Quer ouvir um segredo? Nós passamos, em média, 9 horas e 32 minutos por dia conectados à internet, segundo o relatório Digital 2024, da We Are Social e Meltwater.
Nosso tempo online é tão alto que tem muita gente se perguntando como transformar isso em uma profissão. E você? Também está pensando em como trabalhar com marketing digital?
A verdade é que essa área continua repleta de oportunidades.
Com a Nova Economia, as marcas estão investindo cada vez mais no ambiente digital, abrindo espaço para novos profissionais. Veja só:
Segundo o relatório Global Ad Spend Forecast 2024, da Dentsu, os investimentos em publicidade digital devem ultrapassar $442 bilhões no mundo só neste ano, representando mais de 58% de todo o investimento publicitário global.
Só no Brasil, a publicidade digital movimentou R$ 42,5 bilhões em 2023, de acordo com o estudo Digital AdSpend 2024, da IAB Brasil e Kantar.
Por isso, montamos um guia com tudo que você precisa saber para dar os primeiros passos. Bora conferir?
Dia a dia: como é trabalhar com marketing digital
Se você está se perguntando como é trabalhar com marketing digital, a resposta cabe em três palavras: intenso, desafiador e fascinante. Você vai entender por quê.
Onde você poderá trabalhar:
Você pode atuar em empresas de todos os portes, startups, agências de publicidade e marketing. E se preferir, também pode trabalhar de forma autônoma como freelancer.
Algumas plataformas para encontrar oportunidades como freelancer:
Outra possibilidade é atuar com marketing de afiliados, ganhando comissão por divulgar produtos e serviços. Plataformas como Hotmart e Eduzz oferecem essa oportunidade.
O que você poderá fazer:
As funções variam bastante, mas aqui vão algumas das principais:
- Analista de marketing: coordena as ações digitais de uma empresa. Entre as tarefas estão o desenvolvimento de campanhas e acompanhamento de resultados.
- Produtor de conteúdo e Copywriter: redige textos que podem servir para blogs, e-mails, redes sociais, e-books, e por aí vai.
- Social media: gerencia as redes sociais. Isso inclui atividades como planejamento e produção de conteúdo, definição de calendário de postagens e análise de dados.
- SEO/SEM: analisa as oportunidades de melhorar o posicionamento no Google de textos de um blog ou e-commerce.
- Mídia: responsável por fazer a estratégia de anúncios para redes sociais e Google, entre outras mídias, e acompanhar métricas.
- Consultor: com amplo conhecimento de mercado, orienta as marcas sobre os melhores caminhos e oportunidades.
E como começar a trabalhar com marketing digital?
Se você está em busca de uma oportunidade, aqui vão algumas dicas:
1. Domine os principais conceitos
Não dá pra fugir do básico. Estude temas como:
- Branding
- Funil de vendas
- SEO e conteúdo
- Mídia paga (Google Ads, Meta Ads)
- Análise de dados e métricas
Há muitos cursos disponíveis, desde gratuitos até formações completas como pós-graduação e MBAs.
Inclusive, a Pós-Graduação em Marketing e Estratégias Digitais da Conquer pode ser uma excelente escolha para quem busca uma formação sólida e voltada ao mercado.
2. Escolha sua área de atuação
Você não precisa (e nem deve) saber tudo. Defina o que você quer aprofundar: conteúdo? mídia paga? dados? Assim fica mais fácil se especializar e buscar oportunidades alinhadas.
3. Reflita sobre onde você quer trabalhar
Quer abrir o próprio negócio? Trabalhar numa startup? Em uma grande agência? Esse direcionamento ajuda muito na hora de buscar as primeiras vagas. E lembre-se: nada é definitivo. Experimentar é parte do processo.
Vai encarar? Dicas para trabalhar com marketing digital:
Aprofunde-se na área que você escolher
Mesmo que você atue em uma posição generalista, uma dica é se aprimorar em uma área específica.
Isso porque esse conhecimento avançado e aprofundado é muito valorizado na área e será importante para o seu desenvolvimento.
