Tudo o que rolou na Semana de Inovação e Transformação Digital

Em uma época de mudanças exponenciais, inovar deixou de ser opção e se tornou uma necessidade. Segundo uma pesquisa realizada pela SAP Industries, 90% dos CEOs consideram a transformação digital um dos seus principais desafios para os próximos anos. 

Mesmo que essa já seja uma preocupação de muitas empresas, alguns conceitos da inovação corporativa ainda não são tão claros para grande parte dos profissionais. A mesma pesquisa mostra que apenas 5% dos profissionais têm algum plano concreto para levar a inovação para as empresas.

Pensando nisso, a Conquer lançou a Semana de Inovação e Transformação Digital – um evento 100% online e gratuito para profissionais que querem se tornar protagonistas da transformação digital!

Entre os dias 09.09 e 12.09, Jorge Clerc (Facebook), Eduardo Albuquerque (Conquer), Juliana Freitas (Ipiranga), Vinicius Porto (Reserva) e Bruno Stefani (AmBev) compartilharam as suas percepções sobre o desafio de levar a inovação para dentro das empresas.

Se você perdeu – ou quer relembrar – os melhores momentos da Semana de Inovação e Transformação Digital, preparamos um resumo para você. Confira!

E se você participou da semana e ficou com gostinho de quero mais, clica aqui para conhecer o GBC em Inovação e Transformação Digital da Conquer!

1º webinar (09/09) Jorge Clerc e Eduardo Albuquerque – Inovação People Based

Na segunda-feira (09/09) rolou o primeiro dia da Semana de Inovação e Transformação Digital, com a participação de Jorge Clerc, Business Marketing Manager do Facebook na América Latina e Eduardo Albuquerque, Head de Inovação da Conquer.

O tema desse bate-papo foi “Inovação People Based”, ou inovação baseada em pessoas. Confira os destaques!

O que é inovar?

“Inovar é mudar costumes”

Para começar, Jorge Clerc falou um pouco sobre o conceito de inovação corporativa. Segundo ele, inovar é mudar costumes. A inovação pode ser um novo produto, um novo serviço, um novo mercado que você abre – pode até ser um novo processo de trabalho, inovando a forma como os times se conversam!

Inovação People Based

Sobre o tema “Inovação People Based”, Jorge e Eduardo concordam que as pessoas sempre serão a parte mais importante de cada estratégia. Isso porque os consumidores são a principal fonte de aprendizado para as empresas.

E se tem uma coisa que o Facebook tem, são consumidores: aproximadamente 1/3 da população mundial utiliza algum produto ou serviço da companhia.

De acordo com Jorge, na sua experiência como Business Marketing Manager do Facebook, todo movimento, toda evolução na plataforma é sempre realizada pensando na navegação e usabilidade do usuário. 

“A inovação deve solucionar problemas para as pessoas.”

E neste cenário, a tecnologia vem apenas como uma ferramenta para potencializar e acelerar a inovação.

E a inovação no Brasil?

Embora o Brasil enfrente alguns fatores limitantes como infraestrutura, conexão e preço, Jorge afirma que a revolução digital já está em curso no país.

Mais que um investimento massivo em tecnologia, a revolução é fazer o básico bem feito. É calibrar o essencial para entregar o que as pessoas precisam, um bom serviço e uma boa experiência para o consumidor.

Dicas para inovar

Durante o webinar, Jorge também compartilhou algumas dicas para os profissionais e as empresas que desejam inovar. Confira!

  • Participar de eventos e formações sobre inovação, para entrar em contato com profissionais que já iniciaram o processo de transformação digital em suas empresas.
  • Buscar e criar janelas e oportunidades para começar discussões internas nas empresas sobre o tema.
  • Mapear as pessoas e processos-chave do negócio para dar o start no processo de inovação.
  • Revisitar o modelo de negócios, buscando enxergar – nos números e feedbacks do consumidor – o que as pessoas desejam e esperam nos próximos meses/anos.
  • Desenvolver valores que suportem uma cultura de inovação, como o “Be bold” do Facebook, que encoraja as pessoas a ousarem mais e manterem uma visão de testes e aprendizado contínuo.

