Gestão de pessoas na era digital: desafios e oportunidades

Gerir pessoas envolve um conjunto de estratégias para atrair e manter os melhores talentos, desenvolver as habilidades dos colaboradores e mantê-los motivados e alinhados com a empresa. Mas na era […]
19 set, 2023
Reading time 7 minutos de leitura

Gerir pessoas envolve um conjunto de estratégias para atrair e manter os melhores talentos, desenvolver as habilidades dos colaboradores e mantê-los motivados e alinhados com a empresa.

Mas na era digital, tudo mudou. Temos desafios novos pela frente e muitas oportunidades também.

No blog post de hoje, você vai saber como essas mudanças afetam a gestão de pessoas e conferir dicas mão na massa para aplicar na sua empresa. Vamos lá?

Como a era digital impacta na gestão de pessoas?

A era digital tem causado um impacto significativo na gestão de pessoas, transformando a maneira como as empresas interagem, gerenciam e desenvolvem seus colaboradores.

Muitos pesquisadores apontam, inclusive, que esse momento de grandes mudanças pode impulsionar o surgimento de um novo formato de gestão. 

É fato que gerir pessoas no contexto atual pode ser desafiador. Com o avanço da tecnologia e a transformação digital, as empresas precisam se adaptar a um ambiente de trabalho cada vez mais complexo e conectado.

Nesse cenário, uma gestão eficaz de recursos humanos torna-se essencial para o sucesso e a competitividade das empresas

Como muitos gestores já sabem e colocam em prática, a tecnologia pode ser utilizada para viabilizar uma comunicação rápida e eficiente entre equipes e facilitar o compartilhamento de informações.

Nesse sentido, plataformas de colaboração, redes sociais corporativas e ferramentas de gestão de projetos, por exemplo, permitem uma maior integração e agilidade no fluxo de trabalho, promovendo a inovação e o trabalho em equipe.

Além disso, e-mails, aplicativos de mensagens instantâneas e de videoconferências também merecem destaque porque permitem uma interação contínua e facilitam a colaboração nos mais diferentes projetos.

Essa nova era também trouxe novas abordagens para o recrutamento e seleção de talentos. As organizações agora podem aproveitar plataformas de recrutamento online, redes sociais profissionais e até mesmo algoritmos de inteligência artificial para identificar e atrair candidatos qualificados.

Mais um ponto positivo é que a digitalização do processo de seleção agiliza a triagem de currículos, testes online e entrevistas remotas.

Outra grande oportunidade é a análise de dados, que pode fornecer insights valiosos sobre o desempenho dos colaboradores, contribuindo para que as empresas tomem decisões com base em dados.

Essas tecnologias podem auxiliar no ajuste de recursos, no desenvolvimento de talentos e na criação de programas de treinamento mais efetivos.

E falando em desenvolvimento, a tecnologia também oferece vantagens em relação aos programas de treinamento, que se tornaram mais acessíveis.

Hoje, as empresas podem oferecer treinamentos e programas de desenvolvimento online, como cursos e tutoriais em vídeo, permitindo que os colaboradores aprendam no próprio ritmo e de acordo com suas necessidades individuais.

Conquer Plus para Empresas

Por outro lado, um dos principais desafios da era digital é lidar com a rápida evolução tecnológica e as mudanças constantes no ambiente de trabalho.

Como novas ferramentas e sistemas estão surgindo o tempo todo, os profissionais precisam estar atualizados e preparados para lidar com essas mudanças. 

Além disso, a automação e a inteligência artificial também estão impactando a forma como as tarefas são realizadas.

Se por um lado representam facilidades e melhor aproveitamento dos recursos, por outro geram preocupações relacionadas à substituição de empregos e à necessidade de requalificação dos funcionários.

Outro desafio a ser considerado é a gestão de pessoas em home office, modelo de trabalho que passou a ser incorporado definitivamente por muitas empresas.

Mas ao mesmo tempo que é um desafio, é também uma oportunidade. Hoje, colaboradores de diferentes partes do mundo podem trabalhar remotamente, proporcionando maior flexibilidade nos modelos de trabalho.

Para que isso realmente dê certo, é preciso criar estratégias para promover a colaboração e o engajamento das equipes, independente da sua localização. 

Como deu para notar, enxergar as mudanças como desafios ou oportunidades depende da perspectiva adotada pela empresa e como as mudanças serão incorporadas no ambiente organizacional.

Confira a seguir algumas dicas fundamentais para ter sucesso em momentos de adaptação.

5 dicas para ter sucesso na gestão de pessoas na era digital

Como vimos até aqui, a gestão de pessoas na era digital apresenta desafios e oportunidades únicas. A pandemia da Covid-19 acelerou, em certa medida, o processo de transformação digital, pressionando muitas empresas a se anteciparem em relação a essa adaptação. 

