O que é Gestão de Projetos e por que vale a pena aprender?

Conheça o curso de Gestão de Projetos e veja como ele pode agregar na sua carreira!

Você já se perguntou o que é Gestão de Projetos? Essa é uma dúvida bastante comum entre profissionais que desejam liderar projetos dentro de uma empresa. Basicamente, a Gestão de Projetos é uma abordagem que visa organizar processos, definir prioridades e etapas, além de garantir que todos os elementos estejam alinhados.

Essa habilidade é extremamente útil para qualquer profissional, especialmente porque o mundo corporativo é impulsionado por projetos, e a demanda por gestores especializados está em constante crescimento. De acordo com o Project Management Institute (PMI), até 2027, haverá quase 88 milhões de profissionais dedicados ao gerenciamento de projetos em todo o mundo.

Se você quer entender melhor sobre esse assunto, continue a leitura! Neste artigo, vamos explorar o conceito da Gestão de Projetos, as funções de um profissional da área e como investir nesse conhecimento pode ser um divisor de águas para a sua carreira.

O que é Gestão de Projetos?

Como falamos, a Gestão de Projetos nada mais é do que transformar metas em resultados concretos e organizados. Isso significa aplicar processos, métodos e habilidades para garantir que tudo saia exatamente como planejado, sem imprevistos.

Na prática, isso pode envolver algumas etapas. Veja quais são!

  • Definição de escopo para estabelecer o que será entregue e quais são os objetivos do projeto;
  • Organização de recursos para coordenar a equipe, os materiais e o orçamento necessários para fazer o projeto acontecer;
  • Criação de cronograma para detalhar prazos e etapas para que tudo fique dentro do planejado;
  • Análise de riscos para identificar possíveis problemas e criar planos de ação para evitá-los ou mitigá-los.

Para isso, é utilizado o PMBOK (Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos), o manual de boas práticas para a tomada de decisões certeiras, mantendo o projeto nos trilhos e longe de problemas.

Por que fazer Gestão de Projetos?

Investir em um curso de Gestão de Projetos ultrapassa a ideia de só adicionar mais um diploma ao currículo. Na verdade, é uma estratégia para turbinar a sua carreira, a fim de trazer resultados reais para o seu trabalho. 

Confira, abaixo, os principais motivos para você considerar essa especialização.

Otimização do tempo

Nada é mais frustrante do que perder horas importantes tentando organizar um projeto sem um plano claro. Concorda? 

Pois é, a Gestão de Projetos ensina a criar cronogramas certeiros para manter cada etapa no caminho certo, com o intuito de evitar atrasos e garantir qualidade sem sacrificar a eficiência.

Resultados mais assertivos

Gerenciar projetos com competência reduz riscos e controla tempo e custos de forma eficaz. Com os métodos certos, você não só atinge os objetivos como também entrega resultados que superam as expectativas previstas.

Maior agilidade na tomada de decisões

Um bom gerenciamento de projetos proporciona clareza e estrutura, algo que facilita tomadas de decisões mais ágeis e informadas. Com um planejamento sólido, você sabe exatamente o que fazer e quando fazer, eliminando a incerteza e acelerando o processo decisório.

Maior controle dos processos

Além disso, com a Gestão de Projetos você controla cada etapa do processo. Seja desenvolvendo um novo produto ou implementando um sistema, a estruturação garante eficiência e conformidade com os parâmetros definidos.

Maior engajamento da equipe

Quando o projeto é bem estruturado e os objetivos são claros, a equipe se sente mais motivada e engajada. Isso porque clareza nos objetivos cria um senso de propósito, mantendo todos focados no sucesso do projeto.

Maior satisfação do cliente

Além do que já citamos até aqui, quando você aplica práticas eficazes de Gestão de Projetos a chance de atrasos e erros diminui muito, o que resulta em uma boa entrega do que foi prometido e na superação de expectativas dos clientes. 

Por isso, fazer Gestão de Projetos vai te proporcionar as habilidades necessárias para otimizar tempo, entregar resultados mais eficazes, tomar decisões ágeis e manter a sua equipe engajada. 

E o melhor: você vai agregar ainda mais valor ao seu trabalho em qualquer empresa, garantindo que os projetos sejam concluídos com sucesso e dentro das expectativas.

Quer se preparar melhor e saber quais são as habilidades que um Gestor de Projetos precisa ter? Então, confira o nosso checklist: desvendando as 9 habilidades que todo gestor bem-sucedido precisa!

