A Escola de Medicina de Harvard realizou, em 2007, uma pesquisa que demonstra a força que os pensamentos exercem sobre cérebro – e o resultado é surpreendente.
Neurocientistas dividiram dois grupos de pessoas – que não sabiam tocar piano – para fazerem alguns experimentos. Antes de realizar as atividades, todos tiveram os cérebros escaneados para futura comparação do antes e depois.
Experimento de Harvard: pensar também molda o cérebro
O desafio era o seguinte:
Para o primeiro grupo, tocar um exercício fácil no piano duas horas por dia, durante uma semana.
Para o segundo grupo, pensar todos os dias que estavam tocando esses exercícios no piano. Exatamente, apenas pensar que estavam realizando a atividade.
Após alguns dias, os cientistas escanearam novamente os cérebros de todos para analisar os efeitos dos exercícios na composição cerebral de cada um.
O resultado surpreendeu os cientistas: a região cerebral responsável pelo movimento dos dedos se desenvolveu em ambos os grupos, inclusive entre os que apenas imaginaram tocar piano. Um exemplo poderoso de como os pensamentos afetam o cérebro fisicamente.
Ou seja, apenas o pensamento puro e simples foi capaz de alterar a estrutura do cérebro de forma significativa.
O que é o efeito placebo e por que ele funciona
Um outro exemplo da influência que nossos pensamentos possuem em nosso organismo é o famoso Método Placebo utilizado na medicina.
Funciona da seguinte forma: um paciente com determinada doença é levado a acreditar que está tomando um remédio destinado a cura dela, mas na verdade está consumindo compostos feitos meramente de trigo ou açúcar.
Pensamentos influenciam o corpo físico? A ciência diz “sim“
Mesmo nessa circunstância, ou seja, mesmo ingerindo um composto incapaz de curar a doença, o paciente muitas vezes é curado. Pode parecer improvável, mas é real, e amplamente documentado pela ciência.
Isso acontece porque o paciente acredita que os remédios que estão sendo dados a ele farão a diferença e poderão curá-lo. Com esse pensamento contínuo, diferentes áreas do cérebro são ativadas e neurotransmissores são enviados para o local onde está o problema e então o próprio organismo realiza a cura. Fantástico.
O que esses dois exemplos tem em comum? Eles nos mostram que nossos pensamentos podem influenciar bastante todas as áreas de nossas vidas.
Por isso, vale a pena fazer uma reflexão:
Se pensamentos positivos conseguem melhorar seu desempenho e até ativar processos de cura no corpo, imagine o que podem fazer quando direcionados à conquista de um objetivo pessoal.
Claro que apenas pensar não vai levar a lugar nenhum, é preciso agir. Mas se pensar de forma otimista sobre a realização de seus objetivos pode de alguma forma colaborar para atingi-los, por que não fazê-lo? Nessas horas, toda ajuda é válida.
Reflexão: o que seus pensamentos estão construindo?
Por fim, deixo as seguintes perguntas para você refletir:
– Que tipo de pensamento você anda tendo recorrentemente?
– Eles estão te ajudando a chegar mais próximos dos seus objetivos ou te afastando deles?
Seus pensamentos constroem caminhos, ou bloqueios. Que tal observar quais padrões mentais você tem alimentado? Reflita: seus pensamentos estão te aproximando ou te afastando dos seus objetivos?
E se você quer aprender mais sobre temas relacionados à soft skills e inteligência emocional, acesse a nossa página de materiais gratuitos e exclusivos!