O mercado está cada vez mais competitivo. Os clientes têm cada vez mais voz e as empresas entendem a importância de ouvi-los. A inovação deixa de ser uma escolha e sim uma necessidade – quem não inova fica para trás.
Mas diante desse cenário, como desenvolver soluções inovadoras para os negócios com uma abordagem, de fato, focada no ser humano?
É essa busca que tem tornado o Design Thinking cada vez mais conhecido. A abordagem tem se popularizado nos últimos tempos por propor a resolução de um problema real de uma maneira inovadora e criativa.
Não é por acaso que essa abordagem tem sido adotada por muitas empresas e buscada cada vez mais. Mas você sabe exatamente o que é Design Thinking e como você pode aprender?
Design thinking: o que é?
O Design Thinking é uma abordagem de pensamento centrada no usuário para a solução de problemas reais ao utilizar princípios do design. Essa abordagem que envolve comportamento não é uma receita pronta, mas sim uma possibilidade de fazer mais e melhor para o cliente ou usuário.
O conceito surgiu com a publicação em 2009 do livro “Design Thinking: uma abordagem poderosa para decretar o fim de velhas ideias”, de Tim Brown, CEO da consultoria de inovação IDEO, e seu sócio David Kelley, professor na Universidade de Stanford.
Na prática, o Design Thinking é uma abordagem para solucionar problemas complexos. Se você é um fabricante de cadeiras, por exemplo, a pergunta que vai orientar todo seu trabalho é “como eu ajudo as pessoas a terem um descanso mais agradável”, e não apenas “preciso construir uma cadeira”. Percebe a diferença?
Porque usar Design Thinking
A única constante é a mudança. Esse é o cenário que vivemos, onde surgem novas necessidades dos consumidores todo tempo. Para isso, criar novos produtos e estar em um constante processo de inovação passou a ser uma questão de sobrevivência.
Ao trazer o cliente como o centro da solução do problema com o objetivo de encontrar a melhor solução para ele, o Design Thinking vem como uma abordagem que acelera o encontro dessa mesma solução.
E a importância do Design Thinking vem justamente disso. Com resoluções novas e criativas, é possível resolver o problema de hoje do consumidor – as ferramentas do passado já não são suficientes para criar soluções para o seu cliente precisa atualmente.
Além disso, construir algo para o seu cliente sem consultá-lo ou apenas levando em consideração a perspectiva da empresa também não permite que essas soluções sejam desenvolvidas de maneira assertiva.
Quem deve adotar o Design Thinking
Se você pensa que o Design Thinking é de uso exclusivo de designers, saiba que essa abordagem pode ser adotada pelas mais diversas áreas de atuação.
Isso porque as formas tradicionais de resolver problemas já não dão conta dos desafios que as empresas enfrentam. Assim, todos aqueles que buscam transformar problemas em oportunidades podem adotar o Design Thinking: sejam líderes, especialistas, analistas, designer, empreendedores ou mesmo profissionais de tecnologia que queiram se aprofundar na abordagem.
Como aprender Design Thinking
Para entender, na prática, como o Design Thinking pode ajudar a resolver problemas complexos e ajudar sua equipe e a empresa em que trabalha, o ideal é você ir a fundo e aprender mais sobre o assunto e uma ótima maneira de fazer isso é investindo em um curso de Design Thinking.
Se você já entendeu a importância dessa abordagem e quer conhecer mais detalhes, confira os conteúdos abordados no curso online de Design Thinking da Conquer:
Módulo 01 :: Bases do Design Thinking
Módulo 02 :: O pensamento de design
Para criar novos produtos e serviços que satisfaçam a necessidade do consumidor e ao mesmo tempo gerem nele desejo é preciso ter empatia, um dos pilares do Design Thinking. Mas além disso, é necessário agir colaborativamente para que diversas fontes de ideias ofereçam perspectivas diferentes para um mesmo problema ou solução.
E como colocar tudo isso para funcionar? Através da experimentação. Pensar como um designer envolve levar em conta estes três pilares fundamentais que vão guiar o desenvolvimento de soluções funcionais e viáveis economicamente: empatia, colaboração e experimentação.
Módulo 03 :: O ponto-chave da metodologia
Módulo 04 :: Foco no cliente
Módulo 05 :: Let’s play a game
Módulo 06 :: Ideação
Módulo 07 :: Construindo protótipos
Módulo 08 :: A abordagem Lean
Módulo 09 :: Strategic Storytelling
Módulo 10 :: Juntando as Peças
Curso online de Design Thinking
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