“O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender”.
Você já deve ter ouvido essa frase do escritor e futurista Alvin Toffler. Ela é o reflexo de um mundo que está cada vez mais dinâmico, com novidades constantes e mudanças que transformam a realidade que conhecemos a todo momentos.
E agora você pode estar se perguntando: qual é a relação disso com filmes e TED Talks?
A verdade é que tudo ao nosso redor pode servir como fonte de aprendizado. E, como explicamos neste artigo sobre lifelong learning, você pode iniciar o aprendizado contínuo em qualquer momento da sua vida.
Assistir a TED Talks e filmes é uma ótima opção para unir entretenimento e conhecimento, relacionando o conteúdo deles com a sua carreira. Um bom jeito de aprender e se desenvolver profissionalmente, não acha?
Por isso, se você está buscando uma fonte dinâmica e até mesmo divertida para inspirar a sua carreira, confira a lista de 16 filmes e TED Talks para você acompanhar.
Em um dos TED Talks mais populares, o autor Simon Sinek apresenta o modelo do Golden Circle, que demonstra como o propósito é um fator decisivo e fundamental para que as lideranças se destaquem.
Neste TED Talk você vai entender como o propósito pode orientar sua carreira e servir como ponto de partida para você alcançar seus objetivos.
Um dos nomes responsáveis pela popularização da Programação Neurolinguística (PNL) é Tony Robbins, escritor e palestrante. Neste TED Talk, você vai entender o que faz as pessoas saírem da cama todos os dias, conhecendo as forças invisíveis que levam as levam ao movimento e como as emoções são a força da motivação.
Já parou para pensar que a felicidade reflete diretamente na sua produtividade? Neste TED Talk, o professor da Universidade de Harvard e CEO da GoodThink Inc, Shawn Achor, conta que 25% da sua produtividade no trabalho é resultante do seu QI. Para entender de onde vêm os demais 75%, confira o TED Talk completo.
O profissional que trabalha na sua área de formação ou na que tem experiências prévias está se tornando cada vez mais raro. Ao falar do potencial humano, Jason Shen fala sobre os motivos que levam os recrutadores a olhar primeiro para as habilidades e depois para as certificações.
Professora e pesquisadora na Universidade de Houston, Brené Brown estuda a capacidade humana de criar empatia, pertencer e amar a partir da perspectiva da coragem e vulnerabilidade. Também na lista de TED Talks mais vistos, Brené compartilha sua pesquisa, refletindo sobre ela própria e sobre a humanidade.
Se a sua carreira fosse uma corrida, ela seria marcada apenas por vitórias? Possivelmente não. Neste TED Talk, a historiadora de arte Sarah Lewis fala sobre a busca constante pelas vitórias e a importância das quase conquistas, que trazem força e impulsionam a sua carreira.
Seth Godin, uma das maiores referências da área de marketing, traz nesse TED Talk reflexões sobre criatividade. Em um mundo repleto de opções e com coisas comuns, a tendência é que elas sejam ignoradas. E como fazer que uma ideia chame mais a atenção? Segundo Godin, o caminho é criar algo inesperado e notável.
A linguagem corporal não afeta apenas a maneira como as pessoas nos veem, mas também impacta a percepção sobre nós mesmos. A psicóloga social Amy Cuddy explica os detalhes desse processo e como a linguagem corporal pode influenciar o seu desempenho profissional.
Com o passar do tempo, a tendência é que a inteligência artificial acelere as transformações no mercado de trabalho e os robôs executem tarefas que, hoje, são feitas por nós. Mas não há com o que se preocupar: o comunicador Marcos Piangers mostra como destravar a criatividade – habilidade 100% humana – para continuar se reinventando.
Ben (Robert De Niro) é um executivo aposentado e viúvo de cerca de 70 anos. Ele se sente entediado e, por isso, decide aplicar sua energia e disposição em uma nova atividade. É nesse contexto que, buscando um novo propósito, ele encontra um programa de estágio voltado para profissionais da terceira idade em uma startup que está crescendo exponencialmente.
“Um Senhor Estagiário” aborda a importância da convivência entre gerações, da empatia e de trabalhar com pessoas que nos inspirem e nos motivem a ir cada vez mais longe.
Enfrentando dificuldades financeiras, Chris Gardner (Will Smith) precisa cuidar de seu filho Christopher (Jaden Smith), com apenas 5 anos. Depois que conseguir um estágio, Chris tem a expectativa de conseguir uma oportunidade dentro da empresa.
Mas a urgência do pagamento das contas faz com que ele e o filho sejam despejados da casa e passem a buscar abrigo em estações de trem, casas de acolhimento e banheiro. Mesmo dentro das dificuldades, eles mantêm a esperança de que dias melhores virão.
O trabalho de Ryan (George Clooney) é fazer demissões. Ele é contratado por gestores que não têm a coragem para fazer o desligamento dos funcionários. Viajando por todos os lugares, ele se depara com o emprego em risco a partir da criação de um sistema de videoconferências para fazer as demissões.
Para demonstrar a importância e a realidade do seu trabalho, Ryan viaja com Natalie Keener (Anna Kendrick) com o objetivo de convencer a não utilizar o sistema.
Erin Gruwell (Hilary Swank), uma jovem professora, chega a uma escola abalada por questões sociais e raciais, o que torna o clima dentro de sala bastante violento e agressivo.
Para entender as diferentes realidades dos alunos e estimular o aprendizado, a professora propõe diversas metodologias de ensino, que contribuem para que os jovens recuperem a autoconfiança e também retomem o respeito e a tolerância entre eles.
Foi com menos de 20 anos que Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg) começou a trabalhar na sua ideia de criar o Facebook. Seis anos depois, Zuckerberg se tornou o mais jovem bilionário a partir do alcance da rede social criada por ele.
Todo esse processo, entretanto, trouxe consequências e implicações diretas na sua vida social e profissional, incluindo problemas legais.
O filme conta a história de George (Colin Firth), que é gago desde a infância e faz parte da realeza britânica. Depois de buscar diferentes métodos para solucionar sua gagueira, George conhece Lionel Logue (Geoffrey Rush), terapeuta que adota uma metodologia pouco tradicional.
Com exercícios e os métodos propostos por Lionel, George busca conquistar a confiança do povo e assim poder falar em público.
Ken Carter (Samuel L. Jackson) é ex-jogador e atual treinador do time de basquete da Oilers High School. Ele estabeleceu um critério: para participarem dos jogos, os atletas deveriam ter um bom desempenho acadêmico. Essa decisão não era negociável, mesmo que isso impactasse os resultados de todo o time.
Com o alinhamento da equipe e o propósito compartilhado entre todos, o time de basquete conquistou 13 vitórias em 2 anos.
Desenvolvimento profissional em outros formatos
Gostou das sugestões? Esperamos que você aproveite as dicas e os diferentes formatos de conteúdo para acelerar o seu desenvolvimento profissional.
A dica é começar pelos TED Talks e filmes que você ainda não viu, e depois aproveitar para rever os que mais te impactaram aqueles e analisá-los por outras perspectivas.