Hard Skills

O que você aprende no curso de Design Thinking da Conquer

O mercado está cada vez mais competitivo. Os clientes têm cada vez mais voz e as empresas entendem a importância de ouvi-los. A inovação deixa de ser uma escolha e sim uma necessidade – quem não inova fica para trás. 

Mas diante desse cenário, como desenvolver soluções inovadoras para os negócios com uma abordagem, de fato, focada no ser humano?

É essa busca que tem tornado o Design Thinking cada vez mais conhecido. A abordagem tem se popularizado nos últimos tempos por propor a resolução de um problema real de uma maneira inovadora e criativa

Não é por acaso que essa abordagem tem sido adotada por muitas empresas e buscada cada vez mais. Mas você sabe exatamente o que é Design Thinking e como você pode aprender?

Design thinking: o que é?

O Design Thinking é uma abordagem de pensamento centrada no usuário para a solução de problemas reais ao utilizar princípios do design. Essa abordagem que envolve comportamento não é uma receita pronta, mas sim uma possibilidade de fazer mais e melhor para o cliente ou usuário

O conceito surgiu com a publicação em 2009 do livro “Design Thinking: uma abordagem poderosa para decretar o fim de velhas ideias”, de Tim Brown, CEO da consultoria de inovação IDEO, e seu sócio David Kelley, professor na Universidade de Stanford. 

Na prática, o Design Thinking é uma abordagem para solucionar problemas complexos. Se você é um fabricante de cadeiras, por exemplo, a pergunta que vai orientar todo seu trabalho é “como eu ajudo as pessoas a terem um descanso mais agradável”, e não apenas “preciso construir uma cadeira”. Percebe a diferença?

Porque usar Design Thinking

A única constante é a mudança. Esse é o cenário que vivemos, onde surgem novas necessidades dos consumidores todo tempo. Para isso, criar novos produtos e estar em um constante processo de inovação passou a ser uma questão de sobrevivência

Ao trazer o cliente como o centro da solução do problema com o objetivo de encontrar a melhor solução para ele, o Design Thinking vem como uma abordagem que acelera o encontro dessa mesma solução.

E a importância do Design Thinking vem justamente disso. Com resoluções novas e criativas, é possível resolver o problema de hoje do consumidor – as ferramentas do passado já não são suficientes para criar soluções para o seu cliente precisa atualmente. 

Além disso, construir algo para o seu cliente sem consultá-lo ou apenas levando em consideração a perspectiva da empresa também não permite que essas soluções sejam desenvolvidas de maneira assertiva.

Quem deve adotar o Design Thinking

Se você pensa que o Design Thinking é de uso exclusivo de designers, saiba que essa abordagem pode ser adotada pelas mais diversas áreas de atuação.

Isso porque as formas tradicionais de resolver problemas já não dão conta dos desafios que as empresas enfrentam. Assim, todos aqueles que buscam transformar problemas em oportunidades podem adotar o Design Thinking: sejam líderes, especialistas, analistas, designer, empreendedores ou mesmo profissionais de tecnologia que queiram se aprofundar na abordagem.  

Como aprender Design Thinking

Para entender, na prática, como o Design Thinking pode ajudar a resolver problemas complexos e ajudar sua equipe e a empresa em que trabalha, o ideal é você ir a fundo e aprender mais sobre o assunto e uma ótima maneira de fazer isso é investindo em um curso de Design Thinking

Se você já entendeu a importância dessa abordagem e quer conhecer mais detalhes, confira os conteúdos abordados  no curso online de Design Thinking da Conquer:

Módulo 01 :: Bases do Design Thinking

Módulo 02 :: O pensamento de design

Para criar novos produtos e serviços que satisfaçam a necessidade do consumidor e ao mesmo tempo gerem nele desejo é preciso ter empatia, um dos pilares do Design Thinking. Mas além disso, é necessário agir colaborativamente para que diversas fontes de ideias ofereçam perspectivas diferentes para um mesmo problema ou solução.

E como colocar tudo isso para funcionar? Através da experimentação. Pensar como um designer envolve levar em conta estes três pilares fundamentais que vão guiar o desenvolvimento de soluções funcionais e viáveis economicamente: empatia, colaboração e experimentação.

Módulo 03 ::  O ponto-chave da metodologia

Módulo 04 :: Foco no cliente

Módulo 05 :: Let’s play a game

Módulo 06 :: Ideação

Módulo 07 :: Construindo protótipos

Módulo 08 :: A abordagem Lean

Módulo 09 :: Strategic Storytelling

Módulo 10 :: Juntando as Peças

Curso online de Design Thinking

Quer entender todas as possibilidades que o Design Thinking pode te proporcionar? O curso online de Design Thinking da Conquer é uma alternativa para todos os profissionais consigam encontrar soluções criativas para problemas complexos e diversos

Em um modelo 100% online, você vai ter acesso a um conteúdo exclusivo com professores de mercado, conhecendo ferramentas práticas e aplicando a abordagem do Design Thinking

Neste curso, você vai aprender a metodologia que a Conquer aplicou nas melhores empresas e startups do Brasil e da América Latina para a criação de novos produtos, serviços ou para resolver problemas complexos. Clique aqui para saber mais e fazer a sua inscrição para o curso de Design Thinking da Conquer.

Posts recentes

Quem está na pós-graduação pode fazer estágio?

Saiba se é permitido fazer estágio na pós-graduação e quais regras regem esse modelo de…

novembro 26, 2024

Posso fazer pós-graduação em qualquer área?

Entenda em quais áreas você pode se especializar e quantas pós-graduações são permitidas. “Posso fazer…

novembro 22, 2024

Pós-graduação rápida e reconhecida pelo MEC: escolha a Conquer

Descubra se existe pós-graduação rápida e com reconhecimento no MEC para você cursar. Se você…

novembro 19, 2024

Quanto tempo dura uma pós-graduação?

Descubra qual é o tempo para concluir uma pós-graduação e quais são as opções de…

novembro 12, 2024

Desenvolvimento de Liderança: como a Coca-Cola FEMSA treinou mais de 7 mil líderes com a Conquer

Quando duas grandes marcas se unem, o resultado só pode ser transformador. A Coca-Cola FEMSA…

outubro 31, 2024

Como desenvolver inteligência emocional: 10 ferramentas práticas

Você já se pegou travando durante uma reunião tensa com a sua liderança, sem saber…

junho 26, 2024