A liderança é frequentemente associada à figura de um comandante forte, aquele que define regras e orienta os passos de sua equipe. No entanto, uma liderança verdadeira vai além do simples comando.
O líder protagonista é aquele que prepara o cenário, cria as condições ideais para que sua equipe possa brilhar e, ao fazer isso, conduz a todos ao sucesso coletivo. A liderança protagonista tem como principal missão facilitar o crescimento e o desenvolvimento dos membros do time.
Por mais contraditório que pareça ser, o lugar do líder protagonista é nos bastidores. Ao invés de se colocar no centro das atenções, o líder promove condições favoráveis para que seu time esteja no centro das atenções e que seu time brilhe no palco. E o que isso significa na prática?
Significa o líder desenvolver a habilidade de ser prestativo, de ser servidor. O líder servidor entende que o seu principal legado é sobre as pessoas que ele desenvolverá ao longo da sua jornada. Ou seja, não é mais sobre os resultados que ele consegue alcançar por si, mas é sobre os resultados extraordinários que a sua equipe entregará.
Como a liderança protagonista pode criar o cenário de crescimento?
Vou trazer dois aspectos práticos fundamentais para a criação deste ambiente de evolução:
1 – Plano de Desenvolvimento Individual: ser prestativo se reflete na construção do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) de todos do seu time com metas claras e assertivas de desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais. Além da construção do PDI, o líder deve ter na sua agenda compromissos inegociáveis para acompanhamento da evolução desse PDI. Esse acompanhamento acontece por meio das reuniões de feedback onde validações e correções necessárias de rota são alinhadas.
Em meu livro Líder, Lidere, comento que se atualmente você não prioriza o feedback como um compromisso inadiável em sua agenda, isso indica que ainda não compreendeu o poder transformador dessa ferramenta. A eficácia do feedback não se encontra apenas nas palavras que escolhemos, mas principalmente na intenção e na atitude com que o entregamos.
2 – Processos e Indicadores: ser prestativo também se reflete na criação, implementação e manutenção de processos e indicadores, pois, o líder protege o colaborador dele mesmo em dias de menor entusiasmo ou de grandes interferências. Processos e Indicadores de desempenho demonstram o foco do líder em acompanhar e projetar o desenvolvimento dos liderados.
Todo ser humano gosta de terminar o seu dia de trabalho com o sentimento de ter alcançado novos lugares em termos de desempenho. Gosta de voltar para casa e comemorar novos patamares de resultados. É papel do líder criar uma condição favorável para esse resultado, através de direção e limites claros.
Muitos líderes, ao serem promovidos, celebram o poder que vem com o cargo, acreditando que a autoridade perante a equipe será automaticamente garantida. No entanto, essa visão está longe de ser a verdadeira essência da liderança.
A verdadeira liderança se revela quando compreendemos que para a consolidação da autoridade acontecerá por meio da habilidade de ser prestativo e de possibilitar que a equipe conquiste grandes resultados.