Qual a diferença entre mestrado e pós-graduação?

Nos últimos anos, ter um diploma de graduação deixou de ser considerado um diferencial no currículo, e passou a ser um pré-requisito. Esse contexto faz com que, mesmo antes de […]
22 jun, 2023
Reading time 11 minutos de leitura

Nos últimos anos, ter um diploma de graduação deixou de ser considerado um diferencial no currículo, e passou a ser um pré-requisito. Esse contexto faz com que, mesmo antes de terminar a graduação, muitos estudantes já fiquem de olho em opções de mestrado e pós-graduação, com o objetivo de conquistar uma especialização que sirva para diferenciá-los em sua carreira profissional.

Diante disso, é muito comum que diversas dúvidas apareçam. Uma das mais recorrentes diz respeito à escolha entre mestrado e pós-graduação. Afinal, qual é a melhor escolha? Qual o próximo passo a ser tomado?

Esse texto foi elaborado para responder a esse questionamento. Confira a seguir mais detalhes sobre o mestrado e pós graduação, suas características, vantagens e as possibilidades que oferecem. Confira!

Mestrado e pós-graduação: qual a diferença?

Antes mesmo de falarmos sobre as diferenças entre mestrado e pós-graduação, é importante esclarecer que todos os cursos realizados após o período da graduação são pós-graduações. Sim, mesmo o mestrado entra nessa categoria. Há duas categorias de pós-graduação.

  • Lato Sensu: refere-se a programas de pós-graduação com foco mais amplo, voltados a profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos em uma área específica, visando uma formação mais prática e voltada para o mercado de trabalho. Inclui cursos como as especializações e o MBA.
  • Stricto Sensu: inclui programas de pós-graduação mais focados na pesquisa acadêmica e científica, para aqueles que desejam seguir uma carreira acadêmica. Esses programas envolvem um estudo mais aprofundado e sistemático de uma área específica do conhecimento, como os cursos de mestrado e doutorado.
Apenda a diferença entre mestrado e pós-graduação e como escolher cada opção
Apenda a diferença entre mestrado e pós-graduação e como escolher cada opção

Muitas vezes, o termo “pós-graduação” é utilizado para se referir exclusivamente aos programas Lato Sensu.

Sendo assim, para facilitar, vamos manter essa mesma linha de raciocínio: quando falarmos de pós-graduação, saiba que estamos nos referindo aos cursos de especialização e de MBA do Lato Sensu, e para tratar dos programas Stricto Sensu, falaremos diretamente sobre mestrado ou doutorado. 

Agora que você já sabe o que diferencia essas modalidades, continue a leitura para conferir mais detalhes sobre cada uma delas. 

Pós-graduação (cursos Lato Sensu)

De modo geral, os cursos de pós-graduação são mais curtos que os programas de Stricto Sensu, já que são desenvolvidos para atender a demandas pontuais por parte do mercado de trabalho e dos profissionais das áreas.

Sua abordagem é mais voltada para conhecimentos específicos de acordo com os interesses do mundo corporativo. Os cursos de pós-graduação abrangem todas as áreas do conhecimento, e estão disponíveis em diferentes faculdades e universidades.

Esses cursos precisam ter uma carga horária mínima de 360 horas/aula para serem reconhecidos pelo MEC. Há modalidades à distância e presencial.

As aulas podem ser ministradas durante a semana, ou de forma intensiva aos finais de semana. Ao final do curso, o aluno obtém um certificado, estando mais capacitado para o mercado de trabalho.

O investimento para fazer uma pós-graduação pode variar de acordo com a duração do curso, modalidade de ensino e instituição escolhida. Os cursos EAD geralmente costumam apresentar valores mais acessíveis. 

Os cursos de mestrado e pós-graduação, geralmente te levarão a posições de liderança. Veja como exercer esta responsabilidade da melhor maneira.

Para ingressar em uma pós-graduação, é preciso ter concluído o curso de graduação. Algumas instituições podem exigir a realização de uma prova ou entrevista como critério de aprovação dos alunos que irão ingressar no curso. 

Esses programas são mais objetivos, e permitem ao aluno aprofundar seus conhecimentos em determinado assunto. Por isso, podem ser realizados a qualquer momento da vida profissional de acordo com seus objetivos, como alcançar um cargo de liderança, por exemplo. 

O MBA (Master Business Administration) é um curso voltado para profissionais de diferentes áreas de atuação que já possuam alguma experiência em cargos de gerenciamento, como empresários, executivos, gerentes e diretores, ou pessoas que almejam essas posições.

Ao optar por um MBA, você terá contato com conhecimentos técnicos da área de gestão empresarial. 

Há dois tipos de MBA, o tradicional e o executivo.

