Liderança protagonista e servidora: como o líder prepara o cenário para o seu time brilhar

Geralmente, a liderança é associada à figura de um comandante forte, aquele que define regras e orienta os passos de sua equipe. No entanto, uma liderança verdadeira vai além de atribuir simples comandos na rotina de trabalho.

É aqui que entra o papel da liderança protagonista. O líder ou a líder protagonista é quem prepara o cenário, cria as condições ideais para que sua equipe possa brilhar e, ao fazer isso, conduz a todos ao sucesso coletivo. A liderança protagonista tem como principal missão facilitar o crescimento e o desenvolvimento dos membros do time. Parece um cenário ideal para gerar excelentes resultados, certo?

E por mais contraditório que pareça ser, o lugar do líder protagonista é realmente nos bastidores. Ao invés de se colocar no centro das atenções, esse líder é aquele que promove condições favoráveis para que seu time esteja no centro das atenções e que seu time brilhe no palco. E o que isso significa na prática?

Significa o líder desenvolver a habilidade de ser prestativo, de ser servidor. Estamos falando de um profissional em que o seu principal legado é sobre as pessoas que ele desenvolverá ao longo da sua jornada. Ou seja, não é mais sobre os resultados que ele consegue alcançar por si, mas é sobre os resultados extraordinários que a sua equipe irá entregar!

Como a liderança protagonista pode criar o cenário de crescimento?

Vou trazer dois aspectos práticos fundamentais para a criação deste ambiente de evolução:

1 – Plano de Desenvolvimento Individual: ser prestativo se reflete na construção do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) de todos do seu time com metas claras e assertivas de desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais. Além da construção do PDI, o líder deve ter na sua agenda compromissos inegociáveis para acompanhamento da evolução desse PDI. Esse acompanhamento acontece por meio das reuniões de feedback onde validações e correções necessárias de rota são alinhadas.

Em meu livro Líder, Lidere, comento que se atualmente você não prioriza o feedback como um compromisso inadiável em sua agenda, isso indica que ainda não compreendeu o poder transformador dessa ferramenta. A eficácia do feedback não está só nas palavras que escolhemos, mas principalmente na intenção e na atitude com que o entregamos.

2 – Processos e Indicadores: ser prestativo também se reflete na criação, implementação e manutenção de processos e indicadores, pois, o líder protege o colaborador dele mesmo em dias de menor entusiasmo ou de grandes interferências. Processos e Indicadores de desempenho demonstram o foco do líder em acompanhar e projetar o desenvolvimento dos liderados.

É realmente muito satisfatório terminar o seu dia de trabalho com o sentimento de ter alcançado novos lugares em termos de desempenho. Qual profissional não gostaria de voltar para casa e comemorar novos patamares de resultados? Assim, é papel do líder criar uma condição favorável para esse resultado, através de direção e limites claros.

Muitos líderes, ao serem promovidos, celebram o poder que vem com o cargo, acreditando que a autoridade perante a equipe será automaticamente garantida. No entanto, essa visão está longe de ser a verdadeira essência da liderança.

A verdadeira liderança se revela quando compreendemos que para a consolidação da autoridade acontecerá por meio da habilidade de ser prestativo e de possibilitar que a equipe conquiste grandes resultados!

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Carol Castro | Especialista em Desenvolvimento de Lideranças

Escrito por

Mentora de líderes e cofundadora do Instituto HOP, Carol defende a liderança transformadora, que começa pela evolução individual para a construção de equipes autogerenciáveis e orientadas a resultados. Formada em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia, possui um MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e um PhD em Clínica Integrada pela mesma universidade. Autora do livro "Líder, Lidere", já impactou mais de 5 mil líderes em grandes empresas como Seara, Coca-Cola Femsa, Omnichat, Electrolux e Zhaz. Por meio do Instituto HOP, continua transformando a cultura de liderança no Brasil, inspirando equipes a alcançar resultados fora da curva.

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