Carreira

Business Intelligence e Analytics: o que é e qual a sua importância

Não é novidade que estamos na era dos dados. É por isso que o Business Intelligence e Analytics se torna cada vez mais essencial para quem quer se destacar no mercado da Nova Economia. 

Pensa comigo: você quer tomar decisões estratégicas e ser uma referência na solução de problemas complexos da sua empresa? Quer ter credibilidade na defesa de ideias e identificar oportunidades de crescimento nos projetos em que você atua? 

Então precisa aprender a colocar a análise de dados em prática na sua rotina e ser protagonista da cultura data-driven na sua empresa! Até porque, os dados estão em toda parte (inclusive na sua área de atuação).

A cada dois dias, geramos um volume de dados equivalente ao que criamos do início da civilização até 2003, segundo o ex-CEO da Google, Eric Schmidt. É isso mesmo que você leu: a-cada-dois-dias! 

É aquele famoso diálogo:

– Eu vejo dados que precisam ser analisados. 

– Com que frequência? 

– O tempo todo!

Se você ainda não pensou em como saber lidar com esse volume de informações pode transformar a sua carreira, este é o momento. 

Afinal, não basta apenas ter acesso a dados, é preciso saber como usá-los de forma estratégica para tomar decisões assertivas, inovadoras e que realmente façam a diferença.

Quer entender como o Business Intelligence e Analytics pode ser um ponto de virada na sua carreira, independentemente da sua área de atuação? 

Segue com a gente para entender tudo sobre essa área essencial para todo profissional que deseja voar mais alto!

O que é Business Intelligence e Analytics?

Business Intelligence e Analytics são processos que buscam reunir, avaliar e analisar os dados de um negócio e, a partir disso, propor soluções e tomar decisões data-driven, ou seja, guiada por dados.  

Antes de tudo, você precisa saber que essas análises de dados vão muito além de olhar para os números tentando adivinhar o que eles querem dizer, combinado?

Pelo contrário, o profissional de Business Intelligence e Analytics deve ser capaz de interpretar esses dados e transformá-los em informações centrais na inteligência de uma empresa ou negócio

Em suma, traduzindo de forma simples, é como nessa imagem:

Viu só?! Dessa forma, quando uma empresa toma decisões baseadas em dados bem estruturados e trabalhados de forma estratégica, o impacto é muito maior.

Em resumo, Business Intelligence e Analytics são fundamentais para toda e qualquer organização que queira se manter competitiva no mercado, independente do tamanho ou da área de atuação.

E, diferente do que muita gente pensa, apesar de complementares, Business Intelligence e Business Analytics não são a mesma coisa. 

Bora entender melhor essas diferenças?

Business Intelligence

Business Intelligence (BI) é o processo que combina a análise e visualização de dados para ajudar profissionais a tomar decisões impulsionadas por dados e, consequentemente, otimizar seu desempenho.

Dessa maneira, BI é o primeiro passo para entender o momento em que a empresa se encontra e, assim, traçar planos de evolução para os negócios. 

É como treinar para uma maratona. Isto é, não dá pra cruzar a linha de chegada sem antes se preparar para os primeiros quilômetros, não é mesmo?

Dentre as atividades do profissional de BI estão: mineração de dados, geração de relatórios, benchmarking, análises descritiva, preparação de dados e outras.

Business Analytics

Enquanto o Business Intelligence se baseia em dados para entender o que aconteceu no passado e o que está acontecendo agora, o Business Analytics pretende analisar as informações para fundamentar previsões sobre o futuro

Pois é! Você não pode contar com uma bola de cristal para visualizar, de fato, quais estratégias e decisões podem dar mais resultado para a sua empresa em médio e longo prazo.

É a análise de dados e, mais especificamente, o Business Analytics que vai te guiar nesse caminho

E é por isso que o BA complementa as funcionalidades do BI. Já que faz uma investigação mais profunda das informações e ajuda na tomada de decisões estratégicas, assertivas e que mudam o rumo de um negócio. 