Confira as dicas para ter sucesso na gestão de pessoas na era digital

Hoje, o home office e a flexibilização do modelo de trabalho fazem parte da nova realidade que os líderes precisam saber gerenciar.

Pensando nisso, confira abaixo algumas dicas para ter sucesso com gestão de pessoas na era digital.

1 – A comunicação deve ser uma prioridade

A comunicação é fundamental em qualquer contexto e, no momento atual enfrentado pelas empresas, se torna ainda mais importante. Então, promova um ambiente de trabalho inclusivo, onde todos os membros da equipe se sintam encorajados a contribuir e colaborar.

Considerando o trabalho remoto, é preciso adotar tecnologias que melhorem a comunicação e integrem as informações sem gerar ruídos ou desencontros.

Utilize ferramentas digitais (como e-mails, mensagens instantâneas e videoconferências) para se comunicar com sua equipe e certifique-se de ser claro e atento às necessidades individuais dos seus colaboradores.

2 – É preciso ter flexibilidade 

A flexibilidade desempenha um papel fundamental na gestão de pessoas. A rápida evolução tecnológica e a crescente digitalização trabalho exigem que os líderes sejam adaptáveis e estejam dispostos a abraçar novas formas de trabalho.

Graças à tecnologia, o trabalho remoto se tornou uma realidade, oferecendo benefícios tanto para os colaboradores quanto para as organizações. Logo, sua empresa precisa estar preparada para abraçar novas ferramentas, aplicativos e processos de trabalho à medida que surgem. 

Além disso, a flexibilidade permite que os funcionários optem por horários de trabalho que fujam do convencional, o que pode ajudá-los a conciliar trabalho e vida pessoal.

3 – Promova o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Com as adaptações necessárias nesse momento, é preciso incentivar os colaboradores a equilibrarem o trabalho e a vida pessoal.

Um levantamento feito pela consultoria Great Place to Work (GPTW) mostrou que questões como a saúde mental dos colaboradores se tornaram uma prioridade nos últimos anos.

Então, é importante estabelecer expectativas claras sobre horários de trabalho, encorajar pausas regulares e evitar sobrecarregar sua equipe. Isso aumenta a motivação e a produtividade, além de melhorar a satisfação no trabalho.

4 – Cuide da saúde financeira dos seus colaboradores

Uma boa gestão é aquela que se mantém atenta às preocupações de seus colaboradores. Entre os trabalhadores brasileiros, a questão financeira é uma das principais preocupações, o que pode gerar desmotivação e baixo desempenho.

Por isso, oferecer benefícios corporativos adequados à realidade de seus colaboradores é uma excelente maneira de mantê-los motivados e reter talentos.

5 – Mantenha-se por dentro das últimas tendências tecnológicas

Como líder, é importante que você esteja sempre atualizado sobre as últimas inovações e sua aplicação no campo da gestão de pessoas.

Por isso, fique atento a novas ferramentas, aplicativos e plataformas que possam melhorar a eficiência e a produtividade de sua equipe.

Além de servir como incentivo para que suas equipes também se mantenham antenadas, essa postura também vai te ajudar a tomar decisões bem fundamentadas e estar preparado para tirar o melhor proveito possível dos desafios e oportunidades da era digital. 

Lembrando que cada organização é única, portanto, é preciso que essas dicas sejam adaptadas às necessidades e cultura da sua empresa.

Ao adotar uma abordagem centrada nos seus colaboradores e estar aberto às mudanças tecnológicas, você estará bem encaminhado para alcançar o sucesso na gestão de pessoas.

Conquer RH Club

Gostaria de aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre esse assunto? Já pensou em fazer uma pós-graduação na área?

Nós sabemos que o mercado mudou e as regras agora são outras. É preciso se atualizar e se adequar às novidades, por isso nosso curso de pós-graduação em Liderança e Gestão de Pessoas foi feito para quem deseja conduzir, em vez de ordenar.

Conheça a Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios

Conquiste seu espaço no mercado. Desenvolva estratégias que vão elevar os diferenciais competitivos e potencializar o crescimento do seu negócio.

Somos uma escola de negócios com cursos e especializações práticas para você se tornar um profissional mais qualificado, preparado e disputado pelo mercado .

Nascemos da nossa insatisfação com o ensino tradicional – faculdades e pós-graduações – por focarem muito na teoria e pouco na prática.

Na Conquer, você vai aprender através de uma metodologia própria e professores de destaque no mercado, conteúdos atuais que podem ser aplicados imediatamente para que você tenha resultados reais na sua carreira.

  • Certificado reconhecido pelo MEC.
  • Metodologia mão na massa.
  • Comece agora e termine em apenas 6 meses.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0

Liderança Recursos Humanos