Ser capaz de se comunicar efetivamente é uma das habilidades mais importante para nossas vidas.
Comunicação é o ato de transferir informação de um lugar para outro. Pode ser vocal (usando a voz), não verbal (usando linguagem corporal, gestos, o tom e a imposição da voz) escrita ou visual.
A importância da boa comunicação
A habilidade de se comunicar com precisão, clareza e de forma intencional é vital para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Profissionalmente, se você estiver procurando um trabalho ou estiver buscando uma promoção, demonstrar boa capacidade de comunicação irá com certeza trazer benefícios.
Falar adequadamente com uma grande variedade de pessoas, adaptar a linguagem ao público, escutar com eficiência, apresentar ideias adequadamente e de forma segura para a equipe e para o público são algumas das vantagens que uma boa comunicação proporciona e que são altamente valorizadas pelo mercado.
De acordo com uma pesquisa de 2016 da Associação Nacional de Colégios e Empregadores (NACE), a habilidade de comunicação verbal é classificada em primeiro lugar entre as habilidades e qualidades que um candidato a um emprego “deve ter”.E não apenas para quem está em busca de colocação no mercado de trabalho: para aqueles que já atuam também. À medida que sua carreira avança, aumenta ainda mais a importância de uma comunicação efetiva. Uma das medidas de um bom profissional está no fato de quão bem ele consegue transmitir informações e se fazer entendido. E para isso valem todos os pontos da comunicação: escrita, visual, verbal e não verbal.
Para empreendedores então, nem se fala. Empreendedor que não possui boa comunicação tem suas chances de sucesso no empreendimento bastante diminuídas. O ditado “quem tem boca vai a Roma” só é verdade se o que for dito for muito bem dito.
A bem da verdade, a boa comunicação é e sempre será um diferencial em qualquer profissional. Aqueles que são capazes de falar bem em público, de transmitir informações com segurança e assertividade, de fazer boas apresentações, enfim, de se comunicar eficazmente, serão sempre valorizados, dentro e fora das empresas.