Inovação Organizacional: entenda os principais conceitos

Que inovar é essencial e urgente para a sobrevivência das empresas, (quase) todo mundo já sabe.

O que nem todo mundo sabe é como fazer para inovar

Mas antes que você pense que este post é um “passo a passo da inovação”, precisamos te contar uma coisa: A inovação organizacional não é uma receita de bolo para ser seguida à risca.

Cada empresa e cada mercado tem características próprias, e nem sempre a mistura de ingredientes que funciona para um, vai dar resultados para outro.

Mas existem alguns conceitos que aparecem com frequência quando você começa a se informar e estudar sobre inovação.

Conhecê-los é um excelente primeiro passo para compreender a inovação organizacional e desenvolver essa cultura na sua empresa.

Transformação digital, VUCA, customer centric, Scrum, Sprint, Squad… Às vezes, a inovação pode ter um vocabulário muito particular, mas se você quer inovar, precisa conhecer!

Mas antes de você saber  mais sobre esses conceitos, vamos falar sobre a definição de inovação organizacional e as habilidades profissionais mais importantes para os profissionais que querem se tornar protagonistas da inovação.

Continue com a gente!

O que é inovação organizacional?

Por definição, inovação organizacional é o processo em que a empresa incorpora a prática da inovação como pilar de seu funcionamento e do negócio.

Otimizar procedimentos, destravar burocracias e estimular soluções disruptivas são eixos fundamentais da inovação organizacional.

A transformação digital já é uma realidade e, naturalmente, o conceito de inovação organizacional está intimamente ligado às consequências da revolução digital pela qual estamos passando.

Mas engana-se quem pensa que processos inovadores têm a ver apenas com tecnologia.

Acima de tudo, inovação depende das pessoas, e é por isso que empresas buscam profissionais cada vez mais capacitados para atuar em ambientes desafiadores.

Nesse cenário, diversas habilidades ganham ainda mais importância, começando pela criatividade.

A capacidade de criar soluções de fato inovadoras, que aproveitem todo o potencial de um produto ou de um processo, é uma das mais valorizadas pelo mercado de trabalho até 2022, de acordo com o Fórum Econômico Mundial.

Além disso, entender e dominar as metodologias ágeis, os princípios do Design Thinking, saber analisar dados, ter um pensamento crítico e saber trabalhar de forma protagonista são competências fundamentais para quem atua, ou quer atuar, em organizações inovadoras.

Principais conceitos da inovação organizacional

Mundo VUCA

A expressão VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiguity) foi utilizada pela primeira vez em 1987, para descrever as mudanças que estavam acontecendo no mundo logo após o fim da Guerra Fria. 

Mas ela se aplica muito bem ao cenário em que pessoas e organizações atuam hoje – volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Tão bem que o termo VUCA ainda hoje aparece em diversos livros, artigos e eventos sobre inovação.

Organizações exponenciais

A era exponencial é o momento que vivemos agora, de acelerado desenvolvimento tecnológico e transformações cada vez mais rápidas decorrentes desses saltos tecnológicos. 

As empresas que são capazes de inovar, se desenvolver e causar impacto neste cenário são chamadas “organizações exponenciais”. 

De acordo com Salim Ismail, Yuri Van Gees e Michael Malone, autores do livro “Organizações exponenciais”, essas empresas são capazes de desenvolver soluções 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas quando comparadas às organizações tradicionais.

Com uma pequena adição de recursos (pessoas e investimento), as organizações exponenciais podem atingir resultados imensamente maiores que as tradicionais.

Transformação digital

É uma profunda mudança nos hábitos e comportamentos de consumo, trabalho, comunicação – desencadeada pelo avanço tecnológico.

É o processo de adaptação das pessoas e empresas a este novo ambiente de negócios que emergiu na era exponencial. 

A transformação digital leva as organizações a atualizarem seus processos e adotarem novas metodologias de trabalho para manterem-se relevantes para clientes e stakeholders e conquistarem novos mercados.

O que nos leva ao próximo tópico…

Cultura de inovação

Se a transformação digital são as mudanças desencadeadas pelo desenvolvimento tecnológico, a capacidade de se adaptar a essas transformações depende da existência de uma cultura de inovação.