Exemplos de gerenciamento de projetos

A Gestão de Projetos não se limita a um único tipo de tarefa ou setor, você pode aplicá-la basicamente para tudo! Aqui vão alguns usos apenas para ilustrar!

  • Melhorar a colaboração e a integração entre times;
  • Integrar dados ou canais de comunicação de uma empresa;
  • Desenvolver um software ou um novo recurso de um app;
  • Lançar um novo produto no mercado;
  • Criar uma campanha de publicidade.

Agora que você entendeu a versatilidade, confira alguns exemplos práticos.

Projeto de reforma

Imagine que você está liderando a reforma de um espaço. A Gestão de Projetos garante que cada detalhe, do planejamento à execução, seja coordenado sem estresse. 

O importante é que tudo seja organizado para que os imprevistos não atrapalhem e para que o projeto, seja entregue sem problemas!

Desenvolvimento de Software

Já quando a ideia é lançar um novo software, a Gestão de Projetos é o que faz isso acontecer. Organiza a equipe, define prazos e faz com que cada etapa, do design até o lançamento, esteja no caminho certo. 

Sem ela, pode ter certeza que muitos projetos desse tipo teriam vários problemas!

Campanha publicitária

Agora, se você está lançando uma campanha de publicidade, a Gestão de Projetos ajuda a manter tudo na linha. A criação, a execução e essa coordenação são fundamentais para a equipe funcionar em harmonia e para que a campanha atinja o resultado esperado.

Ciclo de vida de um projeto

Em casos complexos, é fácil que situações saiam de ordem. Por isso, existe o ciclo de vida de um projeto. Trata-se das etapas para conseguir administrá-lo com clareza.

O livro “Faça o trabalho que precisa ser feito”, da Harvard Business Review, lista quatro fases que podem ocorrer simultaneamente. Conheça-as, a seguir.

  1. Planejamento: mapeamento do projeto, incluindo definição do problema, das metas e das atividades, entendendo o prazo e o orçamento;
  2. Construção: momento de reunir a equipe e entender as habilidades de cada um, distribuir as atividades e fechar um cronograma;
  3. Implementação: monitoramento do orçamento e das ações de acordo com os prazos, sempre mantendo a comunicação com todos os envolvidos;
  4. Encerramento: avaliação do projeto, entendendo o que pode ser melhorado e feedbacks para o time.

Importância da Gestão de Projetos para uma empresa

Mudanças cada vez mais rápidas, empresas disputando mercado de forma acirrada… Parece que todo dia há uma grande novidade na esfera dos negócios. Mas quando o mundo ficou tão complexo? 

São vários os motivos, mas um deles é o aumento da conectividade, que veio para abalar algumas estruturas e dar origem a outras. Exemplo disso é o nascimento da Nova Economia, que aumentou a corrida pela inovação nas organizações.

E, nesse momento, em que a mudança é uma das únicas certezas, o gerenciamento de projetos é fundamental. Primeiro porque, se bem executado, pode ser o trampolim para o sucesso de uma empresa

Mas também porque as organizações que desenvolvem essas práticas desperdiçam 28 vezes menos dinheiro em relação às demais, de acordo com a PMI.

Portanto, conheça algumas vantagens da Gestão de Projetos abaixo.

  • Diminuição da possibilidade de fracasso;
  • Aumento da qualidade dos resultados;
  • Otimização de recursos;
  • Redução de custos;
  • Cumprimento de prazos;
  • Aumento do engajamento do colaborador;
  • Maior controle do processo;
  • Aumento da satisfação do cliente.

Principais metodologias de Gestão de Projetos

Quando falamos sobre como gerenciar um projeto de forma eficaz, precisamos entender as diferentes metodologias que podem ser aplicadas para otimizar as etapas. 

Cada uma delas tem uma forma de organizar, planejar e entregar resultados. Aqui, falaremos sobre algumas das mais populares. Confira!

Metodologia ágil na Gestão de Projetos

É provável que você já tenha ouvido falar em metodologias ágeis. Em poucas palavras, elas são práticas para otimizar processos, com foco em melhoria contínua e feedbacks. 

Nesse sentido, há um match entre gestão de projetos e esse tipo de metodologia. Lean, Kanban, Scrum e Smart são alguns exemplos de metodologias que você poderá aplicar na administração de um projeto. 