2º webinar (10/09) Juliana Freitas – Inovação: por onde começar

O segundo dia da Semana de Inovação e Transformação Digital contou com a presença de Juliana Freitas, Business Innovation da Ipiranga. Também participaram Eduardo Albuquerque, Head de Inovação da Conquer, e Hendel Favarin, Cofundador da Conquer, na mediação.

Foi um bate-papo incrível com muitas dicas práticas para dar o start no processo de inovação nas empresas. Veja os destaques!

3 pontos essenciais para iniciar a inovação nas empresas

“Toda pessoa pode inovar, inovação é uma habilidade pessoal transmitida para o negócio.”

Abrindo o webinar do dia 10/09, Juliana compartilhou a sua visão de que a inovação é uma competência pessoal. Toda empresa, sendo formada de pessoas, pode inovar. Para isso, precisa capacitar as pessoas para pensar de forma inovadora e fomentar essa cultura.

Segundo ela, os 3 pontos essenciais para iniciar o processo de inovação nas empresas são:

1. Multidisciplinaridade

2. Tolerância ao erro

3. Inovação com base no cliente

E empresa que deseja inovar precisa abandonar os seus referenciais internos (opiniões pessoais e enviesadas) e olhar para o cliente, para a pessoa que vai ganhar valor com o produto ou serviço. É preciso colocar o cliente dentro da empresa, orientando as decisões!

Como nesta fala  do Eduardo Albuquerque:

As empresas precisam parar de criar PARA o cliente e começar a criar COM o cliente.

Hendel ainda acrescentou: as empresas que se destacavam na época da Revolução Industrial eram as que mais produziam; depois, as que mais vendiam; nos anos 2000, as que tinham um marketing mais forte; e hoje, as empresas que têm o consumidor no centro.

5 pilares da Inovação People Based

Falando em foco no cliente, logo no início do webinar Eduardo Albuquerque compartilhou sua apresentação dos 5 pilares da Inovação People Based. Confira:

  • Visão do cliente – Empatia extrema
  • Visão multidisciplinar – Colaboração
  • Visão de teste – Aprendizado acelerado
  • Visão abdutiva – Criatividade extrema
  • Visão de resultado – Valor criado

Metodologias de validação

Para desenvolver a tolerância ao erro e uma cultura de experimentação, Juliana ressaltou a importância de testar de forma disciplinada, utilizando metodologias de validação como:

  • Testes A/B
  • Lean Startup (Ciclo Construir-Medir-Aprender e o MVP (Produto Mínimo Viável))

Utilizando essas metodologias é possível errar e aprender de forma mais rápida, barata e em um processo construtivo ao invés de destrutivo.

Qual o papel da área ou do profissional de inovação em uma empresa?

Embora a inovação não deva ser limitada  apenas a uma área da empresa, Juliana reforça que a existência de uma área ou profissional de inovação tem um papel importante para fomentar essa cultura e acelerar a transformação digital.

Ela afirma que a área de inovação serve para estruturar o processo de inovação nas empresas, para que ele não fique só no mundo das ideias. Também serve para envolver todas as áreas da empresa neste processo.

Os três participantes da noite destacam que ter áreas como o RH, Tecnologia e Negócios falando a mesma língua é essencial para o processo de transformação digital – e é missão da área de inovação fazer acontecer essa ponte.

Juliana ainda deu outros exemplos práticos da atuação dessa área ou profissional de inovação, no caso da Ipiranga:

  • Produzir conteúdo de conscientização sobre a importância da inovação, com exemplos práticos de empresas que viveram e se beneficiaram desse processo.
  • Mapear os gargalos e propor novos modelos para construir soluções.
  • Organizar squads.
  • Conectar empresa com startups.

O que você pode fazer HOJE para inovar na sua empresa?

