma boa avaliação de desempenho:
- defina critérios, metas e objetivos da avaliação;
- escolha o tipo mais adequado (avaliação 360º ou por competência, por exemplo);
- faça a coleta de informações com quem for preciso, como colegas ou superiores;
- analise os resultados em reunião ou de forma individual;
- desenvolva um feedback com plano de ação;
- revise e acompanhe o progresso monitorando ao longo do tempo.
Entenda com um exemplo prático: imagine que você é um analista de marketing dentro de uma empresa. Lá, você é avaliado todo mês e precisa melhorar a sua organização.
Dessa forma, o seu gestor prepara um treinamento de gestão de tempo para que você aprimore essa habilidade.
Nesse caso, a avaliação de desempenho aplicada pode ser o tipo 180º, que é mais rotineiro e individual, com o propósito de sanar uma questão pontual. Entendeu?
Quando aplicar uma avaliação de desempenho?
O período para aplicação de uma avaliação varia de acordo com o tipo e com o objetivo necessários.
A frequência pode ser anual, semestral, trimestral ou até mensal. Ela também pode ser feita pontualmente, como ao final do período de experiência do trabalhador ou antes de uma promoção.
Avaliação de desempenho e feedbacks
A avaliação de desempenho é muito benéfica, pois proporciona feedbacks construtivos que impulsionam o desenvolvimento do colaborador na empresa.
Ela também é motivadora, uma vez que orienta o funcionário, aprimora suas habilidades e torna as expectativas da empresa mais claras.
Quando bem aplicada, o impacto é positivo de diversas formas:
- estimula o crescimento profissional;
- reduz conflitos;
- gera satisfação e engajamento com o trabalho;
- cria melhor alinhamento entre funcionários e gestores.
Dessa forma, o colaborador entende seu papel e suas oportunidades de evolução. Todos esses aspectos contribuem para um ambiente corporativo saudável, encorajador e com equipes capazes de alcançar ótimos resultados.
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