Metodologia cascata

A cascata é como aquela sequência lógica de tarefas: uma fase só começa quando a anterior termina. Se o seu projeto é bem definido e não vai mudar muito ao longo do caminho, a cascata pode ser uma boa ideia. 

Tudo é bem administrado, sem sustos, ideal para quando não dá para fazer ajustes no meio do caminho. É muito usada em setores como construção e desenvolvimento de software, já que permite um controle mais rígido sobre cada fase.

Metodologia Lean

A metodologia Lean foca em eliminar desperdícios e maximizar o valor entregue ao cliente. Ela surgiu na indústria automobilística, mas, hoje, é utilizada em diversos setores e se baseia em 5 princípios:

  • valor;
  • fluxo de valor;
  • fluxo contínuo;
  • produção puxada;
  • perfeição.

O Lean foca em deixar tudo mais eficiente, seja reduzindo custos ou otimizando processos. Se a ideia é ser mais rápido e entregar valor direto, ele, com certeza, é o ideal.

Metodologia Scrum

O Scrum é uma metodologia ágil que divide o trabalho em ciclos curtos, chamados de “sprints”, normalmente com duração de duas a quatro semanas. 

Cada sprint tem um prazo e metas claras e o time se reúne no final para ver o que deu certo e o que pode melhorar. É uma boa opção para a colaboração constante entre os membros do time, além de permitir ajustes rápidos e frequentes ao longo do projeto.

Metodologia Kanban

Kanban é uma metodologia visual que utiliza cartões ou quadros para gerenciar o fluxo de trabalho. Você, com certeza, já deve ter visto esse modelo ao utilizar ferramentas como Trello ou Asana.

O legal do Kanban é que dá para identificar gargalos de forma rápida, ajustar o ritmo de trabalho e priorizar tarefas de maneira mais eficiente, garantindo um fluxo contínuo.

#pulodogato: O que são e quais são as diferenças entre metodologias ágeis e tradicionais? Qual é a melhor forma de usar cada uma? Baixe gratuitamente o Guia definitivo das metodologias de gestão de projetos e descubra!

O que faz um Gestor de Projetos?

Você já aprendeu muito até aqui, mas ainda pode estar se perguntando: como é a Gestão de Projetos no dia a dia? O que faz o profissional da área? 

Conheça, a seguir, algumas das funções de um Gestor de Projetos.

  • Definir por que determinado projeto é necessário;
  • Levantar requisitos, recursos e prazos;
  • Planejar atividades e definir responsáveis;
  • Examinar e gerenciar riscos envolvidos;
  • Garantir o padrão de qualidade para as tarefas;
  • Motivar o time e demais envolvidos;
  • Manter a comunicação com todas as partes;
  • Coordenar o trabalho, monitorando o progresso e os prazos individuais;
  • Garantir que o projeto esteja dentro do orçamento;
  • Lidar com mudanças e gerenciar problemas;
  • Assegurar resultados e metas estabelecidas.

Principais habilidades para gerir um projeto

Um Gestor de Projetos pode vir de diversas áreas. Mas isso não significa que qualquer um possa fazer esse trabalho, pois ele demanda competências específicas. 

Afinal, é preciso dominar habilidades técnicas, conhecendo metodologias, ferramentas e frameworks que vão facilitar o dia a dia. 

Além disso, para administrar projetos de forma bem-sucedida, é ideal que o gestor desenvolva soft skills, como liderança e comunicação.

Veja, abaixo, alguns exemplos de habilidades que um Gestor de Projetos deve ter.

  • Comunicação;
  • Liderança;
  • Organização;
  • Negociação;
  • Gerenciamento de equipe;
  • Gerenciamento de tempo;
  • Gerenciamento de riscos;
  • Solução de problemas;
  • Gestão do orçamento.

São muitas habilidades, não é mesmo? Mas pode se tranquilizar! É possível entender o que é a Gestão de Projetos e como desenvolvê-la, na prática, por meio de formações e cursos completos, com conteúdo atual e alinhado às demandas do mercado de trabalho na Nova Economia.

Motivos para aprender Gestão de Projetos

Está em dúvida se deve mergulhar de cabeça nessa área? Confira alguns motivos para considerar aprender o que é a Gestão de Projetos, as suas aplicações e boas práticas.

Gestão de Projetos é a profissão do futuro

O Gestor de Projetos é um ímã de bons resultados! Por isso, profissionais especializados nessa área tendem a ser cada vez mais procurados pelas empresas.