Por fim, os participantes compartilharam várias dicas para quem deseja começar HOJE MESMO o processo de inovação na sua empresa:

  • Segundo Juliana, o primeiro passo de toda empresa que quer inovar é QUERER! Essa é a porta de entrada para que as coisas aconteçam.
  • Em seguida, você pode começar fazendo um primeiro diagnóstico, mapeando as oportunidades de melhoria internas e para o cliente final.
  • Antes de investir em um projeto de inovação, é preciso passar por uma fase de exploração e pesquisa.
  • Para testar, errar e aprender de forma disciplinada, utilize metodologias de validação (como as que já foram citadas antes) e ferramentas do design thinking (como Ideo e o double diamond, por exemplo).

Juliana destacou que o principal desafio de desenvolver uma cultura de inovação é o de “evangelizar” o time. As coisas nem sempre vão acontecer tão rapidamente quanto você gostaria. A quebra de paradigmas é um processo lento e gradativo (toda mudança gera resistência). Por isso, uma última dica fundamental é: tenha paciência e resiliência – e os resultados vão aparecer com o tempo.

Indicações!

Ufa! Foi realmente incrível esse 2º dia da Semana de Inovação e Transformação Digital. Para fechar, deixamos você com algumas indicações de livros dos nossos participantes:

  • The Second Curve – Charles Handy
  • Transformação Digital – David L. Rogers
  • Lean Startup – Eric Ries
  • Where good ideas come from – Steven Johnson
  • Business Model Generation – Alexander Osterwalder e Yves Pigneur

Se quiser mais dicas, confira também este artigo da Conquer: 5 livros sobre inovação que você precisa ler agora!

3º webinar (11/09) Vinicius Porto – Case Reserva

O terceiro webinar da Semana de Inovação e Transformação Digital reuniu Vinicius Porto, Eduardo Albuquerque e Hendel Favarin para um bate-papo sobre o case da Reserva, empresa que já foi considerada uma das mais inovadoras do mundo pela Fast Company

Separamos os destaques do terceiro dia para você, olha só!

Inovar é…

… resolver problemas

… assumir riscos

Não existe inovação sem risco. É preciso estar disposto a assumir esses riscos, entendendo que todo processo de mudança carrega uma incerteza.

Mas assumir riscos não significa agir com irresponsabilidade. Vinicius ressaltou que a Reserva não é uma empresa aventureira – é uma empresa consciente, que entende o seu papel diante dos diferentes públicos na hora de inovar.

… ser humano

8 Pilares da cultura de inovação da Reserva

1. Inovação é agenda do CEO

2. Propósito voltado para pessoas

3. Cultura forte, valores inegociáveis

4. Humildade nas atitudes

5. Atitude inconformista

6. Evolução rápida e contínua

Para inovar, é preciso desenvolver uma cultura de testes, falhas, aprendizados e melhoria contínua. A velocidade também é essencial para o processo de inovação.

“Se você não tem vergonha do seu primeiro produto é porque você o lançou tarde demais.”

7. Área de Inovação dissemina a cultura

8. Omnichannel: existe um consumidor, e ponto

A empresa tem uma visão omnichannel da jornada do consumidor: o cliente pode entrar em contato com o produto, experimentar, adquirir e se relacionar com a marca em diversos canais. Daí a importância de não separar em clusters as estratégias on e offline.

Um exemplo prático: caso uma peça não esteja disponível na loja física da Reserva, o vendedor pode realizar um pedido pela loja digital – e é comissionado da mesma forma pela venda -, o que garante a qualidade no atendimento e na experiência do cliente.

6 grandes passos para implementar o Customer Centric

E já que o cliente foi a estrela de todos os dias da Semana de Inovação e Transformação Digital até aqui, Eduardo Albuquerque revisou e expandiu os conceitos de Customer Centric na sua apresentação. Olha só:

  • Liderança focada no cliente
  • Compreender o cliente
  • Projetar a experiência
  • Capacitar o atendimento
  • Métricas que importam
  • Feedbacks impulsionam a melhoria contínua

Inovação em produtos

Edu ainda citou duas regras da Garagem HP que definem muito bem a cultura de inovação:

“Trabalhe rápido.”