Nesse sentido, o fluxo de trabalho do profissional de BA envolve: coleção de dados, data mining, análise prescritiva e preditiva, visualização e relatórios.

A importância de aliar Business Intelligence e Business Analytics

Como você viu, embora os termos Business Analytics e Business Intelligence sejam frequentemente usados como sinônimos, existem algumas diferenças.

O principal diferencial entre eles é que o BI usa análises descritivas das operações de negócios para determinar onde estão as oportunidades de melhoria.

Em contrapartida, o BA se concentra em análises preditivas, gerando insights para tomadas de decisão e identificando tendências futuras. 

Para entender melhor, se liga nessa imagem:

É importante pensar que os dois são estrategicamente complementares e suas diferenças podem (e devem) ser utilizadas em conjunto. 

Antes de implementar a análise de negócios (BA), as empresas começam com o Business Intelligence (BI). Ou seja, os dados coletados usando BI são as bases para o BA.

Aqui vai uma dica: os profissionais que conseguem aliar as técnicas das duas áreas se sentem mais seguros para criar e comprovar hipóteses. Além de tomar decisões mais sólidas e, consequentemente, mais valorizados pelas empresas. 

No próximo tópico, vamos falar sobre os impactos positivos de Business Intelligence e Analytics nas organizações.

Como Business Intelligence e Analytics melhora a performance do seu negócio?

Agora que você já sabe o que é Business Intelligence e Analytics, bora entender como eles potencializam a sua tomada de decisão e melhoram os resultados da empresa em que você atua?

Você não precisa ter a base de dados da Netflix, que mapeia o comportamento de 139 milhões de usuários ao redor do mundo, para inserir Business Intelligence e Analytics na sua empresa.

Até porque os dados da sua empresa já existem. Comece com o que você tem

Ao investir em Business Intelligence e Analytics, as empresas conseguem identificar insights orientados por dados que podem, por exemplo, ajudar a desenvolver novos produtos que atendam prontamente às necessidades dos clientes. 

Além disso, saber ler e analisar essas informações ajuda a tornar a empresa mais inteligente e ágil às mudanças do mercado

Segundo a líder mundial no mercado de consultoria empresarial, McKinsey & Company, até 2025, fluxos de trabalho envolvendo dados provavelmente serão tão comuns quanto a prática do balanço corporativo.

Sabemos que 2025 não está muito longe, não é mesmo? E é por isso que esse mercado vai demandar ainda mais profissionais qualificados. E pode anotar: o impacto vai ser em todas as áreas.

Por que se tornar um profissional de Business Intelligence e Analytics?

Dados são o novo pretróleo”. Você já ouviu essa frase? 

O mercado costuma usar essa comparação para reforçar a ideia de que, na Nova Economia, dados são extremamente valiosos e que, assim como o petróleo precisa ser refinado, os dados precisam ser analisados.

Entretanto, ao invés de se esgotar como o petróleo, os dados só se multiplicam (e a cada dia mais). 

Por isso, o profissional capaz de analisar e utilizar essa infinidade de informações de maneira estratégica tem seu lugar garantido no mercado de trabalho, independentemente da área de atuação

Afinal, todos os setores de uma empresa produzem dados, seja em maior ou menor escala. 

E a tendência é que, em um futuro próximo, as empresas invistam ainda mais em Business Intelligence e Analytics, aumentando a demanda por profissionais capacitados.

Ah! Essa não é uma previsão sem fundamento, ok?! Tem dados (olha eles aí de novo!) que comprovam. Dá só uma olhada nesses números:

Agora consegui te convencer que o futuro da aplicação de dados nos negócios é promissor? Imagino que sim, não é mesmo?

Mas você pode estar se perguntando: “Beleza, como eu me torno esse profissional?”.

Bora descobrir a resposta!

Como ser um profissional data-driven?