Esteja sempre atualizado
Sabe aquele meme que sai de moda e a marca usa alguns meses depois? Em marketing digital, “alguns meses” é o equivalente a, no mínimo, 1 ano-luz.
A brincadeira é só para ilustrar o quão adaptáveis os profissionais de marketing digital são. O tempo todo, novos comportamentos de consumo surgem e algoritmos e formatos mudam.
E, com isso, as empresas precisam atualizar suas estratégias.
Pense de forma analítica, mas também criativa
Um dos grandes diferenciais do marketing digital para o marketing offline (por exemplo, um outdoor ou uma revista) é a mensuração.
Isso significa o seguinte: é impossível medir quantas pessoas de fato viram um outdoor, mas você sabe muita coisa sobre um post nas redes sociais.
Por exemplo, quantas viram, quantas clicaram, quantas interagiram, e muito mais.
Então, independentemente da sua área de atuação no marketing digital, você vai lidar com dados. No entanto, você não pode deixar de lado sua criatividade.
Afinal, os números estão a serviço das ideias.
Isto é, interpretar os dados e entender o que faz sucesso é justamente para te ajudar a pensar num post que vai bombar, num e-book que vai ser baixado por muita gente ou em uma campanha que é a cara do seu público.
5 vantagens de trabalhar com marketing digital
1. Área em crescimento
As empresas estão cada vez mais conscientes sobre a importância do marketing digital em suas estratégias de negócio, não só para vendas, mas também para posicionamento de marca, relacionamento com o cliente e inovação.
E isso tem aumentado significativamente a busca por especialistas.
Segundo o relatório Future of Jobs 2023 do Fórum Econômico Mundial, especialistas em marketing digital e estratégia estão entre as profissões com maior crescimento de demanda até 2027.
No Brasil, o cargo de Analista de Marketing Digital segue como um dos mais procurados, conforme o Guia Salarial 2024 da Robert Half e dados da Gupy, que identificou um aumento de 49% nas contratações na área de marketing em relação a 2022.
2. Profissão do futuro
A demanda por profissionais de marketing digital não apenas é alta no presente, mas também é projetada para crescer ainda mais nos próximos anos.
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o marketing digital está entre as dez áreas com maior potencial de crescimento até 2027, impulsionado por transformações digitais aceleradas nas empresas e mudanças nos hábitos de consumo.
Áreas como inteligência artificial aplicada ao marketing, análise de dados e automação também estão se destacando, criando novas frentes de atuação para quem está começando na área.
3. Bons salários
O aumento da demanda também impacta diretamente os salários na área de marketing digital.
Segundo o Guia Salarial 2024 da Robert Half, um Analista de Marketing Digital pode ganhar entre R$ 4.500 e R$ 9.000, dependendo da senioridade e porte da empresa.
Já profissionais em cargos de gestão, como Gerente de Marketing Digital, podem receber salários que ultrapassam R$ 20.000 em grandes empresas ou multinacionais.
Além disso, profissionais freelancers ou especializados em nichos como tráfego pago e SEO têm potencial para faturamento ainda maior, dependendo da carteira de clientes.
4. Trabalho remoto
Marketing digital é uma das áreas mais flexíveis em termos de formato de trabalho.
Como boa parte das atividades são executadas online, a possibilidade de trabalho remoto ou híbrido é uma realidade consolidada.
Segundo o relatório Tendências de Trabalho 2024 conjunto do LinkedIn e da Microsoft, 62% dos profissionais de marketing digital no Brasil atuam em regime remoto ou híbrido, o que amplia oportunidades para quem vive fora dos grandes centros urbanos ou deseja ter mais qualidade de vida.
5. Muitas possibilidades
A área de marketing digital é extremamente versátil. É possível atuar com produção de conteúdo, redes sociais, gestão de tráfego, SEO, email marketing, automação, análise de dados, UX writing, e por aí vai.
Também há diversidade quanto ao tipo de atuação: como CLT, freelancer, consultor ou empreendedor.
E as oportunidades estão em empresas, agências, startups, e-commerces e infoprodutores.
Isso torna o marketing digital uma área ideal para quem quer testar diferentes formatos de trabalho e descobrir seu próprio caminho dentro de um setor em constante evolução.
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