O ambiente empresarial é um dos lugares que mais demanda o controle das nossas emoções. Manter a calma é essencial.
E é natural percebermos isso, pois no trabalho a relação de perdas e ganhos quando temos um descontrole emocional fica mais evidente de forma consciente.
O ambiente empresarial por si só já pode ser estressante, mas quando temos excessiva pressão por resultados, líderes despreparados e conflitos entre colegas, nasce aí uma considerável fonte para o estresse.
Por isso, neste artigo, vamos trazer dicas e ferramentas práticas de como manter a calma no ambiente de trabalho. Seja em momentos de estresse, pressão, trabalho em equipe, durante feedbacks ou em momentos de conflito.
Não é segredo pra ninguém que o crescimento profissional depende muito mais da forma como agimos e tomamos decisões do que efetivamente da nossa capacidade técnica/intelectual.
Então para te ajudar a desenvolver seu controle emocional, vamos às dicas práticas:
Quando o desafio é muito maior que sua capacidade de entrega, dificilmente você vai conseguir manter a calma no ambiente de trabalho.
Saber quais as características marcantes do seu perfil e qual o seu papel na empresa são coisas que devem estar constantemente em seu radar.
Quando você tem consciência ou, no mínimo, um entendimento sobre quais são seus padrões de tomada de decisão, quais os seus anseios, o que você não quer e o que você não abre mão dentro de uma empresa, fica muito mais fácil entender se o papel que você deve desempenhar e a responsabilidade que você deve ter estão de acordo com o que você é competente para entregar como resultado.
Essa clareza vai ajudar a diminuir a pressão e manter a calma em momentos de decisão. Assim, você entende qual o nível de esforço que precisa desprender para sair da sua zona de conforto, levando você a uma escolha: desprender de energia para adequar o seu perfil ao seu papel ou não mudar e aceitar os resultados.
O ideal é que líder e liderado façam isso juntos e os momentos de feedbacks servem para isso. Mas se a condição não for essa, você deve insistir em saber quais os níveis de desafios adequados às suas capacidades e anseios, pois isso vai diminuir consideravelmente o seu nível de estresse dentro da empresa.
Se seus desafios são maiores que sua capacidade de entregar resultados:
Se seus desafios são menores que a sua capacidade de entregar resultados:
Se seus desafios estão de acordo com sua capacidade de entregar resultados:
Nosso sistema foi projetado para reagir a estímulos que geram impacto em nós. Em momento de pressão e crise, na maioria das vezes, nós reagimos de forma automática.
Fazemos isso para nos proteger quando nos sentimos ameaçados, mas, no final, temos que arcar com as consequências do que fizemos ou o que deixamos de fazer.
O conflito é algo quase que inevitável, independentemente se somos mais ou menos tranquilos, vamos experimentar alguns conflitos ao longo da vida. O que define a permanência deles é a nossa capacidade de torná-los construtivos ou destrutivos.
Trabalhar com pessoas é um grande desafio, pois constantemente temos que lidar com pessoas difíceis. Isso quando não somos nós as pessoas difíceis.
O desafio está em manter a calma com os nossos colegas de trabalho em situações de conflito, crise e pressão.
A primeira dica extraordinária para manter a calma no ambiente de trabalho é controlar aquilo que está sob seu controle.
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