É verdade que existem várias maneiras de estar em constante desenvolvimento profissional, como buscar e consumir artigos, podcasts, posts e vídeos.
Mas os livros também são uma excelente maneira de impulsionar a sua carreira, mergulhar de cabeça em uma área de conhecimento ou simplesmente se inspirar.
E se você está buscando dicas de livros que podem contribuir de verdade para a sua evolução, a Conquer te ajuda nessa!
Confira nossa lista de 15 livros sobre carreira escolhidos a dedo e que não podem ficar de fora das suas leituras:
Neste best-seller internacional, o autor David Allen aborda o método GTD, do inglês “Getting Things Done”. É um método que propõe 5 etapas para você gerenciar suas tarefas com mais eficiência.
David é uma das principais referências sobre produtividade e o livro é um clássico sobre o assunto. Você vai encontrar diversos exemplos de como adotar a metodologia GTD na sua rotina, aumentando sua produtividade significativamente.
Você sabe qual é a diferença entre o necessário e o indispensável?
No best-seller do consultor inglês Greg McKeown, você vai entender que o profissional essencialista conhece essa diferença e, por isso, consegue dizer não para as tarefas que não são essenciais naquele momento.
O livro também fala sobre a origem da palavra “prioridade”. Quando surgiu, prioridade indicava somente a primeira coisa. Com o passar do tempo, ela passou a ser usada no plural, ou seja, hoje temos várias “primeiras coisas”. E quando tudo é prioridade, nada é prioridade.
Professora, autora e pesquisadora, Brené Brown ficou conhecida por seu TED Talk “O poder da vulnerabilidade”. Nesta obra, ela mostra como ser vulnerável não é um ponto fraco, mas uma grande demonstração de coragem.
Pioneira nos estudos sobre o tema, ela apresenta suas conclusões, descobertas e estratégias para usarmos a vulnerabilidade a nosso favor.
E, através de insights poderosos, a Brené aborda questões delicadas e desafia os leitores a ressignificarem suas formas de viver e se relacionar.
Baseado em artigos científicos, entrevistas e pesquisas, Charles Duhigg descreve, neste livro, como um hábito é formado.
Com a leitura desse clássico, você vai entender de que maneira os hábitos determinam como vivemos, além de saber como mudá-los de verdade.
Um hábito é uma estratégia do nosso cérebro para automatizar rotinas e reduzir o gasto de energia. Ao entender como são eles são ativados, é possível adaptá-los e mesmo criar novos – principalmente aqueles que mais contribuem para a nossa carreira.
Neste livro, Robert Cialdini fala sobre os princípios psicológicos que fazem uma pessoa dizer sim a um pedido ou oferta, e quais são as técnicas que podem otimizar esse processo.
O estudo identificou 6 gatilhos mentais que são capazes de influenciar qualquer pessoa e que podem te ajudar a convencê-las com mais eficiência: reciprocidade, comprometimento, prova social, afeição, autoridade e escassez. No livro, você entende como aplicá-los e ainda se proteger dessas estratégias.
A ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, mostra através da sua obra que é muito mais do que isso.
Em um relato íntimo, poderoso e inspirador, ela convida te convida a conhecer as experiências pessoais e profissionais que a moldaram e fizeram com que ela se tornasse uma das personalidades mais icônicas e cativantes do mundo.
Michelle Obama descreve seus triunfos e decepções, públicas e privadas, como mulher, executiva, mãe e esposa. Ela tornou-se porta-voz das mulheres e meninas nos Estados Unidos e ao redor do mundo e, neste livro, provoca uma reflexão e inspira outras pessoas através de uma narrativa emocionante.
Para entender a importância da linguagem corporal na comunicação, Allan e Barbara Pease discutem neste livro como o corpo também se expressa através de gestos e outros sinais não verbais.