Ser data driven, acima de tudo, é saber gerar insights valiosos e tomar decisões a partir da interpretação de dados, ao invés de seguir suposições ou intuições. 

Se você pensa que ter uma cultura e um pensamento data-driven é exclusividade de cientistas, físicos ou matemáticos, bora desconstruir essa percepção.

Para você ter uma ideia, é possível atuar com Business Intelligence e Analytics em setores como: RH, Marketing, Produto, Vendas, Tecnologia, Saúde…

Por isso, desenvolver habilidades e competências voltadas para análise de dados vai te ajudar a ser um profissional com mais credibilidade, ter mais segurança na defesa e na tomada de decisões e, até mesmo, ter uma base confiável para sustentar suas ideias.  

Para se tornar um profissional data driven, tem um pulo do gato importante. 

Pulo do gato: desenvolva uma mentalidade analítica

Além de dominar as técnicas e ferramentas que te ajudam a visualizar os dados, um profissional de Business Intelligence e Analytics deve desenvolver uma mentalidade analítica.

Ou seja: ser um profissional capaz de entender o que os dados querem dizer e identificar oportunidades para tomar decisões com mais agilidade.

No TED Talks abaixo, a diretora de Inteligência Artificial e Inovação da Microsoft, Susan Etlinger, explica por que, cada vez que recebemos mais dados, precisamos aprofundar nossa habilidade de pensamento crítico.

Até porque, e se em um futuro distópico… o Excel explode? E se o Power BI some para sempre? 

Qual é a saída? Sentar e chorar? Pegar um trem e ir embora? Pode ser.

Ou talvez você possa aplicar uma estratégia mais eficiente: desenvolver, ao longo da sua carreira, a habilidade de raciocínio lógico capaz de buscar saídas e analisar dados independentemente da plataforma em que estejam. 

Sacou o pulo do gato? 

Em outras palavras, ser um profissional data-driven tem muito mais a ver com pensamento analítico e resolução de problemas complexos com a ajuda dos dados. 

E olha só que coincidência (ou não), essas são duas das habilidades mais desejadas para os profissionais do futuro, segundo o Fórum Econômico Mundial.

Conheça a Pós-Graduação em Business Intelligence & Analytics da Conquer

Desenvolva a capacidade de executar um planejamento estratégico completo, focado em resultados, por meio de insights fornecidos por dados, com a pós-graduação em Business Intelligence & Analytics da Conquer.

Personalizada, flexível e mão na massa, a pós-graduação Conquer é diferente de tudo o que você já viu. Dê adeus a aulas expositivas e metodologias focadas muito na teoria e pouco na prática.

Saiba mais e conheça!

user

Posts recentes

Pós-graduação rápida e reconhecida pelo MEC: escolha a Conquer

Descubra se existe pós-graduação rápida e com reconhecimento no MEC para você cursar. Se você…

novembro 19, 2024

Quanto tempo dura uma pós-graduação?

Descubra qual é o tempo para concluir uma pós-graduação e quais são as opções de…

novembro 12, 2024

Desenvolvimento de Liderança: como a Coca-Cola FEMSA treinou mais de 7 mil líderes com a Conquer

Quando duas grandes marcas se unem, o resultado só pode ser transformador. A Coca-Cola FEMSA…

outubro 31, 2024

Como desenvolver inteligência emocional: 10 ferramentas práticas

Você já se pegou travando durante uma reunião tensa com a sua liderança, sem saber…

junho 26, 2024

Conquer Business School: a escola de negócios que gerou R$1 bilhão em retorno para alunos

Você já pode ter ouvido falar sobre a Conquer Business School em diferentes situações: Em…

maio 3, 2024

Indicadores de Treinamento e Desenvolvimento: conheça os 7 principais

Nós sabemos que programas de Treinamento e Desenvolvimento são uma ferramenta essencial para o desenvolvimento…

dezembro 11, 2023