Qual a diferença entre MBA e pós-graduação?

Já não é mais segredo para ninguém que um dos principais caminhos para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho é investindo em qualificação. Em um contexto no qual […]
15 jun, 2023
Reading time 10 minutos de leitura

Já não é mais segredo para ninguém que um dos principais caminhos para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho é investindo em qualificação. Em um contexto no qual a alta competitividade impera, se ater à graduação pode significar estar sempre um passo atrás da concorrência.

Segundo uma pesquisa realizada pela Catho, um profissional com MBA e pós-graduação pode aumentar o seu salário consideravelmente.

Por isso é tão importante escolher a modalidade adequada de qualificação de acordo com o seu perfil profissional e os seus objetivos de carreira. Se tratando desse assunto, é muito comum surgirem dúvidas quanto à especialização ideal.

Vale mais a pena investir em qual das opções entre MBA e pós-graduação? Afinal, qual a diferença entre eles? Esses e mais detalhes você confere no artigo a seguir! 

MBA e Pós-Graduação: Qual a diferença?

Antes de tratarmos das diferenças entre essas duas modalidades, é importante pontuar que todos os cursos realizados em continuidade à graduação são pós-graduações, o que inclui também o MBA (Master of Business Administration). Há duas categorias principais de pós-graduação: 

  • Pós-graduação Lato Sensu: inclui cursos com enfoque mais amplo, contemplando profissionais que almejam aprofundar seus conhecimentos em uma área específica. Esse tipo de pós-graduação visa uma formação mais prática, voltada para o mercado de trabalho. É nessa categoria que se encaixam o MBA e as especializações. 
  • Pós-graduação Stricto Sensu: inclui programas de pós-graduação focados na realização de pesquisas, e, por isso, é mais voltado para quem deseja seguir carreira acadêmica. Os cursos dessa modalidade envolvem estudos mais aprofundados e sistemáticos de uma área de conhecimento específica. Fazem parte dessa categoria os cursos de mestrado e doutorado.
Depois de saber a diferença entre MBA e Pós-graduação, saiba que você pode contar com a Conquer para oferecer os melhores cursos em ambas as áreas.
Depois de saber a diferença entre MBA e Pós-graduação, saiba que você pode contar com a Conquer para oferecer os melhores cursos em ambas as áreas.

Sendo assim, todo MBA é uma pós-graduação, mas nem toda pós-graduação é um MBA. O que ocorre é que o termo “pós-graduação” é mais comumente utilizado para se referir aos cursos de formação Lato Sensu. Muitas vezes, é aplicado até mesmo como um sinônimo para especialização. 

Seguindo esse raciocínio, você provavelmente deve estar querendo saber qual a diferença entre especialização e MBA, certo? Então vamos direto ao assunto! 

A principal diferença entre um MBA e uma especialização é o enfoque de cada um. A especialização é embasada principalmente na teoria, e está disponível para a maioria dos cursos e áreas. O MBA consiste em estudos de caso, e por isso é uma formação com aspecto mais prático. 

Além disso, o MBA foi, por muito tempo, focado apenas na área de administração, como o seu próprio nome já sugere (mestre em administração de negócios, em português).

Isso vem mudando de uns tempos para cá, e o curso já pode ser encontrado para outros campos de atuação, como é o caso do MBA Executivo em Marketing. Ainda assim, essa formação é sempre voltada para a visão de negócio e gestão empresarial. 

Confira a seguir e com mais detalhes no que consiste cada um desses cursos.

Como é e para que serve um MBA?

O MBA ou Master of Business Administration é um grau acadêmico voltado para a visão administrativa e de negócios.

Apesar do seu nome remeter ao título de mestre, no Brasil ele se trata de um curso lato sensu, como vimos anteriormente. Isso significa que seu objetivo é proporcionar uma visão aprofundada e global sobre o âmbito corporativo.

Essa é uma especialização voltada especificamente para os profissionais que desejam ser gestores, executivos ou ocupar outros cargos de liderança.

O MBA conta com práticas voltadas às experiências do mercado de trabalho, com a finalidade de formar profissionais com capacidade de liderança e gestão, que saibam tomar decisões no ambiente de trabalho e utilizar os aprendizados obtidos no curso para isso. 

Sendo assim, é uma formação voltada principalmente para profissionais que já possuem alguma experiência no mercado de trabalho e buscam um maior crescimento profissional. É uma pós-graduação bastante procurada por empresários, executivos e gestores. 

A pesquisa da Catho mencionada no início deste artigo apresenta outro dado interessante em relação ao MBA. No estudo, foi feita uma comparação de salário com executivos que têm MBA e executivos que não possuem essa formação.

O resultado mostrou que a diferença salarial entre esses profissionais pode chegar a 47%, comprovando a importância de continuar os estudos.

Para fazer um MBA, é preciso ter uma graduação, ou seja, ter se formado como bacharel, licenciado ou tecnólogo em um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Outro aspecto importante para ingressar nesse tipo de curso é ter um real interesse pelo mundo dos negócios.

Além de ser um excelente complemento ao seu currículo e abrir portas para diversas oportunidades de emprego, o MBA tem um diferencial que o torna único mediante outras opções de pós-graduação.

Como foca em temas empresariais, esse curso é riquíssimo em aprendizados práticos, estudos de casos reais e outras atividades que colocam o aluno frente a frente com os desafios do mercado de trabalho.

Se você não tem certeza se um MBA é a melhor escolha para dar continuidade à sua formação profissional, continue a leitura e confira mais detalhes sobre a especialização. 

Como é e para que serve uma especialização? 