“É o cliente quem define se um trabalho foi bem feito.”

O medo é o maior inimigo da inovação

Vinicius Porto chamou atenção para uma estatística: mais da metade dos colaboradores nas empresas têm medo de falar abertamente com a sua liderança. Se a cultura não incentiva uma comunicação franca e horizontal, você pode morrer sem escutar as boas ideias.

“O medo é o maior inimigo da inovação.”

O que faz as empresas inovadoras é retirar o medo e as barreiras para a inovação. Como? Criando times heterogêneos e desenvolvendo pessoas com voz ativa, que podem falar sem medo de ser discriminadas.

O que você pode fazer HOJE para inovar na sua empresa?

Para a pergunta mais aguardada do webinar, Vinicius deu as seguintes dicas:

  • A inovação não é uma receita de bolo, mas é importante adotar um método para não repetir os erros – e repetir os sucessos na inovação.
  • Entender melhor a jornada do seu consumidor e como é a sua vida dentro e fora do contexto da marca.
  • Mapear os ruídos e dores dentro da jornada.
  • Reunir o time para gerar ideias em cima desses ruídos no processo. O VOLUME de ideias importa para o processo de inovação (dificilmente a primeira ideia será a melhor solução).
  • Escolher uma ideia de cada vez para desenvolver.
  • Partir para a execução, pensando em como resolver o maior problema possível com o menor produto (esta é a parte realmente desafiadora!).

A Semana de Inovação e Transformação Digital está quase chegando ao fim! Mas hoje (12/09) ainda tem muito mais aprendizado com Bruno Stefani, Head de Inovação da AmBev, revelando como uma grande empresa pode operar como startup. Nos vemos lá!

Ainda não se inscreveu? Corre que dá tempo de assistir os próximos webinars da Semana de Inovação e Transformação Digital! Clica aqui pra fazer sua inscrição!

4º webinar (12/09) Bruno Stefani – Como uma grande empresa pode operar como startup

A nova jornada do consumidor

Para começar, Eduardo trouxe os 5 As da jornada do consumidor na era da conectividade. A principal mudança desta era para as anteriores é que agora os consumidores se conectam uns com os outros e baseiam suas decisões de consumo nas opiniões coletivas da sua rede.

  • Aware (Reconhecimento)
  • Appeal (Atração)
  • Ask (Pergunta)
  • Act (Ação)
  • Advocate (Defensor)

O exemplo da China

Bruno apontou que as empresas na China já compreendem melhor essa nova jornada do consumidor, assim como compreendem que é preciso atender o cliente em qualquer plataforma – seja no celular, no computador, no PDV, o que for.

O que nós vivemos hoje não é apenas sobre tecnologia, é sobre a mudança no comportamento das pessoas.

Segundo ele, a AmBev tem uma visão omnichannel: “Se eu tenho um consumidor dentro de um bar, eu vou atender ele bem. Se ele está em casa e quer cerveja gelada, pode baixar o nosso app e o delivery está ali. Se ele quer comprar online, vou atender ele bem. Não importa onde ele está, eu vou atender ele bem.”

É o fim das lojas físicas?

Eduardo perguntou a opinião do Bruno sobre as lojas físicas: neste cenário em que o digital ganha cada vez mais força, as lojas físicas vão acabar? Bruno acredita que não. Na sua visão, as experiências offline são muito ricas. 

Quando pensamos nas nossas emoções, nas nossas principais experiências de vida, quase todas elas acontecem no offline. As lojas físicas ainda são um ponto importante na experiência do consumidor.

Como uma grande empresa pode operar como startup?

Fazendo parte do ecossistema

O Brasil já tem um ecossistema de inovação muito rico, e o offline tem um papel importante nisso. Existem diversos eventos sobre inovação para reunir profissionais de pequenas e grandes empresas que estão pensando a transformação digital.