O MBA tradicional é baseado na análise, e concentra-se no aprendizado e aplicação de teorias. Sendo assim, explora estudos de caso. É mais indicado para gestores iniciantes, focado em habilidades funcionais como contabilidade, finanças e marketing. 

Já o MBA executivo conta também com a experiência, já que se concentra em ideias e aprendizados derivados da experiência gerencial. Por isso, é mais indicado para gerentes mais experientes, com conhecimentos sólidos nessa função. 

Outro tipo de pós-graduação é a especialização, uma opção interessante tanto para quem deseja aprofundar as habilidades mais exigidas na profissão que atua, quanto por quem deseja explorar novas possibilidades de carreira.

Sendo assim, os cursos de especialização são um excelente investimento para quem quer garantir um diferencial de qualidade para o seu currículo.

Conheça a Pós-graduação Conquer

Somos uma escola de negócios com cursos e especializações práticas para você se tornar um profissional mais qualificado, preparado e disputado pelo mercado .

Nascemos da nossa insatisfação com o ensino tradicional – faculdades e pós-graduações – por focarem muito na teoria e pouco na prática.

Na Conquer, você vai aprender através de uma metodologia própria e professores de destaque no mercado, conteúdos atuais que podem ser aplicados imediatamente para que você tenha resultados reais na sua carreira.

  • Certificado reconhecido pelo MEC.
  • Metodologia mão na massa.
  • Comece agora e termine em apenas 6 meses.

Mestrado e doutorado (cursos Stricto Sensu)

        O mestrado e o doutorado possuem, geralmente, um tempo de duração maior em comparação aos cursos de pós-graduação.

Como mencionado acima, são voltados para quem pretende seguir a carreira acadêmica, formando pesquisadores e professores universitários. Mesmo assim, não é raro encontrar mestres e doutores atuando no mercado de trabalho. 

O nível de conhecimento desses cursos é mais amplo e aprofundado, e ao final o aluno obtém um diploma. São programas de ensino bastante exigentes, que estimulam o pensamento crítico e a reflexão teórica.

Estão abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às normas de seleção da instituição em questão. Veremos a seguir, separadamente, mais detalhes sobre o mestrado e o doutorado.

Mestrado

O mestrado tem o intuito de dar sequência aos estudos realizados na graduação, e geralmente tem duração de 2 anos para o recebimento da titulação. Os estudantes têm a oportunidade de escolher entre dois tipos de formação: acadêmica ou profissional. 

Um dos requisitos para o mestrado, é a fluência em outro idioma, geralmente o inglês. Confira as dicas que nós temos sobre esse assunto.

A formação acadêmica foca em estudos teóricos, aplicando-os à sociedade. Essa modalidade de mestrado é focada na formação de profissionais que desejam atuar na área acadêmica, realizando pesquisas ou dando aulas no ensino superior.

 A formação profissional também tem a docência como enfoque, mas visa processos, interações, práticas e dinâmicas do mercado de trabalho. Seu maior objetivo é desenvolver conhecimentos científicos que possam ser aplicados no dia a dia profissional e estejam alinhados às exigências do mercado. 

Em ambos os casos, o processo consiste basicamente que o mestrando se dedique a uma pesquisa que será transformada na dissertação de um tema específico. Ao final do curso, a tese será defendida mediante a avaliação de uma banca composta por professores e profissionais renomados no tema.

Além de oferecer a especialização profissional, fazer um mestrado também pode ser uma opção interessante para profissionais que desejam uma recolocação no mercado de trabalho. 

Para fazer um mestrado, é preciso apresentar o diploma de conclusão do curso de graduação, assim como acontece na pós-graduação.

Os candidatos passam por um processo que envolve uma prova de seleção, uma entrevista e a elaboração de um pré-projeto de acordo com o tema de estudo escolhido. Além disso, é preciso ter domínio de, pelo menos, um idioma estrangeiro, geralmente o inglês.

Nas universidades públicas, é possível realizar o mestrado de forma gratuita mediante aprovação no processo de seleção. Em alguns casos, os mestrandos contam com um auxílio financeiro da própria instituição de ensino ou de fundações de pesquisa e fomento, como a Fapesp, Capes e o CNPq.

Caso opte por uma faculdade particular, as mensalidades podem variar de acordo com os critérios de cada instituição, assim como as possibilidades de bolsas de estudo e outras formas de apoios financeiros.

Doutorado

Para cursar um doutorado, é obrigatório passar primeiramente pela graduação e pelo mestrado. Os alunos que fazem doutorado dão continuidade a sua formação para atuar no campo da pesquisa, com foco no conhecimento aprofundado sobre determinado assunto. 

Para ingressar nesta modalidade, é preciso primeiro passar pela graduação
Para ingressar nesta modalidade, é preciso primeiro passar pela graduação

O processo seletivo para realizar o doutorado exige do candidato um pré-projeto de tese original e o currículo acadêmico das pesquisas realizadas anteriormente.

