Uma das coisas mais curiosas que acontecem quando os empresários falam sobre si é que alguns deles se exibem com grandeza e outros se escondem na humildade.
A grandeza e a confiança em exagero são desagradáveis. Criam pontos cegos na detecção de ameaças e oportunidades externas e internas à empresa. Felizmente, a grandeza, usada com moderação, recebe pontos nos discursos com regularidade.
O maior problema (ao meu ver) é se esconder na humildade – empreendedores que, por algum motivo, não gostam de valorizar o que construíram. Eles não gostam de falar sobre si mesmos, de conversar sobre suas conquistas e muitas vezes não reconhecem seu sucesso como algo que eles fizeram e que é importante.
O problema deve ser óbvio: os investidores focam muito mais em empresas que sabem e demonstram o seu valor. Os funcionários querem trabalhar para equipes vencedoras. Os parceiros querem se alinhar com os jogadores bem-sucedidos no mercado.
Um truque que eu li há um tempo atrás (e desde então, pratico muitas vezes) é escrever sua própria biografia e suas maiores conquistas. Pode parecer desconfortável mas é um exercício incrivelmente poderoso. Depois de escrever sua biografia, dê a algumas pessoas que o conhecem para ler e peça seus comentários. Com base em seus comentários, você pode reescrevê-lo e fazê-lo novamente.
Chegue a uma versão que seus amigos e conhecidos concordem que te representa em toda a sua beleza e glória (e que provavelmente você sentirá que está ‘se achando’). Use essa biografia para falar sobre você. Use partes dela, como suas conquistas, para se apresentar em conversas. Repita isso até sentir-se natural.
Precisamos que você saiba totalmente quem você é. É a única maneira de fazer o que você pretende para alcançar seus objetivos.The Heretic é um canal de artigos com a opinião de Pascal Finette, VP da Singularity, Universidade do Futuro.
*Tradução livre e adaptada com autorização do autor, Pascal Finette.
Descubra se existe pós-graduação rápida e com reconhecimento no MEC para você cursar. Se você…
Descubra qual é o tempo para concluir uma pós-graduação e quais são as opções de…
Quando duas grandes marcas se unem, o resultado só pode ser transformador. A Coca-Cola FEMSA…
Você já se pegou travando durante uma reunião tensa com a sua liderança, sem saber…
Você já pode ter ouvido falar sobre a Conquer Business School em diferentes situações: Em…
Nós sabemos que programas de Treinamento e Desenvolvimento são uma ferramenta essencial para o desenvolvimento…