Sua empresa está investindo no desenvolvimento dos colaboradores e buscando criar uma cultura de aprendizado contínuo?
Ainda não? Então você precisa repensar a sua estratégia agora mesmo!
Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn revelou que o motivo número 1 pelo qual as pessoas deixam os seus empregos é a inabilidade de aprender e se desenvolver.
Não é à toa que colaboradores que aprendem e se desenvolvem no trabalho são mais engajados, produtivos, confiantes… e muito menos estressados.
O RH tem um papel fundamental no desenvolvimento dessa cultura de aprendizado constante. Em especial na hora de envolver os colaboradores e transformá-los em protagonistas do seu desenvolvimento.
Quer entender como uma cultura de aprendizado contínuo pode beneficiar a sua empresa – e qual é a importância da área de recursos humanos nesse processo? Confira no texto!
Nas melhores empresas, os funcionários aprendem mais
Mais importante que receber um aumento ou se dar bem com o chefe, a habilidade de aprender e se desenvolver é o principal fator que motiva as pessoas a permanecerem em uma empresa – de acordo com uma pesquisa realizada pelo LinkedIn.
A mesma pesquisa mostra que colaboradores que aprendem e se desenvolvem no trabalho são 47% menos estressados, 39% mais propensos a se sentirem produtivos e bem-sucedidos, 23% mais propensos a assumir novas responsabilidades e 21% mais propensos a se sentirem confiantes e felizes no trabalho.
Uma outra pesquisa, realizada em parceria entre Deloitte e MIT, revela que, nas companhias com melhor desempenho e crescimento acelerado, 73% dos funcionários se desenvolvem e aprimoram suas habilidades ao menos semestralmente.
Ou seja: nas empresas mais bem sucedidas, os funcionários aprendem mais.
Learning in the flow of life: O modelo de aprendizado contínuo
Em tempos de transformações exponenciais, as pessoas estão mudando a forma como aprendem para um modelo de longlife learning, ou learning in the flow of life.
(Ativando a tecla SAP: longlife learning, ou learning in the flow of life é um modelo de aprendizado contínuo, em que as pessoas estão constantemente se atualizando e desenvolvendo novas habilidades.)
Segundo o relatório publicado pela Deloitte, que lista as principais tendências em recursos humanos para 2019:
“A evolução das demandas de trabalho está criando uma demanda gigantesca por novas habilidades e competências, ao mesmo tempo em que o mercado está escasso, dificultando que as organizações contratem pessoas de fora para desempenhar esses papéis.
Nesse contexto, identificamos 3 grandes tendências na forma como a aprendizagem está evoluindo: ela está se tornando cada vez mais integrada com o trabalho, está cada vez mais individual e personalizada e está migrando – pouco a pouco – para um modelo de aprendizado contínuo.
Para que as empresas possam se reinventar dessa forma, é necessária uma cultura que apoie o aprendizado contínuo, que incentive e motive as pessoas a aproveitarem as oportunidades de aprendizagem, e que tenha um foco em ajudar as pessoas a identificarem e desenvolverem novas habilidades necessárias.”
Desenvolver essa cultura é a chave para transformar seus colaboradores em protagonistas do seu próprio desenvolvimento e atingir grandes resultados na empresa.
Quais são os benefícios de ter colaboradores protagonistas?
De acordo com um relatório da McKinsey, quase 40% das empresas americanas alegam ter dificuldades para encontrar pessoas capacitadas e com as habilidades necessárias para atender às suas necessidades. Faltam pessoas com as skills certas – até mesmo nos níveis iniciais de carreira.
Por isso, as empresas começaram a criar programas para desenvolver os colaboradores que já estão dentro de casa, estimulando o seu protagonismo e desenvolvendo uma cultura de aprendizado.
Além de preparar os profissionais para desempenhar funções e enfrentar os novos desafios das empresas, investir no protagonismo e desenvolvimento dos colaboradores traz benefícios como:
- Aumento na produtividade
- Motivação dos profissionais
- Retenção de talentos
- Formação de líderes e possíveis sucessores
- Difusão de conhecimentos entre a equipe
- Profissionais comprometidos e que assumem responsabilidade
- Melhores entregas
- Mais agilidade e sinergia entre a equipe
E de que forma o RH pode contribuir na criação dessa cultura? É o que vamos abordar no próximo tópico!
Como transformar seu colaborador em protagonista do próprio desenvolvimento?
Se você é um profissional de recursos humanos, os primeiros passos que você pode dar para criar uma cultura de aprendizado e estimular o protagonismo na sua empresa são:
- Promover e recompensar o desenvolvimento dos colaboradores;
- Recompensar líderes e especialistas por compartilharem seus conhecimentos com outros profissionais;
- Investir em novas metodologias de aprendizado, como cursos e treinamentos personalizados, que permitam às pessoas se desenvolverem continuamente.
Outras ações que podem ser estimuladas pelo RH e, além disso, também fazem parte do papel das lideranças da empresa são:
- Incentivar o autoconhecimento e inteligência emocional das equipes;
- Conhecer e encorajar as ambições profissionais e pessoais de cada colaborador;
- Desenvolver relações de confiança entre os profissionais;
- Delegar tarefas e acompanhar de perto – sem microgerenciamento!;
- Estimular a participação dos colaboradores nas decisões;
- Ter proximidade e abertura com a equipe, facilitando a cultura de feedbacks;
- Comemorar as grandes (e pequenas) conquistas.
Uma cultura de aprendizado contínuo estimula o protagonismo dos colaboradores – e vice-versa! Se quiser saber ainda mais sobre o assunto – e aprender na prática, com histórias reais de grandes profissionais do mercado a engajar seus colaboradores e estimular uma cultura de aprendizado na sua empresa, olha só essa dica:
Entre os dias 28 e 30 de outubro, a Conquer vai promover um evento 100% online e gratuito sobre o assunto: a Semana do RH Estratégico!
Aprenda com 4 referências de mercado como criar uma nova cultura corporativa na sua empresa, alinhada às novas necessidades do mercado, e como levar as metodologias ágeis de trabalho para a sua organização.
> Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na Semana do RH Estratégico!