O LinkedIn mudou substancialmente a maneira de recrutar e graças a esta rede o profissional muitas vezes está a apenas um clique de distância. Em alguns casos o Recrutador nem precisa anunciar a vaga pois, através de buscas avançadas que o sistema permite, é possível já realizar a abordagem direta ao profissional que preenche todos os requisitos da função.
Mas, como se fazer notar e chamar a atenção dos HeadHunters e Recrutadores? Eu separei oito dicas para você marcar presença e ganhar mais autoridade nesta rede social.
1. Escolha um título profissional que retrate bem toda a sua trajetória. Muitas pessoas colocam como título profissional o último cargo exercido. Hoje mesmo, auxiliei um cliente que mudou o seu título de: “Gerente Comercial” para “Profissional da área Comercial | Vendas | Novos Negócios”.
2. Coloque uma foto no seu perfil que expresse simpatia, profissionalismo e bom gosto. Lembre-se: pessoas entram em redes sociais para ver pessoas e, provavelmente, o olhar do recrutador será atraído primeiro para a sua foto.
3. Preencha todos os campos. Quanto mais completo está o seu perfil, mais na frente ele aparecerá nas buscas dos HeadHunters. Neste sentido, abuse de palavras-chave, cite todas as suas especialidades, formação acadêmica, idiomas, resumo profissional, cursos, projetos e etc.
4. Atualize diariamente o seu resumo profissional: mude uma palavra, acrescente ou tire um ponto e compartilhe conteúdo da sua área de atuação ou relacionado a negócios: fotos com frases inspiradoras, artigos, vídeos motivacionais e de conteúdo ou uma mensagem de caráter profissional (frases e citações preferencialmente com foco em relacionamento e negócios).
5. Nas configurações de privacidade, ajuste para que seu perfil apareça quando consultar o perfil de outra pessoa, assim, ela ficará curiosa e provavelmente consultará o seu perfil.
6. Tenha uma meta diária para envio de convites: busque pessoas por palavras-chave e localização. Por exemplo: se você quer um emprego em Curitiba, deve buscar por: HeadHunters, Gerentes de Recursos Humanos e Recrutadores desta região.
7. Curta, comente e compartilhe as atualizações da sua rede e dê os parabéns às atualizações de suas conexões que aparecem no canto direito da tela.
8. Publique no LinkedIn Pulse (blog de notícias do LinkedIn). Mostre domínio da sua área de atuação escrevendo artigos e conteúdos exclusivo. Invista em textos simples, com linguagem mais informal e direta sobre assuntos que domina (não esqueça de fazer uma boa revisão gramatical e ortográfica, além de escolher uma figura ilustrativa que chame a atenção).Tais Targa é Job Hunter, Especialista em Recolocação e Carreira, Psicóloga, Coach e Mestre em Educação. Reconhecida como uma das 15 brasileiras que mais influenciaram o LinkedIn em 2016 – LinkedIn Top Voices. Vlogueira, Palestrante, Escritora, viciada em redes sociais e Diretora da empresa TTarga Carreira e Recolocação.
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