Prova disso são alguns estudos que saíram a respeito. Um deles, feito pelo World Economic Forum, lista a Gestão de Projetos como uma das profissões do futuro. Ela terá aumento de demanda nos próximos cinco anos.

Além disso, estima-se que até 2027 o número de vagas para gestores de projetos cresça 33%. No Brasil, haverá 2 milhões de profissionais, sendo o quinto país com maior demanda no mundo, de acordo com a PMI.

Garante bons salários

Nem só de futuro vive essa carreira. No presente, ser Gestor de Projetos compensa em termos financeiros.

A média salarial é de R$ 6 mil, segundo a plataforma Glassdoor. Já na área de tecnologia, de acordo com a consultoria Robert Half, um Gerente de Projetos ganha a partir de R$ 11 mil, chegando até R$ 22 mil.

Possui uma variedade de atividades

Deu para perceber que administrar projetos envolve realizar tarefas muito diferentes entre si. E é assim mesmo!

Se você gosta de variedade na rotina, essa é uma boa carreira. Como Gestor de Projetos você fará desde o levantamento de informações até a comunicação com os envolvidos, passando pelo controle de qualidade do que está sendo produzido.

Como a Gestão de Projetos se relaciona com outras áreas da empresa?

Se você acha que a Gestão de Projetos é uma área isolada ou responsabilidade de um único departamento, saiba que, na verdade, ela conecta times distintos para alcançar objetivos comuns.

Por exemplo, no Marketing, a Gestão de Projetos organiza campanhas e garante que as etapas sejam cumpridas no prazo. Já no RH, ela facilita a implementação de novos programas de treinamento e desenvolvimento. 

Na área de TI, coordena a criação e o lançamento de novos sistemas e no financeiro ajuda a controlar orçamentos e a garantir que os recursos sejam usados de forma eficaz.

A ideia é que ao aplicar métodos de Gestão de Projetos cada departamento trabalhe de maneira mais alinhada e estratégica para facilitar a comunicação, otimizar processos e contribuir para o sucesso geral da empresa. 

É justamente essa colaboração entre as áreas que faz a Gestão de Projetos ser tão importante para atingir metas e projetar mudanças.

Qual é a diferença entre Gestão de Projetos e Gestão de Operações?

Gestão de Projetos e Gestão de Operações podem até se parecer, mas são bem diferentes!

A Gestão de Projetos é sobre aquelas iniciativas que têm começo, meio e fim definidos. É como lançar um novo produto ou desenvolver um software, por exemplo. Aqui, o foco é entregar algo específico dentro de um prazo. 

Por outro lado, a Gestão de Operações é o que mantém a empresa funcionando no dia a dia. É sobre processos contínuos, como a produção, o atendimento ao cliente e a logística. 

Agora, vamos ver se você entendeu direitinho? 

A Gestão de Projetos possui uma data para acabar, dependendo de cada proposta, enquanto a gestão de operações possui atividades diárias.

Como ser um Gerente de Projetos?

Agora que você já sabe o que é ser Gerente de Projetos, está na hora de dar o próximo passo! Para começar, uma formação em áreas como Administração, Engenharia ou até certificações como o PMP fazem diferença no currículo para ser um Gerente de Projetos. 

Mas só a teoria não basta, a prática também é fundamental. Por isso, busque oportunidades para liderar projetos, enfrentar desafios reais e aprender com cada etapa.

E, claro, fique sempre atento às novidades do mercado, porque participar de cursos, eventos e workshops vai te ajudar a aproveitar muitas oportunidades.

Quer aprender a fazer entregas melhores e mais complexas? Então, dê o próximo passo da sua carreira com a pós-graduação em Gestão de Projetos da Conquer!

Personalizada, flexível e mão na massa, a pós da Conquer é diferente de tudo o que você já viu. Dê adeus às aulas expositivas e às metodologias focadas só na teoria e pouco na prática.

Na nossa especialização, co-criada com mais de 500 executivos de mercado, que sabem exatamente o que as empresas buscam, você aprende com grandes profissionais, escolhe parte das disciplinas e ainda se forma a partir de 6 meses com certificado internacional. Tudo isso do jeito Conquer de ensinar e aprender.

Ficou interessado? Saiba mais e faça a sua inscrição na pós-graduação em Gestão de Projetos da Conquer

pos gradução em gestão de projetos conquer

user

Escrito por

O que você achou disso?

O que você achou disso?

Média da classificação 4.7 / 5. 10

Curtiu? Compartilhe!