Assim como o MBA, a especialização também é uma formação do nível de pós-graduação, podendo ser realizada por quem já concluiu algum curso no ensino superior. Seu objetivo é proporcionar maior profundidade em uma área de conhecimento e formar especialistas.

A melhor opção para você realizar sua especialização, seja no MBA ou Pós-graduação.

Durante a graduação, os estudantes têm acesso a uma série de conhecimentos, que servem para orientar a formação e preparar um profissional generalista, apto a atuar em qualquer área relacionada ao seu curso. 

Já na especialização, existe a oportunidade de se especializar em uma dessas áreas a partir de uma preparação mais direcionada, aprendendo com os melhores professores e tendo contato com o que há de mais atualizado no segmento no qual você deseja atuar.

Com esse tipo de pós-graduação, o profissional consegue se adaptar melhor às exigências do mercado de trabalho e da função desempenhada. 

Entre os diversos tipos de pós-graduação que existem e vimos brevemente no início deste artigo, a especialização é uma das mais buscadas pelos profissionais. Quem deseja evoluir na sua área de atuação com um foco direcionado no mercado de trabalho deve investir nesse tipo de formação.

Dessa forma, o profissional terá a qualificação necessária para suprir com eficiência as principais demandas das empresas.

Os cursos de especialização seguem basicamente o mesmo padrão de uma graduação, com aulas (que podem ser presenciais ou à distância) e trabalhos extras como seminários ou estudos de caso.

Seguindo as exigências do MEC, o curso precisa ter no mínimo 360 horas. Após sua conclusão, o aluno recebe um certificado, que pode ser muito valorizado pelo mercado.

Agora que você já sabe como funciona o MBA e a especialização, fica mais fácil tomar uma decisão rumo ao próximo nível da sua formação profissional. Caso ainda assim precise de uma ajudinha, dê uma espiada no próximo tópico.

Qual curso devo fazer?

Há diversos fatores que devem ser considerados na hora de escolher entre fazer um MBA ou uma especialização. Ambos são programas de pós-graduação, sendo assim possibilitam o contato com conhecimentos aprofundados em uma área específica. 

Independente da opção que se encaixe no seu perfil, persistência é a palavra chave para dar o próximo passo no seu desenvolvimento profissional!

Vale a pena ressaltar que não há uma resposta pronta ou ideal, uma vez que a escolha dependerá dos objetivos, interesses, experiência e circunstâncias pessoais de cada profissional. Independente do que você optar fazer, uma coisa é certa: quem tem um MBA ou uma especialização em seu currículo certamente terá mais e melhores oportunidades em sua carreira.

Como há diferenças significativas entre MBA e-pós graduação, é preciso refletir sobre elas antes de tomar uma decisão. Confira a seguir alguns desses aspectos.  

Objetivos de carreira

Comece considerando seus objetivos de carreira a longo prazo. Pergunte-se se você deseja avançar em sua carreira atual, adquirir habilidades gerenciais e de liderança ou explorar uma nova área de especialização.

O MBA geralmente é mais voltado para profissionais que buscam cargos de alta liderança ou desejam empreender, enquanto uma especialização é mais focada em conhecimentos técnicos e específicos de uma determinada área.

Amplitude versus profundidade

O MBA é um programa abrangente que cobre várias disciplinas de negócios, incluindo gestão, finanças, marketing, operações e estratégia.

É um curso que oferece, portanto, uma visão geral dos principais aspectos do mundo dos negócios. Por outro lado, uma especialização se concentra em um campo específico, fornecendo conhecimentos mais detalhados e especializados nessa área em particular.

Experiência profissional

Outro aspecto que deve ser levado em conta é a sua experiência profissional atual. O MBA é geralmente mais adequado para profissionais com alguns anos de experiência de trabalho, pois valoriza a contribuição prática dos alunos durante as discussões em sala de aula.

Para quem deseja se aprofundar em uma área específica, mesmo sem ter muitos anos de experiência, uma especialização pode ser a escolha mais adequada.

Rede de contatos

Um dos grandes benefícios do MBA é a oportunidade de construir uma rede de contatos valiosa. Esses programas de formação costumam reunir profissionais de diversas áreas e setores, o que pode ser vantajoso para o desenvolvimento de uma rede de relacionamentos profissionais.

Uma especialização também pode oferecer oportunidades de networking, embora talvez em uma escala menor e mais focada na área específica.

Reputação da instituição

Pesquise a reputação da instituição educacional que oferece o programa de formação. Tanto para o MBA quanto para a especialização, é importante escolher uma instituição reconhecida e respeitada, já que isso pode ter um impacto na percepção dos empregadores e na qualidade da educação recebida.

Na Conquer, você tem a oportunidade de cursar um MBA que é uma verdadeira jornada de imersão para profissionais com sede de conhecimento. Com duração de 6 meses, nosso curso oferece a oportunidade de se conectar aos maiores líderes do Brasil. 

Além dos professores e executivos que fazem parte da grade, você também fará parte do fórum da turma, que possibilita aprimorar o networking com profissionais de renome.

Quer conhecer, debater e resolver problemas reais enfrentados pelas maiores empresas do Brasil? Clique aqui para saber mais. 

E se você decidiu que fazer uma especialização é o próximo passo ideal para a sua formação profissional, aqui na Conquer você também encontra as melhores opções para dar um salto na carreira e se tornar uma referência em seu mercado de atuação.

Com nossa metodologia mão na massa, você tem a oportunidade de ir além da teoria e aplicar seu conhecimento no dia a dia de trabalho, aprendendo com professores que são líderes de mercado e especialistas naquilo que ensinam. Clique aqui e confira!

O que você achou disso?

Média da classificação 5 / 5. 1

Carreira Negócios