A cultura de inovação dentro de uma empresa é caracterizada por diversos fatores, como:

  • Mentalidade de melhoria contínua.
  • Gestão inclusiva e horizontal.
  • Liberdade criativa para propor novas ideias e soluções.
  • Comunicação e processos de trabalho mais fluidos.
  • Equipes e colaboradores com maior autonomia.
  • Uma cultura de testes, que permita errar rápido e barato, para buscar melhorias constantes.
  • Desenvolvimento de novas soluções ou novos mercados.

Esses fatores são essenciais para que as empresas continuem se desenvolvendo e atendendo às necessidades do consumidor neste novo cenário.

Quem não perceber isso logo, corre o risco de ficar para trás… ou deixar de existir.

Ecossistema de inovação

Muitas empresas já começaram a se mobilizar para desenvolver uma cultura de inovação.

Mas você pode imaginar que esse processo não acontece exatamente da mesma forma em uma startup e em uma grande corporação.

De um lado, as startups têm processos mais horizontais e maior facilidade para implementar metodologias ágeis de trabalho.

De outro, as grandes organizações têm processos mais bem estruturados e uma melhor capacidade de análise de dados.

De certa forma, elas podem se beneficiar mutuamente dessas experiências. 

Assim surgem os ecossistemas de inovação startups, empresas e entidades de inovação de uma determinada região, integradas com objetivo de superar os desafios de desenvolver uma cultura de inovação.

Customer centric culture

Customer centric culture, ou cultura centrada no consumidor,  é um elemento essencial para a inovação organizacional.

Antes, as empresas tinham um grande foco no seu produto ou serviço e nas estratégias para promovê-los.

Hoje, sabemos que o melhor processo é o contrário: partir de uma necessidade ou problema real do cliente e incluí-lo no processo de desenvolvimento do produto/solução.

Se o mundo é VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), quem manda são as tendências e os hábitos de consumo – ou seja, o consumidor.

Design Thinking

É a adaptação do método criativo do design para outros segmentos.

Ele utiliza um conjunto de ferramentas do design para explorar novas alternativas e solucionar problemas do universo corporativo.

O método valoriza o pensamento divergente e criativo e tem sido muito utilizado pelas empresas em busca de inovação.

Metodologias ágeis

Para acompanhar a velocidade das mudanças na era exponencial, um dos pressupostos da cultura de inovação é “errar rápido e aprender rápido”.

Só que grande parte das empresas ainda têm processos e fluxos de trabalho engessados, que dificultam a comunicação e a integração das equipes.

As metodologias ágeis vêm para transformar este cenário e conferir maior fluidez para o dia a dia – e até para projetos complexos como o lançamento de novos produtos, por exemplo.

Squad

É uma organização muito utilizada dentro das metodologias ágeis.

É uma equipe multidisciplinar, com profissionais de diversas áreas que possuem habilidades diversas e complementares.

São times com grande autonomia e que trabalham em conjunto especialmente no desenvolvimento de novos produtos, serviços ou funcionalidades.

Scrum

Scrum é uma das metodologias ágeis mais conhecidas e utilizadas pelas empresas que estão em um processo de transformação digital. É uma maneira mais ágil, efetiva e criativa de gerenciar projetos.

O Scrum tem alguns elementos (personagens, produtos e processos) particulares.

O Sprint, por exemplo, é um ciclo com um período definido (1 semana, 15 dias…) em que a equipe se dedica a uma entrega específica. 

As entregas devem sempre gerar valor para os públicos interno e externo da empresa, resultando em melhorias constantes no produto ou serviço e em aprendizado contínuo.

Método Lean

O método Lean – ou Lean startup – é uma forma de organização e cultura de trabalho utilizada pelas empresas e startups mais inovadoras.

O Lean tem como pressuposto identificar e eliminar os desperdícios de recursos e os ruídos que dificultam o desenvolvimento de projetos, entregando valor para o consumidor e melhorando continuamente a cada entrega.

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Angela Bicalho

Escrito por

Publicitária de formação pela ESPM, Angela adora criar conexões reais entre marcas e pessoas. Com atuação na área de experiência do cliente (sim, isso é importante!) e um foco afiado em marketing e branding, ela lidera projetos e equipes combinando análise precisa com uma boa dose de criatividade para resolver problemas. Estratégica e mão na massa, transforma desafios em oportunidades que fazem a diferença.

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