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Você quer inovar de verdade?

Nos últimos meses tenho notado que definitivamente a inovação se popularizou. Empresas de diferentes tamanhos, estruturas, origens e mindset estão citando o tema como um dos mais relevantes do seu […]
22 ago, 2018
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Nos últimos meses tenho notado que definitivamente a inovação se popularizou.

Empresas de diferentes tamanhos, estruturas, origens e mindset estão citando o tema como um dos mais relevantes do seu planejamento.

Porém, e existem muitos “poréns”, não é possível encontrar em 99% delas iniciativas que realmente comprovem aquilo que chamo de cultura da inovação.

Inovar nos dias de hoje muitas vezes demanda mudanças radicais na cultura e na estrutura da organização. E para se fazer essas mudanças, tanto a mais alta liderança quanto todos os colaboradores da organização precisam estar abertos, com energia e aptos para entrar nesse turbilhão.

Para quem não está preparado para isso, uma coisa eu posso afirmar com segurança: Inovar dói!

Nesse artigo quero dividir três visões de como você pode simular o futuro do seu negócio:

1. Futuro Provável:

  • Reflete aquilo que provavelmente irá acontecer no seu setor de atuação em um futuro próximo.
  • Acontecimentos limitados aos próximos 3 anos.
  • Mapeado por movimentos da concorrência atual e evoluções tecnológicas já implementadas em outros setores.
  • Você pode criar dois caminhos possíveis para esse futuro.
  • Pergunta principal que você deve se fazer: O que é provável que aconteça?

2. Futuro Plausível:

  • Reflete aquilo que potencialmente irá acontecer no seu setor de atuação em um futuro de médio prazo.
  • Acontecimentos limitados aos próximos 5 anos.
  • Mapeado por movimentos e evoluções tecnológicas de setores que estão causando movimentos de disrupção.
  • Você pode criar três caminhos possíveis para esse futuro.
  • Pergunta principal que você deve se fazer: O que potencialmente irá acontecer?

3. Futuro Possível:

  • Reflete aquilo que potencialmente irá acontecer no seu setor de atuação em um futuro de longo prazo.
  • Acontecimentos limitados aos próximos 10 anos.
  • Mapeado por tendências sociais, comportamentais e tecnológicas em todo o mundo.
  • Você pode criar inúmeros possíveis futuros.
  • Pergunta principal que você deve se fazer: O que poderá acontecer?

Desenhar os potenciais futuros do seu setor de atuação e também fora dele são essenciais para que você construa seu planejamento estratégico.

Mas que fique claro que estudar previsões não quer dizer de nenhuma maneira que o futuro será aquele. Esse estudo irá seguramente reduzir seu risco e traçar os caminhos possíveis.

Mas deixo aqui uma pergunta muito mais relevante do que qualquer uma das três anteriores.

Qual futuro você quer para você, para sua empresa, para o seu setor e para o mundo? E o que está fazendo para construí-lo?

O que você achou disso?

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