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Como obter insights para inovação através de ferramentas de Marketing Digital

Hotjar É uma ferramenta que permite criar mapas de calor, de cliques e até mesmo gravar a navegação das pessoas em seu site, sistema ou em uma landing page.  Como […]
27 ago, 2019
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Hotjar

É uma ferramenta que permite criar mapas de calor, de cliques e até mesmo gravar a navegação das pessoas em seu site, sistema ou em uma landing page. 

Como pode gerar insights: além de ser extremamente útil para identificar problemas de usabilidade em sites, você pode analisar o comportamento dos clientes. Com ela fica fácil identificar quais os pontos que os clientes mais apresentam dúvidas, dificuldades ou demonstram mais interesse. Você também pode testar a preferência em relação a produtos e serviços descriminados em uma página web. 

Ele possui uma versão gratuita que já pode fornecer grande ajuda para os times. É muito fácil de instalar e utilizar.

Testes A/B

Os “testes A/B” não são uma ferramenta, mas sim uma metodologia de testes realizados para comparar a preferência de duas versões de algum elemento na internet. Este elemento pode ser desde imagens, vídeos e textos até anúncios, cores, etc. 

O teste consiste em apresentar de forma alternada o elemento a ser testado para o mesmo público, medindo qual converte ou engaja mais. Essa conversão pode ser desde uma venda, cadastro em um e-mail, reprodução de vídeo, etc. 

Como pode gerar insights: Estes testes são muito úteis para medir novas implementações e funcionalidades em produtos, fotos do seu produto ou mesmo a comunicação mais eficiente com seu público.

Existem diversas ferramentas pagas e gratuitas que podem realizar estes testes.

Answer The Public

Essa ferramenta consolida diversas dúvidas, perguntas e objeções que são feitas na internet sobre determinado tema. A base da ferramenta é o 5W2H, mas também combina diversos outros tópicos. De utilização bem simples, basta você colocar qual o tema, selecionar o idioma e clicar em pesquisar.

Como pode gerar insights: Assim que você colocar seu produto, serviço ou qualquer outro tema na caixa de pesquisa, você terá acesso a diversas dúvidas e problemas que seus clientes enfrentam no dia a dia e recorrem a internet para descobrir mais sobre o assunto. Você pode elaborar um compilado muito rico e completo de dúvidas sobre sua empresa, seu segmento e de seus concorrentes para melhorar seu produto.

Termos de Pesquisa no Google Ads

Wistia – Player de Vídeo

O Wistia é uma plataforma de vídeo profissional com diversas funcionalidades de marketing embutidas. Com ele, você pode obter dados analíticos e estatísticos de seus vídeos.

Como pode gerar insights: com o Wistia, você pode analisar quais foram as partes do vídeo mais assistidas, qual parte o usuário pausou, voltou, assistiu novamente, quais partes ele adiantou e por aí vai. Com essas observações, você consegue descobrir o que é mais relevante e importante na demonstração de produtos e serviços. Além disso, você medir o engajamento e a aceitação de cada cliente individualmente. 

Google Analytics e Facebook Insights

Estas são duas ferramentas de coleta e análise de dados gratuitas que podem te ajudar a descobrir informações muito relevantes sobre o público que acessa e utiliza suas propriedades digitais.

Como pode gerar insights: Através da configuração correta de metas e eventos, você pode descobrir a idade, interesses, gostos, horários de maior conversão e utilização, regiões (cidade, estado e país) do seu público. Essas informações podem ajudar sua empresa a entender melhor e direcionar os esforços para determinado perfil de cliente.

Smoke Test

Essa também não é uma ferramenta, mas sim um tipo de teste. Ele se popularizou muito pelo grande sucesso que teve com o Dropbox. Esse teste é utilizado para avaliar a aceitação de um produto ou serviço no mercado. Ele consiste em criar uma página para explicar sobre o lançamento de um produto ou serviço, direcionar tráfego qualificado para ela através de anúncios ou de e-mail para sua base de clientes e medir o comportamento e aceitação do produto ou serviço.  

É muito útil, pois possui um baixo custo para realização e muita confiabilidade nos resultados, desde que preparado de maneira correta. Você pode e deve utilizar todas as opções e métodos apresentados acima para gerar um volume maior de informações sobre esse teste. 

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