Entre os pontos trazidos pelos autores, estão a leitura dos gestos em grupo, a análise da postura corporal e a avaliação da coerência do que está sendo dito. Toda a linguagem corporal é decodificada ao longo do livro, que oferece dicas valiosas para você usá-la a seu favor.
Chris Anderson, presidente do TED, traz em seu livro as melhores práticas de oratória adotadas nas palestras e que são fundamentais para atrair e engajar o público. Além de vários hacks, Anderson também explica ponto a ponto sobre aquilo que funcionou e o que não funcionou nas palestras.
O livro mostra como é possível melhorar a sua comunicação, desde reuniões do dia a dia até apresentações em eventos.
Este foi o livro que popularizou o conceito de Inteligência Emocional. O psicólogo Daniel Goleman traz inúmeros dados e insights sobre o assunto, entre eles que o Quociente Intelectual (QI) equivale a apenas 20% das aptidões necessárias para uma pessoa ser bem-sucedida, enquanto os 80% restantes correspondem ao Quociente Emocional (QE).
O autor ainda propõe 4 pilares da Inteligência Emocional: autoconhecimento, gestão das emoções, empatia e sociabilidade.
Esses 4 pontos estão interligados e são complementares, e Goleman mostra no livro como eles influenciam na nossa rotina, no nosso desempenho profissional e até mesmo no nosso bem-estar físico.
Criado pelo economista e filósofo Nassim Taleb, o conceito de antifrágil significa crescer e se desenvolver mesmo em situações imprevisíveis e improváveis.
No livro, Taleb explica detalhadamente essa ideia e ainda cita diversos exemplos de situações que podem ser beneficiadas pela instabilidade. Um dos destaques do livro é a necessidade do conflito como um fator que incentiva o avanço.
Quer desenvolver a sua comunicação de maneira clara, assertiva e empática?
Neste livro, o psicólogo Marshall Rosenberg traz lições que são aplicáveis nas mais diferentes situações do dia a dia para garantir uma comunicação não-violenta.
No livro, o autor ainda aborda algumas maneiras de mudar padrões de pensamento que desencadeiam discussões, resolver conflitos de maneira justa e tranquila e criar relações fundamentadas no respeito.
Susan David, psicóloga e pesquisadora, dedicou-se ao estudo das emoções e da autorrealização por mais de 20 anos. Nesta jornada, ela descobriu que a felicidade e a realização profissional estão diretamente ligadas a forma como as pessoas lidam com o mundo em que vivem.
Em seu livro, ela apresenta o conceito de agilidade emocional como a forma de encarar as transformações de um mundo cada vez mais ágil, e defende que compreender suas emoções é a maneira mais eficiente de estar no controle e não ser dominado por elas.
Escrito pelo CEO da Pixar, Ed Catmull, o livro fala sobre a história, os processos criativos e as inovações dessa que é uma das maiores empresas de animação da história.
Entre os pontos de destaque do livro, estão os princípios da Pixar: “a história é soberana” e “confie no processo”, que levam toda a organização a se fortalecer constantemente em seus ideais e no seu modelo de negócio.
Daniel Kahneman trata, no livro, dos diferentes sistemas que orientam a maneira como pensamos.
O primeiro sistema é rápido, emocional e intuitivo, enquanto o segundo é mais lógico, devagar e decisório.
Depois de explicar as diferenças entre esses sistemas, o livro traz insights sobre como as decisões são tomadas no dia a dia, e como é possível usar técnicas para se proteger de eventuais falhas mentais.
Após décadas de pesquisas na área, Carol S. Dweck desenvolveu um conceito fundamental: ter uma carreira bem sucedida está diretamente relacionado à atitude mental com a qual encaramos a vida.
Professora de psicologia na Universidade de Stanford e especialista em sucesso e motivação, a autora escreveu um livro essencial para todos que buscam evoluir através dos desafios. A obra apresenta uma nova forma de enxergar a vida e faz parte da lista de indicações de Bill Gates, fundador da Microsoft.
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