Além disso, é preciso demonstrar interesse e comprometimento frente ao tema de pesquisa proposto e domínio de, pelo menos, dois idiomas estrangeiros.

O tempo de duração é de 4 a 5 anos, dependendo da disponibilidade e dedicação de cada aluno em relação às disciplinas e do desenvolvimento das etapas teóricas e empíricas da tese.

Ao final do curso, o doutorando precisa fazer a defesa de sua tese, que deve ser mais ampla que a dissertação defendida no mestrado. Espera-se que o aluno ofereça um ponto de vista inédito sobre a temática estudada.   

Pós-doutorado

Mundialmente conhecido como postdoc ou post-doc, o pós-doutorado só pode ser cursado por doutores formados, que desejam ampliar ainda mais a sua temática de estudo.

Diferente do que acontece no mestrado e no doutorado, o pós-doutorado não confere um título ao estudante após sua conclusão, uma vez que se trata de uma extensão da pesquisa. Sendo assim, não corresponde a um grau acadêmico.

O pós-doutorado envolve o desenvolvimento de um projeto que é custeado por agências de fomento à pesquisa. Nesse caso, o pesquisador que se submete a esse tipo de edital pede licença de sua instituição de ensino por um período entre um ou dois anos para realização da pesquisa em outra universidade.

Durante esse tempo, deverá realizar pesquisas ainda mais avançadas dentro de sua área de estudo. Dessa forma, o resultado são publicações mais desenvolvidas. Não há exigência de cursar disciplinas ou defender uma tese, como acontece nos programas de mestrado e doutorado.  

Agora que você já sabe diferenciar os diferentes tipos de pós-graduação e sabe as diversas oportunidades que elas possibilitam, provavelmente está pensando nos prós e contras de cada um para decidir qual faz mais sentido segundo sua realidade e seus objetivos. Confira a seguir algumas dicas para tomar a melhor decisão.

Qual pós-graduação devo fazer?

Para escolher o tipo de pós-graduação que mais faz sentido para a sua carreira profissional, você deve necessariamente levar em conta quais são os seus objetivos.

Os cursos de pós-graduação lato sensu (como as especializações e o MBA), geralmente têm um tempo de duração menor e são mais em conta do que o mestrado (quando este é realizado em instituições privadas, já que nas universidades públicas ele é gratuito). 

Além disso, tendem a ter uma aplicação rápida, uma vez que esse tipo de formação tem o intuito de atender demandas específicas do mercado de trabalho e dos profissionais que o compõem. 

O mestrado, por sua vez, é mais abrangente, e por isso requer mais tempo para ser concluído. Dessa forma, proporciona um repertório maior e mais aprofundado aos estudantes em relação a questões teóricas, mas nem sempre atende aos objetivos profissionais e de mercado de trabalho. 

Sendo assim, o seu processo de escolha deve levar em consideração alguns fatores, como o tempo médio que você deseja se formar, o orçamento que tem disponível para investir nessa formação, a expectativa de retorno do dinheiro investido, e, claro, seus objetivos profissionais e de carreira.

Observe também a grade curricular e o objetivo de cada curso, o tempo de duração e o investimento financeiro necessário, entre outros pontos essenciais que podem ser determinantes para tomar uma decisão viável e pragmática. 

Se o seu objetivo é ingressar na vida acadêmica, trabalhar em universidades e se dedicar à realização de pesquisas, então o mestrado é a escolha ideal. Por outro lado, se você deseja ser um profissional de destaque no mercado de trabalho e atuar em instituições privadas e/ou públicas, a especialização ou o MBA podem ser as melhores alternativas.

O que faz realmente a diferença entre essas escolhas são as oportunidades que cada tipo de curso proporciona. Ter isso em mente é indispensável na hora de elaborar seu plano de carreira. Assim, fica mais fácil definir quais serão os passos necessários para alcançar suas metas e concretizar seus sonhos.

Conheça a Pós-graduação Conquer

Somos uma escola de negócios com cursos e especializações práticas para você se tornar um profissional mais qualificado, preparado e disputado pelo mercado .

Nascemos da nossa insatisfação com o ensino tradicional – faculdades e pós-graduações – por focarem muito na teoria e pouco na prática.

Na Conquer, você vai aprender através de uma metodologia própria e professores de destaque no mercado, conteúdos atuais que podem ser aplicados imediatamente para que você tenha resultados reais na sua carreira.

  • Certificado reconhecido pelo MEC.
  • Metodologia mão na massa.
  • Comece agora e termine em apenas 6 meses.

O que você achou disso?

Média da classificação 1 / 5. 1

Carreira Negócios