Imagine que, de uma semana para outra, o produto ou serviço oferecido pela sua empresa deixe de fazer sentido para o mercado.
Pois é, essa é a situação em que muitas organizações se encontram nesse período de profundas transformações.
Nesse momento, agir de maneira acelerada é sinônimo de sobrevivência!
Criar novos produtos e serviços se tornou imperativo para muitas organizações. A dedicação exigida nesse processo, porém, depende do estágio de transformação digital em que elas estão.
As empresas que já tinham abraçado a transformação digital saíram na frente. Familiarizadas com metodologias ágeis e embasadas por uma cultura digital, elas já estão se reformulando e vão seguir influentes (ou quem sabe até mais fortes) no mercado em que atuam.
Já várias organizações que ainda não haviam iniciado o processo de transformação digital podem estar paralisadas, sem saber como atuar nesse ambiente digital.
Nesse caso, não há outra saída: é preciso inovar.
Neste artigo, vamos explicar como as organizações podem acelerar a criação de novos produtos e serviços.
Continue com a gente!
Antes de falarmos sobre como criar novos produtos e serviços de maneira acelerada, precisamos ressaltar um ponto: o mundo como conhecíamos não existe mais!
Não voltaremos ao normal, porque o normal que conhecíamos já está ultrapassado. Como pessoas e como organizações, teremos que compreender rapidamente o “novo normal” para onde estamos caminhando.
Por isso, se a sua empresa via a transformação digital apenas como uma opção, está na hora de mudar essa percepção.
Outros padrões de consumo estão se revelando porque, claro, a sociedade está se deparando com novos problemas e costumes.
Organizações que tinham resistência à inovação já estão revendo seu posicionamento.
E aqui precisamos fazer uma ressalva: o aprendizado acelerado já era uma realidade antes da pandemia.
Muitas empresas já estavam trilhando uma trajetória constante de inovação, revisando suas culturas, processos, estratégias e produtos para adaptá-los à era exponencial.
O que a pandemia do novo coronavírus confirmou foi a necessidade de transformação digital imediata para as organizações.
Em outras palavras, o que era apenas uma opção se tornou condição de sobrevivência.
Apresentar os requisitos de um produto, aprová-los, passar por um longo período de desenvolvimento para só depois lançá-lo e validá-lo no mercado.
Pare e pense: essa lógica é compatível com a velocidade do mundo contemporâneo?
Agora pergunte-se novamente: produtos e serviços criados com base nessa metodologia têm alguma chance de sobreviver a essa crise que estamos vivendo?
Sim, o jeito de criar produtos e serviços mudou, e ele é ágil!
A imagem acima ilustra as diferenças entre três modelos utilizados para a criação de produtos e serviços, começando pelo tradicional Modelo Waterfall.
Nesse caso, falamos “tradicional” para não falar “ultrapassado”, e você vai entender o porquê.
Criado na década de 1970, o Modelo Waterfall ou Modelo em Cascata prevê que todos os aspectos de um produto ou serviço sejam avaliados exaustivamente antes dele ir para o mercado.
Assim, as etapas de definição de requisitos, planejamento, execução e validação funcionam no modelo de cascata, ou seja, uma só começa quando a anterior termina.
E se você conferir a imagem novamente, verá que o processo de desenvolvimento do produto ou serviço é longo e, na maioria das vezes caro!
Além de ser lento, o Modelo Waterfall geralmente faz com que os produtos e serviços fiquem presos a um escopo engessado, que pode não fazer mais sentido para o mercado quando for lançado.
Como você bem sabe, a lentidão não é mais compatível com o mundo em que vivemos, e as organizações foram pressionadas a acelerar a criação de produtos e novos serviços.
Com as metodologias ágeis, o processo de criação de produtos e serviços foi acelerado de maneira significativa.
Mais flexíveis, elas ajudam as equipes a se preparar para o que é imprevisível dentro de um projeto, promovendo a inspeção e a adaptação frequentes.
Como fica visível na imagem acima, os ciclos de desenvolvimento são mais curtos e os aprendizados são mais constantes, já que o produto passa por mais processos de validação.
Para produtos digitais, que não dependem de uma territorialidade específica, as metodologias ágeis proporcionam testes muito mais rápidos.
Já no modelo Lean Startup, a criação de novos produtos e serviços ganhou uma velocidade até então inimaginável. Ele é muito comum em startups, mas pode ser aplicado em qualquer organização ou negócio.
A maior vantagem do modelo Lean é possibilitar a identificação e a eliminação de desperdícios na execução de um projeto.
As etapas para a criação de novos produtos e serviços são as mesmas: identificação dos requisitos, desenvolvimento, lançamento e validação com o cliente. A diferença é que esse processo é sequencial e muito ágil.
O nome disso é inovação contínua!
Nesse modelo, ganha destaque o conceito de Produto Mínimo Viável – no inglês, Minimum Viable Product (MVP). Por definição, o MVP é uma versão simplificada e enxuta do produto ou serviço, que carrega todos os requisitos mínimos para que o cliente tenha uma boa experiência.
Trata-se da primeira e mais viável versão do produto, o que não significa dizer que ele terá baixa qualidade. O foco é a flexibilidade.
Quando há pouquíssimo tempo para desenvolver e entregar um produto, a velocidade é quem dita os processos. E o modelo Lean Startup nada mais é do que a garantia de agilidade na elaboração, na produção e na avaliação dos resultados do produto ou serviço.
Essa metodologia enxuta e ágil é especialmente valiosa para momentos de grande incerteza como o que estamos vivendo.
Empresas que já operavam no modelo Lean Startup, com estágio avançado de transformação digital, estão conseguindo se adaptar de maneira mais assertiva nesse período.
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