Se você chegou até esse texto, provavelmente já ouviu falar de Scrum e quer saber como aplicar a metodologia na sua equipe, certo? Bem, então você está no lugar certo!
Vivemos numa época de mudanças exponenciais – na tecnologia, no mercado de trabalho, nas formas de comunicação, nos hábitos de consumo…
Muitas empresas, para acompanhar todas essas transformações, estão começando a fazer a transição para modelos mais ágeis de trabalho, como é o caso do Scrum.
O Scrum é uma metodologia que pode ajudar muito na organização do seu time, melhorando a performance e os resultados de toda a equipe.
Quer saber como usar essa metodologia a favor da sua empresa? Vamos lá!
“Beleza, o Scrum vai me ajudar a organizar o meu time. Mas… o que é esse tal de Scrum?”
Falando de forma literal, Scrum é um termo inspirado em uma jogada de rugby. Nesse sentido, ele é usado para representar a importância de trabalhar em equipe, de forma estratégica e bem integrada, para resolver problemas complexos.
(É isso mesmo – Scrum não é uma sigla para nada. Também ficamos surpresos com essa informação.)
Vamos aprofundar…
Scrum é um dos métodos ágeis mais difundidos do mercado (ao lado de lean e kanban).
Inicialmente, ele surgiu como um método para gestão e planejamento de projetos de desenvolvimento de softwares.
Mas o sistema funciona tão bem que acabou se desdobrando para gerenciar projetos e organizar equipes em diversas outras áreas.
Para entender como o Scrum vai ajudar na organização da sua equipe, você precisa entender antes como funciona a metodologia.
O Scrum parte da premissa de que o conhecimento é empírico. Em outras palavras, o conhecimento vem da experiência.
Mas a experiência tem pouco valor se não houver uma metodologia para transformá-la efetivamente em entregas de valor para os públicos interno e externo da empresa, em melhorias constantes no produto ou serviço e em aprendizado contínuo.
Nesse contexto, surgiu o Scrum.
Para garantir esse aprendizado contínuo, a metodologia se baseia em 3 pilares principais:
No Scrum existem alguns papéis com nomes bem particulares (product owner, scrum master…).
Mas não se deixe assustar pelos nomes diferentões! É mais simples do que parece.
O Sprint é um ciclo de trabalho com um período de tempo definido. Pode ser uma semana, quinze dias, um mês… depende da complexidade das entregas e da forma como a equipe ou a empresa escolhem se organizar.
Essa organização deve considerar um objetivo a ser atingido ou uma entrega a ser realizada ao final do Sprint.
É uma reunião de planejamento que antecede o início de um novo Sprint. Ela envolve todo o time: o Product Owner, o Scrum Master e o Dev team. Essa reunião serve para responder às seguintes perguntas:
A Daily scrum, ou só “Daily”, para os mais chegados, é uma reunião diária do time para avaliar o progresso das tarefas, solucionar dificuldades e planejar o dia de trabalho.
O ideal é que essa reunião não ultrapasse 15 minutos de duração – é tão breve que muitas equipes costumam se reunir em pé mesmo. Durante a Daily, cada pessoa da equipe deve responder – de forma objetiva – as seguintes perguntas:
Esta também é uma reunião de revisão – mas, desta vez, olhando especificamente para a dinâmica do time ao invés de olhar para os resultados.
O objetivo da Sprint retrospective é avaliar como se comportaram as pessoas, processos e ferramentas. A partir daí, é possível identificar o que deu certo e o que precisa ser melhorado – já criando um plano de ação para esses pontos.(Dica: Para saber sobre o Scrum de forma mais aprofundada, você pode ler “Scrum – A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo“, de Jeff Sutherland.)
E depois de passar por todas essas etapas do processo… Acabou?
Não! Aí começa tudo de novo!
O Scrum é uma metodologia feita para otimizar mais e mais os fluxos de trabalho e potencializar as entregas da sua equipe – no curto e no longo prazo!
Ficou mais claro como funciona o Scrum? Esperamos que sim! Porque agora vamos falar sobre como ele pode ser útil na organização do seu time.
Confira as vantagens de aplicar a metodologia para gerenciar projetos e organizar equipes em qualquer área:
Ao definir uma pessoa para atuar no papel de Product owner e deixar sob sua responsabilidade a construção do Product backlog, o Scrum possibilita que todas as tarefas sejam priorizadas de acordo com os objetivos da empresa.
Depois que a metodologia é implementada, eventualmente ficam claras quais as tarefas que estão sendo executadas pelo time mas não são tão importantes assim – ou as tarefas que não estão alinhadas com o objetivo da empresa e com o papel da equipe dentro deste objetivo.
Eliminando ou delegando essas tarefas para outras equipes, a equipe passa a focar naquilo que realmente importa.
Este é o primeiro passo para garantir que a equipe esteja continuamente fazendo entregas de valor para a empresa e para o cliente final.
Estabelecer uma organização em Sprints (ciclos de trabalho) ajuda o gestor e a equipe a terem maior visibilidade dos prazos necessários para realizar cada entrega. Também ajuda a definir papéis e entregas claros para cada pessoa do time.
Além disso, estabelecer uma rotina de reuniões de planejamento (Sprint planning) faz com que as coisas continuem caminhando em um ritmo constante, e garante que sempre exista um plano de ação para cada tarefa planejada.
O Scrum master (pessoa que coordena as atividades da equipe e garante a aplicação da metodologia) e a Daily (reunião diária) ajudam a manter um acompanhamento próximo e constante das atividades da equipe.
Esse acompanhamento serve para remover os obstáculos do caminho e traçar soluções para ajustar processos que não funcionam – sem ter que esperar por uma reunião mensal de time para tomar consciência desses problemas.
Todos os pontos que comentamos anteriormente – visibilidade dos objetivos da empresa, definição de entregas e expectativas claras, acompanhamento próximo e constante – tudo isso contribui para o time de uma forma ainda mais profunda.
O Scrum pode te ajudar a desenvolver uma equipe cada vez mais integrada, engajada e motivada. Profissionais de alta performance, que trabalham com mais propósito e fazem entregas de valor (em menos tempo!) – tanto para a empresa quanto para o cliente final.E aí, o que está esperando para implementar o Scrum na sua equipe?
Metodologias ágeis – como o Scrum – são cada vez mais procuradas pelas empresas que desejam implementar uma cultura de inovação.
O que uma coisa tem a ver com a outra?
Inovação é a capacidade de se adaptar – e até antever – as mudanças que estão acontecendo no mercado e nos hábitos de consumo na era exponencial.
O problema é que a maior parte das empresas não está preparada para trabalhar nesse contexto de incerteza e mudanças muito rápidas.
Aí é que entram as metodologias ágeis.
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