Como transformar o colaborador em protagonista do seu desenvolvimento

Sua empresa está investindo no desenvolvimento dos colaboradores e buscando criar uma cultura de aprendizado contínuo?

Ainda não? Então você precisa repensar a sua estratégia agora mesmo!

Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn revelou que o motivo número 1 pelo qual as pessoas deixam os seus empregos é a inabilidade de aprender e se desenvolver.

Não é à toa que colaboradores que aprendem e se desenvolvem no trabalho são mais engajados, produtivos, confiantes… e muito menos estressados.

O RH tem um papel fundamental no desenvolvimento dessa cultura de aprendizado constante. Em especial  na hora de envolver os colaboradores e transformá-los em protagonistas do seu desenvolvimento.

Quer entender como uma cultura de aprendizado contínuo pode beneficiar a sua empresa – e qual é a importância da área de recursos humanos nesse processo? Confira no texto!

Nas melhores empresas, os funcionários aprendem mais

Mais importante que receber um aumento ou se dar bem com o chefe, a habilidade de aprender e se desenvolver é o principal fator que motiva as pessoas a permanecerem em uma empresa – de acordo com uma pesquisa realizada pelo LinkedIn.

A mesma pesquisa mostra que colaboradores que aprendem e se desenvolvem no trabalho são 47% menos estressados, 39% mais propensos a se sentirem produtivos e bem-sucedidos, 23% mais propensos a assumir novas responsabilidades e 21% mais propensos a se sentirem confiantes e felizes no trabalho.

Uma outra pesquisa, realizada em parceria entre Deloitte e MIT, revela que, nas companhias com melhor desempenho e crescimento acelerado, 73% dos funcionários se desenvolvem e aprimoram suas habilidades ao menos semestralmente.

Ou seja: nas empresas mais bem sucedidas, os funcionários aprendem mais.

Learning in the flow of life: O modelo de aprendizado contínuo

Em tempos de transformações exponenciais, as pessoas estão mudando a forma como aprendem para um modelo de longlife learning, ou learning in the flow of life

(Ativando a tecla SAP: longlife learning, ou learning in the flow of life é um modelo de aprendizado contínuo, em que as pessoas estão constantemente se atualizando e desenvolvendo novas habilidades.)

Segundo o relatório publicado pela Deloitte, que lista as principais tendências em recursos humanos para 2019:

“A evolução das demandas de trabalho está criando uma demanda gigantesca por novas habilidades e competências, ao mesmo tempo em que o mercado está escasso, dificultando que as organizações contratem pessoas de fora para desempenhar esses papéis. 

Nesse contexto, identificamos 3 grandes tendências na forma como a aprendizagem está evoluindo: ela está se tornando cada vez mais integrada com o trabalho, está cada vez mais individual e personalizada e está migrando – pouco a pouco – para um modelo de aprendizado contínuo.

Para que as empresas possam se reinventar dessa forma, é necessária uma cultura que apoie o aprendizado contínuo, que incentive e motive as pessoas a aproveitarem as oportunidades de aprendizagem, e que tenha um foco em ajudar as pessoas a identificarem e desenvolverem novas habilidades necessárias.”

Desenvolver essa cultura é a chave para transformar seus colaboradores em protagonistas do seu próprio desenvolvimento e atingir grandes resultados na empresa.

Quais são os benefícios de ter colaboradores protagonistas?

De acordo com um relatório da McKinsey, quase 40% das empresas americanas alegam ter dificuldades para encontrar pessoas capacitadas e com as habilidades necessárias para atender às suas necessidades. Faltam pessoas com as skills certas – até mesmo nos níveis iniciais de carreira.

Por isso, as empresas começaram a criar programas para desenvolver os colaboradores que já estão dentro de casa, estimulando o seu protagonismo e desenvolvendo uma cultura de aprendizado.

Além de preparar os profissionais para desempenhar funções e enfrentar os novos desafios das empresas, investir no protagonismo e desenvolvimento dos colaboradores traz benefícios como:

  • Aumento na produtividade
  • Motivação dos profissionais
  • Retenção de talentos
  • Formação de líderes e possíveis sucessores
  • Difusão de conhecimentos entre a equipe
  • Profissionais comprometidos e que assumem responsabilidade
  • Melhores entregas
  • Mais agilidade e sinergia entre a equipe

E de que forma o RH pode contribuir na criação dessa cultura? É o que vamos abordar no próximo tópico!

Como transformar seu colaborador em protagonista do próprio desenvolvimento?

Se você é um profissional de recursos humanos, os primeiros passos que você pode dar para criar uma cultura de aprendizado e estimular o protagonismo na sua empresa são:

  • Promover e recompensar o desenvolvimento dos colaboradores;
  • Recompensar líderes e especialistas por compartilharem seus conhecimentos com outros profissionais;
  • Investir em novas metodologias de aprendizado, como cursos e treinamentos personalizados, que permitam às pessoas se desenvolverem continuamente.

Outras ações que podem ser estimuladas pelo RH e, além disso, também fazem parte do papel das lideranças da empresa são:

  • Incentivar o autoconhecimento e inteligência emocional das equipes;
  • Conhecer e encorajar as ambições profissionais e pessoais de cada colaborador;
  • Desenvolver relações de confiança entre os profissionais;
  • Delegar tarefas e acompanhar de perto – sem microgerenciamento!;
  • Estimular a participação dos colaboradores nas decisões;
  • Ter proximidade e abertura com a equipe, facilitando a cultura de feedbacks;
  • Comemorar as grandes (e pequenas) conquistas.

Uma cultura de aprendizado contínuo estimula o protagonismo dos colaboradores – e vice-versa! Se quiser saber ainda mais sobre o assunto – e aprender na prática, com histórias reais de grandes profissionais do mercado a engajar seus colaboradores e estimular uma cultura de aprendizado na sua empresa, olha só essa dica:

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