Nas últimas décadas, a gestão estratégica se tornou um processo fundamental para o sucesso e o crescimento das empresas.
Ela é tão importante porque ajuda os negócios a se adaptarem de forma proativa às mudanças do mundo e aproveitarem mais as oportunidades de crescimento.
Além disso, esse método de trabalho é um bom caminho para ter mais integração e coordenação entre áreas da empresa.
Isso porque ao promover a comunicação efetiva, a colaboração e o alinhamento com os objetivos estratégicos, garantimos um bom aproveitamento dos recursos e esforços de todos.
E no contexto atual de um mercado muito competitivo e volátil, a gestão estratégica fica ainda mais crucial. Ela também ajuda as empresas a se anteciparem às mudanças, se adaptarem rapidamente e se manterem relevantes.
Por isso, investir em uma gestão estratégica eficaz é investir no sucesso e na sustentabilidade dos negócios a longo prazo. Continue com a gente pra saber mais sobre ela!
Gestão estratégica é um processo que envolve a formulação, implementação e monitoramento das principais metas e objetivos da empresa, considerando o ambiente interno e externo em que ela opera.
É também um conjunto de atividades para garantir a sobrevivência e o sucesso da empresa, alinhando seus recursos e capacidades com as oportunidades e desafios do mercado.
Adotar a gestão estratégica é, basicamente, definir a direção da organização, estabelecer metas e objetivos claros, desenvolver planos de ação para alcançá-los e acompanhar o desempenho da empresa ao longo do tempo.
Para que ela seja viável, é preciso analisar o ambiente externo (identificando tendências, oportunidades e ameaças), e como avaliar os recursos internos do negócio (como colaboradores, competências, tecnologia e estrutura).
Veja as etapas para tirar a gestão estratégica do papel na sua empresa:
O primeiro passo de uma gestão estratégica é olhar para fora. Nesse momento, o foco é identificar:
Também é igualmente importante observar o ambiente interno da empresa, para identificar o que pode impactar na competitividade dela.
Essa análise combinada ajuda a encontrar pontos fortes e áreas que precisam de melhoria, como em relação a recursos, estrutura e competências dos times.
A etapa seguinte da gestão estratégica é criar ou rever a visão, missão e valores da empresa.
Esses são elementos fundamentais que fornecem uma direção clara e um propósito compartilhado, e orientam a tomada de decisão.
Para começar, a organização deve definir sua visão de longo prazo, que representa a imagem ideal que ela quer alcançar.
Ela precisa ser inspiradora, desafiadora e motivadora, capaz de engajar e unir as pessoas em torno de um objetivo. E passar uma imagem referência clara e positiva do que a empresa quer se tornar no futuro.
Depois, é preciso olhar para a missão: uma definição bem objetiva que define o propósito central dela.
Ela descreve o que a empresa faz, para quem e como faz, e também é uma bússola para guiar as decisões e atividades diárias das equipes.
Pra fechar, temos os valores. Eles são os princípios éticos e crenças que guiam o comportamento e a cultura organizacional. Além das convicções e regras que orientam as ações e decisões de cada colaborador.
Com base nas etapas anteriores, a empresa também consegue estabelecer objetivos estratégicos e metas específicas.
Esses dois são fundamentais porque definem as direções que a organização deve tomar e os resultados que esperam obter a partir delas. Isso ajuda na criação de um planejamento consistente e ações mais focadas.
Os objetivos são mais amplos e voltados para o longo prazo. Eles devem ser desafiadores, mas realistas e alcançáveis.
Já as metas são mais específicas, focadas no curto a médio prazo e buscam gerar aqueles resultados intermediários para atingir os objetivos.
E tanto os objetivos quanto as metas precisam estar alinhados com a visão, a missão e os valores da organização.
Na sequência, é hora do mão na massa: desenvolver e aplicar as estratégias que guiarão as ações da empresa. É nessa etapa que as decisões são tomadas, o que envolve mapear os planos de ação.
Para montar um bom plano de ação, você precisa considerar:
Esse último ponto é especialmente importante, porque uma estratégia bem-comunicada e entendida ajuda você a engajar mais as pessoas no plano estratégico.
Depois que a o plano já está em execução, é hora de monitorar o progresso para fazer os ajustes que sempre aparecem ao longo do percurso.
Essa etapa envolve:
Esse monitoramento é tão importante quanto qualquer outra etapa da gestão estratégica, já que ajuda a empresa a responder rapidamente a qualquer mudança interna ou externa.
Como você já deve ter notado, a gestão estratégica desempenha um papel fundamental no crescimento de uma empresa. Vamos recapitular todos os pontos até aqui?
A gestão estratégica ajuda o negócio a:
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