Em um artigo para a Forbes com o nome em português de “As 10 coisas que pessoas de sucesso não se deixam intimidar”, Victor Lipman escreveu a seguinte frase:
“Eles (líderes de sucesso) não são intimidados pelo conflito – conflito é a moeda da liderança – você tem que ser capaz de lidar com isso efetivamente ou os outros não vão querer lhe seguir.”
Administrar efetivamente o conflito é uma das coisas mais difíceis e importantes que um profissional e principalmente um líder precisa fazer.
Mas qual a melhor estratégia? Qual é o primeiro passo para mudar as coisas, para experimentar conflitos de uma forma mais poderosa e construtiva? Como manter o time em harmonia para alcançar melhores resultados?
Nesse artigo vou trazer alguns mitos e verdades sobre gestão de conflitos que vão te ajudar a desenvolver essa habilidade.
Mito.
Esse é, com certeza, um dos maiores mitos sobre a gestão de conflitos!
Na verdade, todos nós temos a tendência de ver o conflito com maus olhos e tem muito líder que fica com uns 3 tipos de medo só de ouvir a palavra “conflito”.
Para desmistificar isso, que tal fazermos um exercício?
Lembre-se de um conflito que você presenciou…
O que muda se, em vez de encará-lo como uma experiência dolorosa ou um problema avassalador sem solução, você começar a olhar por outra perspectiva e vê-lo como uma oportunidade?
Provavelmente você vai pensar em vários aprendizados que surgiram dali, pois em grande parte dos conflitos surgem novos pontos de vista, novas ideias e discussões que podem inclusive estimular o time a solucionar problemas na raíz!
Fato.
Se há pessoas trabalhando em equipe, há conflitos. Isso eu posso lhe afirmar com 100% de certeza.
Mesmo se você é considerado um bom líder, é inevitável que conflitos ocorram de vez em quando na sua equipe. Logicamente cabe a você tornar mais frequentes os construtivos do que os destrutivos.
Você torna um conflito mais construtivo quando faz questão de que os dois lados sejam ouvidos e um acordo seja feito ao final da conversa onde as duas partes se comprometam a cumprir.
Mito.
Problemas difíceis no ambiente de trabalho não desaparecem ignorando e “deixando morrer sozinho”; eles só vão piorar.
Um conflito pequeno, ao ser ignorado, pode criar proporções enormes, gerando uma série de novos conflitos.
Sem falar que os evitadores de conflitos crônicos acabarão perdendo o respeito de seus colegas e liderados.
Fato.
Mesmo quando provocado, mantenha-se atento ao seu temperamento, fique o mais calmo possível. Lembre-se que, por mais certo que você esteja, se reagir impulsivamente pode perder toda a razão e a credibilidade.
Nas aulas de Inteligência emocional mostramos uma técnica para você segurar seu primeiro impulso e desenvolver a habilidade de RESPONDER às situações e não mais simplesmente REAGIR.
Fato.
Há conflitos mais sérios que exigem atenção especial e nesses casos você precisará de documentação clara para evitar que as discussões se dissolvam em disputas “ele disse / ela disse”.
E quando for necessário tomar decisões mais drásticas, é claro que você precisa de documentação detalhada (a importância de trabalhar de perto com o RH) para evitar, inclusive, exposição legal.
Mito.
Não pense em termos de “ganhar”, mas sim em resolver construtivamente – não adianta vencer a batalha, mas perder a guerra. O ideal é que todos os lados saiam ganhando!
O papel da liderança não é “derrotar o inimigo”, mas sim manter a harmonia e extrair o melhor desempenho da área que está gerenciando. Procure resolver os conflitos de maneira justa, rápida e avançar o mais construtivamente possível.
Gerenciar conflitos não é algo simples ou fácil, mas lembre-se que essa é uma habilidade que você pode (e deve) desenvolver!
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