Na medida em que o seu negócio cresce, você irá se deparar com muitas oportunidades incríveis. Novos segmentos de clientes, novos mercados, novas variantes do produto. Obviamente alguém irá dizer que isso é uma coisa boa. E com certeza é.
Mas, isso é também um dos principais motivos do porquê companhias nunca alcançam todo seu potencial e as vezes falham.
Normalmente quando você começa, a vida é simples. Você identifica um problema e seleciona um mercado para aplicar a solução. Você começa a entregar seu produto e espera que o mercado e o seu produto se encaixem rapidamente. Limpo, claro e simples.
Então você cresce. E você vê todas essas novas oportunidades. Muitas vezes elas estão em mercados adjacentes. Às vezes, elas são mais que uma boa solução, são também financeiramente lucrativas. Talvez elas precisem de apenas alguns ajustes à sua oferta – ou muitos.
O desafio é dizer não, permanecer focado no que realmente move você para a frente para você ficar mais perto de cumprir o seu objetivo. Todas as oportunidades são uma distração em potencial. As vezes vale a pena seguir a oportunidade, uma vez que ela esteja alinhada com seus objetivos de longo prazo. Mas frequentemente requer o duro e doloroso compromisso de não aceitar a oferta.
Exige um foco implacável para abalar seu universo
The Heretic é um canal de artigos com a opinião direta ao ponto de Pascal Finette, VP da Singularity, a Universidade do Futuro.
*Tradução livre e adaptada com autorização do autor, Pascal Finette.