Não é muito fácil parar para ouvir as coisas ao nosso redor. Além de nos distrairmos facilmente, fazemos uma escuta seletiva, ouvindo apenas o que queremos ouvir. Nossas mentes agem em um viés cognitivo para coerência, ao invés da verdade.
E isso é só o começo.
Esse parágrafo anterior é uma citação de um excelente livro escrito por Chriss Voss chamado: “Nunca dividir a diferença: negociando como se sua vida dependesse disso”. Ele resume perfeitamente os desafios que temos com a nossa audição.
Ouvir é também uma das habilidades de liderança mais importantes, especialmente nesta era exponencial onde tudo se transforma muito rápido e precisamos processar mais informações em menos tempo, como nunca antes.
Separo a audição em três níveis:
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Interno (você escuta a voz na sua cabeça)
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Focado (você escuta a pessoa interagindo e conversando com você)
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Global (você sintoniza o que está acontecendo no ambiente)
Infelizmente, a gente passa muito tempo no nível 1 – nossa própria cabeça – e saber conscientemente em que nível você está e ser capaz de mudar os níveis de audição em que se encontra é uma habilidade incrivelmente poderosa.
Por exemplo, você está em uma reunião com a sua equipe. Muitos de nós vão gastar uma quantidade considerável de tempo pensando sozinhos, sobre o que vão dizer em seguida, ou como vão reagir a uma situação, ou até pensando em coisas que não tem nada a ver com o conteúdo da reunião.
Ser capaz de identificar que você está no nível 1 e conscientemente mudar sua audição para o nível 2 (quando você está interagindo com alguém, por exemplo), e nível 3 (para descobrir o “feeling’’ da sala), te permite obter uma compreensão muito mais profunda do que de fato está acontecendo e consequentemente te orienta a resultados melhores. Artigo traduzido do The Heretic, canal de artigos com a opinião de Pascal Finette, VP da Singularity, Universidade do Futuro.
*Tradução livre e adaptada com autorização do autor.