O mundo corporativo está cada vez mais competitivo e as transformações, cada vez mais aceleradas. O profissional ideal para o agora e preparado para o futuro é aquele que está em constante desenvolvimento.
Você se considera preparado para esse cenário? E mais: com tantas habilidades importantes para acelerar sua carreira, como saber por onde começar?
Segundo a pesquisa “Projetando 2030: uma visão dividida do futuro”, da Dell Technologies em parceria com o Institute For The Future (IFTF), 85% das profissões que existirão em 2030 ainda não foram criadas. Neste cenário em que mudanças podem (e vão) acontecer, o profissional com capacidade de evoluir e se adaptar sai na frente.
Entre tantas habilidades importantes para todos os profissionais, pode parecer difícil saber como dar o primeiro passo no crescimento profissional. Para te ajudar nesse processo, reunimos 6 dicas para te ajudar a desenvolver sua carreira.
1) Entenda em que momento da sua carreira você está
O primeiro passo para definir um bom plano para o seu crescimento profissional é saber onde você está agora e aonde quer chegar no futuro. Sem tentar seguir regras genéricas ou se comparar a outros profissionais, este é um momento para entender a sua própria trajetória.
Você assumiu uma nova posição recentemente e precisa executar novas demandas? Está atuando no mesmo cargo há algum tempo e quer melhorar sua performance? Ou então, você mudou completamente a sua área de atuação e está buscando uma oportunidade de se posicionar e conquistar relevância em um novo segmento?
Independente do contexto com o qual você se identifica, é preciso ter clareza do seu momento profissional e seus objetivos futuros. Assim, você poderá definir os próximos passos para a sua carreira.
Para conhecer alternativas para o seu desenvolvimento profissional, focadas na capacitação ou aprimoramento das habilidades, conheça os conceitos de reskilling e upskilling neste artigo.
2) Desenvolva sua capacidade de aprender
Agora que você já sabe o momento da carreira profissional em que você está, é hora de colocar a mão na massa.
Como já falamos antes, um profissional de destaque deve estar em constante desenvolvimento, por isso, seu aprendizado deve ser contínuo. Assim como aborda o conceito de lifelong learning, aprender deve ser um processo e não um destino final.
Nesse contexto, independente das habilidades que você decida desenvolver, uma coisa é certa: você tem uma jornada de aprendizado pela frente. E, apesar de parecer algo simples, o sistema tradicional falhou em nos ensinar a aprender.
Com algumas dicas e práticas, é possível otimizar o tempo de estudo, criar novos hábitos e aumentar sua performance para render e absorver melhor os conteúdos.
3) Entenda o que as empresas procuram
Para entender como está a sua capacitação diante do mercado, busque saber o que as empresas estão procurando, quais habilidades são essenciais e, ainda, o que pode ser um diferencial positivo no seu currículo ou trajetória profissional.
As habilidades mais importantes para os profissionais há cinco anos já não são mais as mesmas. A transformação digital é uma realidade e o profissional que deseja se manter competitivo no mercado precisa desenvolver habilidades que o capacitem para o momento atual, mas também o preparem para as mudanças que ainda vão acontecer.
O Fórum Econômico Mundial listou as 10 habilidades mais importantes para o mundo do trabalho até 2022. Essa lista é resultado de uma pesquisa realizada com grandes empresas que atuam em 20 países. Confira:
- Alfabetização de dados
- Pensamento crítico
- Habilidade em tecnologia
- Adaptação e flexibilidade
- Criatividade
- Inteligência Emocional
- Inteligência cultural e diversidade
- Habilidades de liderança
- Julgamento e tomada de decisão
- Colaboração
Além das habilidades técnicas específicas de cada área, as competências comportamentais – ou soft skills – ganharam cada vez mais espaço, tornando-se indispensáveis para os profissionais do futuro.
4) Fique de olho nas tendências da sua área de atuação
Já com uma noção mais ampla do que o mercado está buscando, desenvolva um olhar mais estratégico para a sua área de atuação. Novos modelos de negócio e relações de trabalho surgem a todo momento, sem falar nas novidades tecnológicas que exigem o domínio de ferramentas mais avançadas e complexas para diversas profissões. É preciso se manter atualizado sempre.
Uma sugestão é acompanhar os profissionais que são referência na sua área de atuação. Sobre o que eles estão falando? O que as maiores empresas do seu segmento estão fazendo?
O LinkedIn pode ser o espaço ideal para buscar esse tipo de conhecimento. Por ser a maior rede social corporativa do mundo, com certeza você terá acesso a conteúdos produzidos por profissionais que vivem no dia a dia aquilo que compartilham.
5) Invista tempo no networking
Independente da sua área de atuação, construir uma rede de contatos é fundamental para crescer profissionalmente. Segundo uma pesquisa realizada por Lou Adler, CEO da The Adler Group, consultoria especializada em recrutamento e seleção, 85% das vagas nas empresas são preenchidas através de networking.
Além disso, o mercado está cheio de profissionais e empresas que poderiam se beneficiar com a co-criação e a colaboração em seus negócios, mas nem sempre eles estão conectados, justamente pela falta do networking.
Para não deixar as oportunidades passarem, reconheça a importância de criar relacionamentos profissionais sólidos e duradouros. Conecte-se com profissionais da sua área nas redes sociais (principalmente no LinkedIn) e aproveite para enviar uma mensagem se apresentando, engaje nos conteúdos compartilhados por eles, participe de eventos do seu segmento e busque realizar parcerias.
Você pode estar a poucas conexões de uma ótima oportunidade profissional!
6) Identifique seus pontos fortes e oportunidades de melhoria
A última dica para acelerar a sua carreira é saber quais habilidades você domina e quais ainda precisa desenvolver. E esse passo está diretamente ligado às dicas anteriores.
Quando você identifica o momento em que está na sua carreira e as competências exigidas pelo mercado e pela sua área de atuação, essas informações servem como norte para você entender em que pontos fortes pode investir e em quais habilidades deve focar para se desenvolver.
Para te ajudar e facilitar ainda mais esse processo, a Conquer desenvolveu um diagnóstico que, em poucas perguntas, consegue medir o seu desempenho nas habilidades mais importantes para o mundo do trabalho.
É só acessar aqui e responder as perguntas para receber um resultado completo no seu e-mail!
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