Gestão de pessoas: o que é e quais pilares e estratégias implementar

Saiba quais são os pontos essenciais para gerenciar pessoas e criar um ambiente de trabalho positivo.

A gestão de pessoas envolve o desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa. Esse é um dos setores mais importantes de qualquer organização, já que cuida de quem faz parte dele.

Aprenda agora quais são os pilares da gestão de pessoas, além dos processos e estratégias para fazer um ótimo gerenciamento. Boa leitura!

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas, função normalmente atribuída ao Recursos Humanos (RH), é um conjunto de práticas voltadas para administração, desenvolvimento e recursos para os funcionários da organização.

O objetivo é fortalecer o potencial de cada um, motivando, incentivando e treinando adequadamente. Ainda é importante para que os trabalhadores estejam alinhados com as metas da organização.

Tudo isso contribui para resultados positivos dentro de um ambiente produtivo e saudável.

Quais são os pilares da gestão de pessoas?

Existem algumas técnicas para alcançar um espaço eficiente e colaborativo de trabalho. Com os pilares da gestão de pessoas citados abaixo, é possível criar uma cultura organizacional sólida.

  1. Treinamento e desenvolvimento

Investir em treinamento e desenvolvimento para os talentos é fundamental para ter uma equipe atualizada e preparada para os desafios, além de fazer com que todos queiram continuar na empresa.

Esse investimento não só é uma forma de motivação, mas é uma tática inteligente, já que colaboradores com mais conhecimento geram melhores resultados para a organização.

  1. Comunicação

A comunicação é essencial para um bom relacionamento em qualquer esfera, incluindo o trabalho. O papel do gestor de pessoas é fazer com que a troca de informações entre equipes aconteça sem desentendimentos e com transparência.

Assim, é criado um ambiente de confiança, em que todos estão à vontade para compartilhar suas opiniões e ideias de maneira saudável e colaborativa.

  1. Liderança

O papel da liderança é crucial para gerir pessoas. Os líderes precisam ser capazes de inspirar a equipe, ao mesmo tempo que planejam metas e caminhos para que todos estejam bem e incentivados a entregar um ótimo trabalho.

Uma liderança humanizada é capaz de construir um ótimo relacionamento com seus funcionários para que eles possam atingir o seu potencial máximo.

  1. Processos

Um bom processo é aquele no qual os colaboradores não têm dúvidas de como seguir. Padronizar o trabalho faz com que cada um saiba das suas responsabilidades, e assim o fluxo de tarefas segue de maneira organizada.

Não se esqueça de estabelecer métricas para mensurar o desempenho da equipe, assim você acompanha as melhorias e ajusta os processos quando necessário.

  1. Trabalho em equipe

O trabalho conjunto é que compõe o resultado final. Por isso, os funcionários precisam ser estimulados a compreender a função um do outro para trocar ideias, informações e soluções, mantendo o engajamento do time em alta.

  1. Gestão de desempenho

Realizar a análise e o acompanhamento do desempenho dos colaboradores é indispensável para promover mudanças positivas tanto em suas performances individuais quanto para a organização como um todo.

O feedback construtivo ajuda a identificar pontos de melhoria e oportunidades para promoções e reajustes de remuneração.

  1. Engajamento e motivação

Trabalhadores engajados e motivados produzem mais e, consequentemente, estão mais comprometidos com o sucesso da empresa.

Então, reconheça os esforços e valorize os talentos em diferentes momentos.

  1. Bem-estar e qualidade de vida

A saúde mental dentro do mundo corporativo é um tópico que está em alta e precisa ser considerado.

Ofereça programas de bem-estar, horários de trabalho mais flexíveis e apoio psicológico para promover mais qualidade de vida aos colaboradores.

  1. Diversidade e inclusão

Diversidade e inclusão devem ser pautas discutidas em todas as empresas. Considerar fatores como raça, gênero, orientação sexual e incluir minorias dentro do ambiente de trabalho é uma forma de minar o preconceito.

Todos devem se sentir respeitados e valorizados.

  1. Gestão de conflitos

Por mais saudável que o ambiente seja, é natural que aconteçam conflitos quando se tem uma rotina corrida e trabalho sob pressão. 

Por isso, a empresa precisa de líderes capacitados para mediar esses conflitos da forma mais justa e pacífica para todas as partes envolvidas.

  1. Cultura organizacional

A cultura organizacional é composta por valores, crenças, normas e atitudes que caracterizam uma empresa e, assim, regem o comportamento coletivo dos trabalhadores. Para existir um ambiente saudável, é importante que ela seja bem definida.

Com essas ferramentas bem aplicadas, a satisfação e o bem-estar da equipe aumentam, contribuindo para uma cultura de alto desempenho.

Qual é a importância da gestão de pessoas?

O gerenciamento é crucial para o sucesso da empresa, afinal, todo negócio é feito por pessoas. Por isso, sua importância aparece em diversos pontos. Veja!

  • Bem-estar dos funcionários: é preciso reconhecer e valorizar cada um para manter um ambiente coletivo saudável;
  • Aumento de produtividade: colaboradores felizes e motivados tendem a ser mais produtivos;
  • Retenção de talentos: investir nos trabalhadores faz com que eles queiram ficar por mais tempo na organização;
  • Cultura positiva: uma boa gestão de pessoas faz com que a empresa tenha uma forte cultura organizacional. 

Como fazer uma gestão de pessoas estratégica?

Uma gestão estratégica de pessoas acontece quando existe alinhamento entre os objetivos da empresa e o desenvolvimento dos trabalhadores. 

Para isso, alguns passos são fundamentais:

  1. definir as metas de curto, médio e longo prazo;
  2. avaliar os recursos disponíveis para o RH;
  3. alinhar expectativas e desejos dos colaboradores;
  4. desenvolver planos de ação;
  5. acompanhar e avaliar os resultados.

Além disso, algumas diretrizes como investimento em tecnologia, promoção da diversidade e foco no aprendizado contínuo são essenciais para uma gestão eficiente, e contribuem diretamente para o sucesso da empresa.

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