Nos últimos meses tenho notado que definitivamente a inovação se popularizou.
Empresas de diferentes tamanhos, estruturas, origens e mindset estão citando o tema como um dos mais relevantes do seu planejamento.
Porém, e existem muitos “poréns”, não é possível encontrar em 99% delas iniciativas que realmente comprovem aquilo que chamo de cultura da inovação.
Inovar nos dias de hoje muitas vezes demanda mudanças radicais na cultura e na estrutura da organização. E para se fazer essas mudanças, tanto a mais alta liderança quanto todos os colaboradores da organização precisam estar abertos, com energia e aptos para entrar nesse turbilhão.
Para quem não está preparado para isso, uma coisa eu posso afirmar com segurança: Inovar dói!
Nesse artigo quero dividir três visões de como você pode simular o futuro do seu negócio:
1. Futuro Provável:
- Reflete aquilo que provavelmente irá acontecer no seu setor de atuação em um futuro próximo.
- Acontecimentos limitados aos próximos 3 anos.
- Mapeado por movimentos da concorrência atual e evoluções tecnológicas já implementadas em outros setores.
- Você pode criar dois caminhos possíveis para esse futuro.
- Pergunta principal que você deve se fazer: O que é provável que aconteça?
2. Futuro Plausível:
- Reflete aquilo que potencialmente irá acontecer no seu setor de atuação em um futuro de médio prazo.
- Acontecimentos limitados aos próximos 5 anos.
- Mapeado por movimentos e evoluções tecnológicas de setores que estão causando movimentos de disrupção.
- Você pode criar três caminhos possíveis para esse futuro.
- Pergunta principal que você deve se fazer: O que potencialmente irá acontecer?
3. Futuro Possível:
- Reflete aquilo que potencialmente irá acontecer no seu setor de atuação em um futuro de longo prazo.
- Acontecimentos limitados aos próximos 10 anos.
- Mapeado por tendências sociais, comportamentais e tecnológicas em todo o mundo.
- Você pode criar inúmeros possíveis futuros.
- Pergunta principal que você deve se fazer: O que poderá acontecer?
Desenhar os potenciais futuros do seu setor de atuação e também fora dele são essenciais para que você construa seu planejamento estratégico.
Mas que fique claro que estudar previsões não quer dizer de nenhuma maneira que o futuro será aquele. Esse estudo irá seguramente reduzir seu risco e traçar os caminhos possíveis.
Mas deixo aqui uma pergunta muito mais relevante do que qualquer uma das três anteriores.
Qual futuro você quer para você, para sua empresa, para o seu setor e para o mundo? E o que está fazendo para construí-lo?