O aprendizado contínuo dos colaboradores é uma prioridade dentro da sua empresa?
Se a sua resposta for negativa, está na hora de repensar a forma como a sua organização está se preparando para lidar com as transformações da era digital.
De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, entre 2017 e 2020, 35% das habilidades necessárias para as vagas em todas as áreas de atuação terão sido substituídas por competências novas, inéditas.
O efeito dessa rápida transformação é refletido em um outro dado: 1 em cada 4 trabalhadores americanos já relatam um gap entre as suas habilidades e as habilidades que são necessárias para desempenhar a sua função atual.
Em grande parte, isso acontece porque o ensino tradicional ainda insiste em modelos e métodos do século passado. Ao investir nesse modelo, as universidades falham em preparar os profissionais para uma nova realidade em que, ao fim de 4 anos de graduação, muitos dos aprendizados já se tornaram obsoletos.
Enquanto isso, as empresas mais inovadoras estão tomando a dianteira e investindo em programas de treinamentos corporativos para qualificar seus times para trabalhar de forma ágil, adaptando-se rapidamente a um cenário de mudanças constantes.
Esse movimento, em geral, é encabeçado pela área de RH, que assume um papel cada vez mais estratégico na hora de preparar as empresas para lidar com os efeitos da transformação digital.
Quer saber quais são os benefícios de investir no aprendizado contínuo dos seus colaboradores – e como elaborar um programa de treinamentos corporativos que se traduza em mudanças positivas para a empresa? Confira no texto!
As empresas deveriam oferecer mais treinamentos flexíveis para todos os seus colaboradores, tanto efetivos, quanto freelancers. Em muitas empresas, as lideranças são relutantes em fazer isso. Elas se perguntam: “O que acontece se qualificarmos os nossos colaboradores e eles forem trabalhar para a concorrência?” A réplica é simples: “O que acontece se você não fizer isso e eles permanecerem na sua empresa?”
Este trecho, retirado de uma matéria do Fórum Econômico Mundial, passa uma mensagem clara: sua empresa não vai chegar longe se não puder contar com pessoas qualificadas para agir nesse cenário de incertezas e mudanças exponenciais.
Investir em treinamentos corporativos e na formação contínua dos seus funcionários é a melhor forma de ter no seu time profissionais preparados para adotar metodologias de trabalho mais ágeis, ler as tendências do mercado, identificar mudanças no comportamento do consumidor, propor novas soluções e evoluir rapidamente.
Outros benefícios também decorrentes de uma cultura de aprendizado contínuo são:
Se a sua empresa ainda não investe na formação contínua dos colaboradores, agora você tem vários bons motivos para começar. Mas… começar por onde?
Na sequência, te contamos como desenvolver um bom programa de treinamentos corporativos. Vamos lá?
Elaborar um treinamento corporativo sem antes conhecer as necessidades do seu mercado e os objetivos dos seus colaboradores é uma receita perfeita para o fracasso.
Prova disso é que, embora 63% dos colaboradores nos EUA tenham participado de treinamentos corporativos durante o último ano, as empresas ainda continuam afirmando que faltam pessoas preparadas para desempenhar as funções que o mercado atual necessita.
A chave para treinamentos corporativos bem-sucedidos está em um equilíbrio entre a motivação intrínseca do colaborador para continuar aprendendo e a disposição da empresa para criar um ambiente e uma cultura que favoreçam esse aprendizado.
(Este outro texto explora mais o assunto, mostrando como é possível criar uma cultura de desenvolvimento contínuo e transformar os colaboradores em protagonistas do seu crescimento profissional.)
Agora, vamos ver alguns passos importantes para elaborar um programa de treinamentos corporativos efetivo:
Assim como é um marco da cultura de inovação criar produtos COM o cliente – e não PARA o cliente – podemos aplicar essa mesma lógica na criação de um bom programa de treinamentos corporativos. Envolver os colaboradores nesse processo ajuda a entender suas dificuldades, seus anseios e entender de que forma eles se relacionam aos objetivos da empresa.
Aliás, antes de elaborar qualquer treinamento, também é preciso definir muito bem os objetivos que a empresa espera atingir com ele – determinando quais resultados tangíveis demonstram que o treinamento foi bem sucedido.
Esses são os primeiros passos para desenvolver um treinamento corporativo que vai se reverter na prática em inovação para a empresa – ao invés de gerar um conhecimento que só fica guardado na gaveta.
Outra grande vantagem de envolver o colaborador na criação de programas de treinamento é que isso possibilita tornar a experiência de ensino e aprendizagem mais personalizada para as suas necessidades – gerando também um maior impacto, engajamento e melhores resultados para a empresa.
Para isso, existem definições que podem ser feitas pelos próprios colaboradores, em conjunto com as suas lideranças e os profissionais de recursos humanos, como:
Conhecendo os diferentes perfis de colaboradores – e seus estilos de aprendizagem – é hora de definir os melhores formatos para os seus treinamentos corporativos. Aqui estão alguns modelos que você pode considerar:
Cada um desses modelos atende melhor a um tipo de necessidade da empresa, a um perfil diferente de colaborador, à estrutura da empresa ou à sua possibilidade de investimento. Considere sempre essas variáveis!
Depois de um treinamento, sempre, sempre, SEMPRE peça feedbacks e reserve um tempo para avaliar os resultados, considerando os objetivos que foram definidos durante o planejamento.
O feedback é uma das partes mais importantes de envolver e engajar os seus colaboradores, e o que garante que os erros não se repitam e que os acertos e boas práticas sejam disseminadas para toda a companhia.
A última dica para elaborar um programa de treinamentos corporativos efetivo é: não pare! Com a velocidade das mudanças na era digital, as habilidades e conhecimentos se tornam rapidamente obsoletos.
É preciso estar sempre avaliando o cenário e com o radar ligado para novas oportunidades – antes que elas se tornem grandes problemas para a sua empresa!
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