Quando foi a última vez que você recebeu um feedback da sua liderança ou colega de trabalho? E quando foi a última vez que você deu algum feedback para alguém?
A temática feedback ainda é um tabu para muitas empresas, e a resposta para este cenário é simples: falta conhecimento sobre a importância de dar e receber feedbacks, mas acima de tudo, falta compreensão de como praticar.
O feedback é considerado uma das ferramentas mais poderosas de desenvolvimento de times.
Ele faz parte de um processo de comunicação e construção, onde líder e liderado criam um espaço de confiança e segurança para conversarem sobre suas ações, comportamentos, entregas, performance e também desenvolvimento profissional.
Afinal de contas, o feedback não está relacionado apenas aos resultados que um colaborador traz para a empresa, mas também em como potencializar suas competências para mantê-lo engajado e em constante crescimento.
Para te mostrar na prática como um feedback pode gerar impacto na atuação dos colaboradores, trouxemos um case de sucesso completo de um dos clientes aqui da Conquer In Company, a RecargaPay.
A RecargaPay é uma fintech de pagamentos e serviços financeiros digitais que atende as necessidades de bancarizados e desbancarizados em todo o país.
Uma das prioridades da organização é construir uma cultura de desenvolvimento por meio da transparência e alinhamento contínuo, proporcionando um ambiente de segurança psicológica para os RecargaPayers – colaboradores que trabalham lá.
E um dos processos que a empresa conduz a cada 6 meses é o ciclo de Performance Review, ou seja, a Avaliação de Desempenho. Momento importante para refletir sobre os comportamentos e entregas, e construir planos de desenvolvimento dos colaboradores.
Para garantir assertividade nesse processo, a RecargaPay tinha como objetivo preparar os colaboradores para a etapa final do ciclo de Performance Review: a devolutiva de feedback.
O desafio era desenvolver a liderança para conduzir conversas assertivas e estruturadas para facilitar o desenvolvimento dos times. E também estimular os colaboradores a terem uma postura mais ativa e se prepararem para as conversas com as lideranças, além estimulá-los a dar feedback para os líderes.
“Para isso, a gente precisava de uma consultoria que tivesse profundidade no assunto e optamos essa parceria com a Conquer In Company para conduzir quatro turmas de feedback, sendo duas focadas para os líderes e outras duas focadas nos colaboradores que atuam em posição de liderados.”
Laercio Junior – Talent & Organizational Development
O processo de criação das Talks foi totalmente personalizado e construído em conjunto com a RecargaPay e a Conquer In Company.
A etapa de diagnóstico foi fundamental para construir uma solução que estivesse alinhada com os desafios e o momento atual de negócio da empresa:
Esses pontos foram essenciais para que a experiência de desenvolvimento pudesse ser construída a partir de três pilares:
> Conteúdo: customizado com base nas nossas necessidades e que tivesse uma aplicabilidade imediata.
> Didática: facilitação de profissionais do mercado que vivenciam o conteúdo na prática.
> Aplicabilidade do tema: alinhamento com nossa realidade e cultura para que as técnicas e ferramentas fossem assertivas ao colocar em prática.
Com base no perfil de cada público, foi desenhada uma experiência que pudesse mesclar conteúdo teórico e prático para estimular a interação dos participantes.
“A Conquer trouxe flexibilidade na customização do conteúdo, de acordo com as nossas necessidades. E um ponto bem importante foi conseguir mapear facilitadores (professores) com o perfil de cada turma. Até porque a gente tinha turmas aqui no Brasil e em outros países como a Argentina.”
Laercio Junior – Talent & Organizational Development
Outro ponto importante foi a participação dos RecargaPayers ao compartilhar suas vulnerabilidades e cases que vivenciaram ao longo da trajetória, proporcionando um espaço de troca e confiança.
A iniciativa gerou uma grande abertura para que a RecargaPay pudesse discutir a temática feedback com mais profundidade, proporcionando mais segurança aos líderes e liderados sobre o papel de cada um deles no processo.
“Pra mim o treinamento foi realmente muito bom, porque foi um momento de vivência que fez total sentido. Foi simples e fácil de entender. E quando finalizou eu não tinha dúvidas de como me comunicar melhor, de como receber feedbacks e também de como estruturar feedbacks. ”
Katicilaine Luzia de Oliveira – Senior Business Operations Analyst
“Aqui na RecargaPay a gente já segue esse costume de dar feedback, de receber feedback e para mim foi muito inspirador perceber ao longo do treinamento, que a forma como eu conduzo os meus feedbacks bate muito com o conteúdo trazido pelos professores.
Isso valida a ideia de que eu tenho conseguido aplicar feedbacks assertivos. As dicas ao longo dos treinamentos também foram essenciais para que possamos melhorar cada vez mais essa prática aqui na empresa.”
Everton Menezes – Tech Lead
“Após os conteúdos do treinamento, eu consegui fazer com que os feedbacks ficassem um pouco mais embasados e pautados. Tanto que hoje eu tenho um arquivo, onde eu pontuo tudo que eu trago no feedback para minha equipe com data.
Então todo feedback que eu termino, eu e minha equipe saímos dele com uma missão para a próxima semana. Isso facilita medir a evolução do colaborador ou se tem algo que precisamos ajustar.”
Alexandre Souza – Customer Experience Team Leader
Esse processo resultou em um alto nível de engajamento e aceitação nas quatro turmas que foram conduzidas, com uma média de NPS de 9,5 e um índice de adesão acima de 70% de toda companhia.
Clique no vídeo abaixo e confira o case completo!
A Conquer In Company já transformou equipes em mais de 700 empresas, com conteúdo relevante, professores atuantes no mercado, metodologia inovadora e jornadas 100% personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente.
Em 2022 treinamos mais de 12 mil alunos, entregamos mais de 390 projetos e atendemos mais de 200 empresas, dentre elas, iFood, Stone e Grupo Boticário.
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