A hora certa para começar um novo negócio

Existe um momento certo para começar um novo negócio?

Geralmente estagnamos esperando estarmos mais preparados tecnicamente, ou mesmo termos estudado mais sobre algum tema específico para iniciar algo novo.

Porém, muitas vezes, esse momento “estou pronto” nunca chega e acabamos sempre postergando para o futuro a decisão de tentar.

O problema é que aprendizado de forma passiva não é prático porque apesar de se ganhar novos conhecimentos, você não está descobrindo como aplicar esse conhecimento.

E qual a saída para essa situação?

Começar. Fazer. Colocar em prática é uma das melhores formas de aprendizado pois os erros que você comete no processo geram aprendizados e insights.

Segundo um rapaz chamado Aristóteles, as coisas que temos que aprender antes de começar alguma coisa, aprendemos elas fazendo. Ou seja, você não precisa saber tudo de marketing digital para lançar o seu blog. Você pode ir aprendendo on the way.

Você não precisa ser um chef de cozinha renomado para tentar novas receitas. Você pode testar e aprender o que é bom ou não, fazendo, experimentando.

Simples assim.

É claro que você precisa de algum nível de conhecimento para começar a sua empreitada, mas você certamente não precisa saber todos os detalhes do mundo sobre o seu segmento de negócio para começar.

Esse começar não implica largar tudo que se está fazendo.

No caso de um novo empreendimento, por exemplo, é possível começar a modelar ele após o horário em que se está no trabalho de segunda a sexta e nos finais de semana.

Depois, testar com um grupo de amigos, para descobrir se as pessoas realmente estão dispostas a comprar o seu produto ou serviço.

O ponto é que você pode construir uma nova ponte antes de destruir a anterior.

E como saber se agora é realmente o momento certo para começar algo?

Nem sempre existe um sinal claro, mas algumas reflexões e pequenas ações podem ajudar a sair do campo das ideias e partir para algo mais concreto.

Uma boa forma de começar é se perguntar se existe um incômodo com sua situação atual. Se você sente que está estagnado, desmotivado ou constantemente pensando “e se eu tentasse tal coisa…”, esse já pode ser um sinal importante.

A vontade de mudança, mesmo que ainda não esteja totalmente clara, é um ponto de partida valioso.

Outro passo importante é colocar sua ideia no papel.

Escreva, mesmo que de forma simples, o que você quer fazer, quem poderia se interessar por isso, quanto tempo por semana você teria disponível e qual seria o primeiro passo possível. Essa atitude ajuda a tirar a ideia do campo da abstração.

Também vale conversar com alguém de confiança sobre o que você está pensando.

Só de verbalizar a ideia, você já começa a enxergar caminhos mais concretos e pode receber sugestões que nem tinham passado pela sua cabeça.

Se você conseguir reservar ao menos 30 minutos por dia, ou algumas horas no fim de semana, já tem o suficiente para começar de forma consistente.

O importante é agir, mesmo que em passos pequenos.

Às vezes, uma simples ação como criar um perfil nas redes sociais, montar um formulário de interesse ou comprar um domínio, já é o impulso que faltava para dar início ao projeto.

E por que é tão importante ir para a ação, fazer?

Porque somente ação gera reação, gera resultados e aprendizados práticos. Resultados e aprendizados práticos geram novas ações.

Continue esse processo e você terá criado algo. Mesmo que seja devagar, a ação contínua é a única forma de tornar real algum objetivo.

E por fim, vale se perguntar: o que eu realmente tenho a perder se tentar agora?

Essa pergunta, feita com honestidade, geralmente mostra que o maior risco está mais no medo do que em algo concreto.

Em muitos casos, o verdadeiro risco é continuar parado, esperando por um momento ideal que talvez nunca chegue.

Clareza não vem do excesso de pensamento, vem da ação.

Só quem está em movimento consegue ajustar a rota, aprender no caminho e transformar uma ideia em algo real.

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Angela Bicalho

Escrito por

Publicitária de formação pela ESPM, Angela adora criar conexões reais entre marcas e pessoas. Com atuação na área de experiência do cliente (sim, isso é importante!) e um foco afiado em marketing e branding, ela lidera projetos e equipes combinando análise precisa com uma boa dose de criatividade para resolver problemas. Estratégica e mão na massa, transforma desafios em oportunidades que fazem a diferença.

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