A autoconfiança é o estado de sentir-se corajoso, seguro, como se naturalmente fôssemos capazes de superar qualquer desafio.
Isso quer dizer que a autoconfiança está diretamente ligada a nossas realizações – pessoais e profissionais.
Esse sentimento é tão contagiante que nos estimula positivamente em vários momentos, inclusive, no momento de falar em público, pois faz com que o sentimento de medo e insegurança sejam substituídos por uma sensação fantástica de empoderamento!
Deixe-me explicar melhor:
Quando você se sente autoconfiante transmite isso através da comunicação não verbal: postura corporal e tom de voz seguros, gestos firmes e expressão facial autêntica. Ou seja, naturalmente você se tornar um comunicador melhor.
Tanto é verdade, que estudos comprovam que esta característica possui influência direta no nosso desempenho profissional.
No livro “O Poder da Presença”, a psicóloga Amy Cuddy, pesquisadora e professora da Harvard Business School, mostra que o entusiasmo com autoconfiança é um indicador muito útil de sucesso.
Amy cita que em estudos feitos com empresários, a qualidade da autoconfiança indicava garra, disposição para trabalhar duro, iniciativa, persistência em face de obstáculos, atividade mental aprimorada, criatividade e capacidade de identificar boas oportunidades e ideias inovadoras.
Porém, o contrário também é verdadeiro. Uma pessoa com um baixo índice de autoconfiança tende a se sentir muito mais ansiosa durante situações de estresse ou em ambientes de pressão, o que atrapalha o seu desempenho.
Momentos como o de falar em público são campeões em provocar medo e prejudicar a autoconfiança de quem está na frente do público.Em situações como essa, há o aumento do nível de adrenalina e cortisol (hormônios ligados ao estresse). Por esse motivo é que, antes de entrarmos no palco, ficamos com o batimento cardíaco acelerado, os nossos músculos se contraem e a voz soa trêmula. Ficamos em um estado completamente de alerta.
Parece bobagem? Mas não é!
Por isso, é fundamental desenvolver a autoconfiança para performar melhor nesses momentos.
Faça o teste aqui e veja como está a sua oratória.
Você não irá somente projetar um estado mental positivo, mas também será capaz de conquistar o palco e o seu público!
Ter autoconfiança permite que você, corajosamente, faça acontecer diante do público – e em outros momentos também. Por isso, é importante preparar-se para se tornar um comunicador mais autoconfiante.
Todos, principalmente você, sairão ganhando.
Existem maneiras diferentes de aumentar a autoconfiança para falar em público e nesse artigo separei 4 dicas práticas para desenvolver sua autoconfiança:
1. Autoconhecimento: Conheça os seus pontos fracos, mas principalmente saiba quais são os seus pontos fortes e foque neles!
2. Positividade: A famosa “psicologia positiva” cai como uma luva e a autoconfiança está totalmente relacionada com o pensamento positivo. Focar em afirmações e frases de incentivo a si mesmo, aumenta a nossa motivação e nos torna capazes de atingir resultados incríveis.
3. Apresentação Pessoal: Cuide do seu visual. Lembre-se que a comunicação não está apenas no que falamos, mas também na imagem que passamos.
4. Linguagem Corporal: A nossa postura modela o nosso comportamento. Ao se apresentar em público mantenha uma postura corporal com confiança (imponente), procure sorrir e demonstrar naturalidade, busque um tom de voz e ritmo adequados ao público e ao ambiente.