Um estudo global da Deloitte (2019) indica que o motivo número 1 pelo qual os profissionais desistem de seus empregos é a “inabilidade de aprender e se desenvolver”. E digo mais: outro estudo da Deloitte, em parceria com o MIT, mostra que nas empresas mais bem sucedidas os colaboradores aprendem novas skills, pelo menos, uma vez por semestre.
Novas empresas exigem novos tipos de colaboradores. Não por acaso, o RH é um dos setores mais pressionados para se reinventar e oxigenar a cultura da organização.
Pensando nisso, a Conquer lançou a Semana do RH Estratégico, um evento 100% online e gratuito com webinars e conteúdos exclusivos de altíssimo nível sobre o papel do novo RH.
Se você trabalha na área de Recursos Humanos, quer se posicionar para ser protagonista na transformação da cultura e no crescimento da sua empresa, então esse evento foi feito para você. A primeira edição rolou de 28 a 30 de outubro de 2019. Se você perdeu — ou quer relembrar — pode conferir neste post tudo que rolou!
Ao longo de 3 dias, Glaucia Alves (Deloitte), Samantha Franco (Exxon Mobil), Rafael Piccolo (KPMG) e Aline Gomes (Conquer) – líderes de referência no mercado – falaram sobre como o RH pode ser protagonista na transformação da cultura e no crescimento da empresa. Confira como foi:
Na segunda-feira (28/10) rolou o primeiro dia da Semana do RH Estratégico, com a participação de Glaucia Alves, diretora de Inovação da Deloitte, Aline Gomes, Head de In Company da Conquer, e Eduardo Albuquerque, Head de Inovação da Conquer.
O tema desse bate-papo foi “O papel do RH na criação de uma cultura de inovação”. Confira o melhor do que rolou!
RH é uma das áreas mais estratégicas
Qual o maior desafio do RH para inovar?
Glaucia começou com uma provocação: o RH deveria ser a primeira a ser o bumbo tocador de uma mudança de cultura. Aquela área que, na hora que temos uma nova tendência de mercado e temos que nos adequar ao mundo, fosse o puxador deste movimento.
Mas, na prática, em grande parte das organizações as áreas de recursos humanos acabam sendo grandes fábricas de processos. Acabam travando as mudanças que a organização precisa fazer. E isso acaba prejudicando o movimento como um todo da empresa de se movimentar para frente.
Como o RH pode permitir a inovação?
Porque a sociedade mudou. Por muito tempo o papel do RH foi estabelecer processos para garantir igualdade para as pessoas (e isso foi muito importante!). Mas o mundo mudou. Hoje é necessário um RH: rápido, flexível e aberto a pessoas diferentes.
Como convencer a liderança de inovar? Não é com discursinho. E sim com resultado. Glaucia e Edu bateram na tecla dos quick wins: pequenas ações de mudança e inovação que trazem resultados rápidos, e ajudam a mudar a mentalidade daqueles que são mais resistentes a mudanças.
Com mais de 15 anos de experiência como executiva de RH, Aline chamou à reflexão:
“Não é só trabalhar a configuração mental dos líderes, mas fazer esta pergunta para o próprio RH: o quanto eu estou disposto a experimentar? De que maneira o RH está trabalhando a cultura do erro?”
O desenvolvimento de novos tipos de talentos é um dos grandes desafios para este novo RH.
Aline, Glaucia e Hendel comentaram um pouco sobre este tema, dando spoilers do tema trabalhado no segundo dia de webinars (“As novas skills que os colaboradores precisam desenvolver”).
A primeira dica é:as faculdades hoje não preparam os colaboradores para um cenário de adaptabilidade, não no ritmo que o mercado precisa. Por isso o RH as empresas precisam “se transformar em escolas” para ensinar estas novas competências.
“O RH tem um papel essencial de trabalhar e educar estes talentos, sempre valorizando a diversidade”, destacou Edu.
E como inovar em empresas familiares? A pergunta surgiu de participantes do webinar, que escreveram para Aline no chat da Conquer.
Os palestrantes trouxeram duas dicas:
Benchmark. Levar os líderes (a família) para conhecer outras realidades. E compreender o que pode ser adotado, o que deve ser rejeitado e o que pode ser adaptado, como inovação, para a sua realidade tradicional.
Propósito: trabalhar o propósito, uma ferramenta que guia para onde a organização quer chegar. Desmistificar a ideia de que propósito é privilégio apenas de novas empresas e startups.
No final do webinar, Aline Gomes trouxe 4 ferramentas práticas que podem ser aplicadas por RHs que querem implantar a cultura de inovação. O material da aula foi enviado por email para todos os participantes do webinar.
Entre eles, o mapeamento do Percurso do Novo RH:
O primeiro passo pro RH se reinventar e reinventar a cultura da organização é trabalhar a configuração mental. Como pensam as pessoas dentro da organização.
Depois é preciso olhar as tendências. O que está acontecendo no mundo? Trazer rodadas de conversa para o dia a dia do RH.
É importante você buscar uma caixa de ferramentas para entender e criar as suas próprias metodologias de inovação. Criar uma cultura de experimentação. Quais processos eu posso implementar amanhã no meu RH ? Como obter uma aprovação simplificada?
Na dúvida, faz! Você não necessariamente precisa ter uma área de inovação separada do restante de uma empresa. Nem esperar o TI ou o Marketing. Pode inovar desde já!
Um dos pontos-chave para a inovação é o desenvolvimento de pessoas.
Tecnologia vai entrar em lugares que não exigem esforço intelectual. As máquinas roubam o trabalho dos humanos robotizados, mas humanos humanizados com certeza terão trabalho por muito tempo ainda.
Humanos são extremamente adaptáveis e esse processo de adaptação é um dos desafios que as empresas enfrentam hoje. É preciso se adaptar a uma nova realidade de mundo, de negócio, de mercado e de consumidor.
É preciso ter uma cultura bem definida. Uma cultura mais colaborativa, humanizada, empática e aberta à inovação. A cultura come a estratégia no café da manhã, por isso, se a empresa não possui uma cultura clara e aberta à transformação, a empresa não sobrevive.
Quando a cultura precisa passar por uma mudança, é preciso entender que isso não acontece de um dia para o outro, trata-se de um processo.
Os ritos de cultura são pequenas implementações para valorizar o seu time. Eles têm vários objetivos, mas um dos maiores é reforçar quais são os valores, os diferenciais e o propósito da empresa, é importante lembrar os colaboradores do porquê eles decidiram estar ali.
Quando se trata de trilha de treinamento, a KMPG busca construir algo que seja modular às necessidades das pessoas. Existem as trilhas tradicionais, mas também existe a oportunidade dos colaboradores se inserirem nas trilhas conforme o nível de skill e a dor que têm, não sendo necessário seguir uma ordem específica da trilha.
Independente da geração, área de atuação ou tempo de casa, as pessoas são engajadas pelo processo chamado Flow, em que as competências/habilidades do colaborador são cruzadas com o tamanho dos seus desafios.Essa foi a Semana do RH Estratégico! Esperamos que tenham rolado muitos insights e que já tenha começado a aplicar na sua empresa.
E, se você sente a necessidade de desenvolver seus colaboradores com treinamentos customizados, rápidos e direto ao ponto, com foco em resultado para sua empresa, entre em contato com a Conquer, nós vamos te ajudar!
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