Em geral, os empreendedores e startups já trocam muita informação, porque passam por problemas parecidos entre eles. Mas as grandes empresas costumam ter medo e não estão tão abertas assim.

Bruno adiantou que é preciso quebrar essa barreira. Participar de eventos e encontros cria uma aproximação de valor com outras empresas e outros profissionais que estão vivendo um processo de inovação. Ajuda a empresa a evoluir o ecossistema, aprender mais rápido e, inclusive, economizar budget.

Se conectando a startups

Outra recomendação é se aproveitar desse ecossistema de inovação para se conectar a startups. Muitas vezes, as respostas não estão todas dentro de casa. É preciso buscar no mercado e abrir a companhia para aprender com parceiros.

Um dos cases citados foi o da Cervejaria Bohemia, no Rio de Janeiro. A AmBev está abrindo as portas da Cervejaria para que as microcervejarias testem suas receitas. Os mestres-cervejeiros da AmBev conversam com os empreendedores, trocam ideias e criam coisas novas em conjunto. Os dois lados se beneficiam muito desses aprendizados.

Buscando parceiros para acelerar a inovação

Bruno também citou a parceria com Conquer no programa da aceleradora de sustentabilidade da AmBev. A empresa não busca desenvolver novas soluções de energia ou de embalagem, mas parceiros que façam isso em conjunto.

Com a ajuda da Conquer, a AmBev selecionou mais de 20 parceiros para o programa. O valor também está em envolver outras áreas e profissionais da companhia. O VP de sustentabilidade está sempre próximo, orientando os empreendedores.

A empresa ajuda novos negócios a evoluírem e, no fim do dia, estas empresas entregam soluções cada vez melhores.

Quer ver como foi o trabalho da Conquer com os profissionais da AmBev nesse programa de inovação? Dá uma olhada no vídeo!

Como começar a inovar?

Foque em resolver um problema

A principal dica para quem quer inovar é: foque em resolver um problema. E então, tenha claro o que você precisa fazer.

Hoje, no Brasil, existem setores com problemas claríssimos (saúde, educação, logística, mobilidade…). Mas, muitas vezes, olhamos para eles de forma enviesada. 

As empresas e profissionais investem em negócios que parecem interessantes, mas não resolvem um problema real.

Bruno citou o caso dos patinetes como um exemplo de serviço que soluciona um problema real de mobilidade.

Aplique uma metodologia

Bruno ainda citou diversas metodologias de trabalho que podem ajudar a dar forma para a inovação dentro das empresas. Design Thinking, Lean Startup, Double Diamond

Ele exemplificou a fala contando como a AmBev emprega o Double Diamond na sua estratégia de intraempreendedorismo: os colaboradores da empresa têm a oportunidade de testar o seu próprio negócio, validando com o consumidor.

Para isso, recebem uma caixa com toda a explicação da metodologia de testes e um investimento para rodar o teste. Dessa iniciativa já emergiram projetos como o Empório da Cerveja e o Parceiro Ambev, além de diversas boas ideias que podem virar oportunidades de negócio no futuro.

Double Diamond

Eduardo entrou com uma explicação do Double Diamond, que é um método do Design Thinking para resolução de problemas e desenvolvimento de produtos ou serviços.

O método consiste em 4 fases:

  • Discover (Descobrir várias possibilidades)
  • Define (Definir algumas opções para testar)
  • Develop (Desenvolver as soluções que serão testadas)
  • Deliver (Entregar os testes)

Principal desafio como Head de Inovação

Bruno também comentou sobre o seu principal desafio como Head de Inovação da AmBev.

Sendo responsável pelas áreas de inovação e tecnologia e estando em contato com as startups e novidades do mercado, o seu maior desafio é como transformar tudo isso em algo que beneficie toda a empresa. 

Seu desafio é fazer a ponte para que todas as áreas estejam conectadas com o ecossistema – ou a empresa não vai inovar de verdade.

Ou vai, ou voa!

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