O trabalho a ser feito

Estou lendo no momento o excelente livro novo do Clayton Christensen chamado “Competindo Contra a Sorte: A história da inovação e da escolha dos clientes”, no qual ele explica a estratégia do “trabalho a ser feito”.

A base da teoria é: consumidores não compram produtos ou serviços; eles levam-nos para suas vidas para poder progredir.

O que significa que você deveria se perguntar: Este consumidor adquiriu seu produto para realizar que trabalho?

O que parece uma distinção trivial à primeira vista revela uma verdade muito mais profunda: Nós geralmente focamos demais no consumidor em si (quem ele é, o que ele faz, onde está localizado…) ao invés de descobrir por que ele está usando (ou não) seu produto para resolver que desafio.

Descobrir o trabalho que o consumidor deseja que seu produto desempenhe pode ser difícil: O Starbucks está no mercado de venda de café, de lugares para conectar pessoas, de lugares para trabalhar ou talvez um lugar onde as pessoas podem escapar de suas vidas corridas por alguns minutos?

É possível que todos esses pontos sejam verdade – mas descobrir quais são essas diferentes facetas e depois atender a estas ‘tarefas’ é uma forma incrivelmente poderosa de trazer à tona o sucesso do seu produto.

Então pergunte-se: Seu consumidor contratou seu produto para realizar que trabalho? E então construa-o especificamente para este trabalho.The Heretic é um canal de artigos com a opinião direta ao ponto de Pascal Finette, VP da Singularity, a Universidade do Futuro.

*Tradução livre e adaptada com autorização do autor, Pascal Finette.

Bel Victorio

Posts recentes

Indicadores de Treinamento e Desenvolvimento: conheça os 7 principais e dicas de como usar na prática

Nós sabemos que programas de Treinamento e Desenvolvimento são uma ferramenta essencial para o desenvolvimento…

dezembro 11, 2023

Treinamento e Desenvolvimento: tudo o que você precisa saber para uma estratégia bem-sucedida

Você sabia que 6 em cada 10 colaboradores precisarão de treinamento antes de 2027, mas…

novembro 13, 2023

9 exemplos de lideranças inspiradoras (e como se tornar uma)

Ao longo da história, muitas figuras ficaram eternizadas por terem a capacidade de inspirar e…

outubro 27, 2023

Pós-graduação presencial, EAD ou semipresencial: como escolher?

Continuar estudando é o próximo passo para quem quer dar um up na carreira ou…

outubro 24, 2023

Storytelling: arte de construir narrativas de marca eficazes

Contar histórias é algo super importante para nós, humanos. É através delas que formamos quem…

outubro 20, 2023

Guia definitivo para escolher pós-graduação ideal

Dar um up no currículo é uma das principais formas de melhorar sua posição no…

outubro 16, 2023