Uma Ferramenta Fundamental no Planejamento Estratégico

Análise SWOT

A análise SWOT é uma das principais ferramentas utilizadas pelas empresas, seja para seu planejamento estratégico ou para ações de marketing por exemplo. Ela consiste em uma avaliação de cenários normalmente realizada antes de tirar um projeto do papel, possibilitando, assim, que ele tenha mais chances de sucesso.

O termo SWOT é, na verdade, uma sigla, que se refere aos elementos que compõem a análise. São eles: – Strengths (Forças) – Weaknesses (Fraquezas) – Opportunities (Oportunidades) – Threats (Ameaças).

O que é e como fazer uma análise SWOT?

Essas palavras identificam os componentes a partir dos quais a análise é realizada. As forças e as fraquezas se referem ao ambiente interno da empresa, enquanto as oportunidades e ameaças dizem respeito ao ambiente externo.

No ambiente interno, há aspectos que estão sob controle da empresa e podem ser modificados por ela. Alguns exemplos são a capacidade intelectual, a tecnologia utilizada, as ações de comunicação e marketing, a cultura organizacional, a gestão de projetos, entre outros.

As forças incluem fatores como o que faz com que os clientes optem pela sua empresa em detrimento de outras, qual a disponibilidade de recursos que garantem a manutenção dos serviços ou produtos, o que diferencia o negócio dos demais, entre outros.

Em relação às fraquezas, é preciso considerar questões internas ou pontos fracos que podem ser ruins para o negócio, como altos custos com transporte e manutenção de equipamentos, colaboradores com valor/hora mais elevado, e assim por diante.

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Já no ambiente externo estão questões que fogem do seu controle, relacionadas à política, crises econômicas, desastres ambientais, taxa de juros, concorrência e mudanças na legislação.

Para fazer a análise do ambiente externo, é preciso que a empresa se mantenha atenta a tudo que envolve o mercado no qual está inserida, de modo que esteja preparada para lidar de forma eficaz com quaisquer acontecimentos.

História

A Matriz SWOT, ou Análise SWOT, foi desenvolvida na década de 1960 como parte de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford. O projeto foi financiado pela Fortune 500, uma lista anual compilada e publicada pela revista Fortune que lista as 500 maiores corporações dos Estados Unidos por receita total.

O estudo, liderado pelos pesquisadores Albert S. Humphrey, Robert Stewart e Marion Dosher, visava entender por que o planejamento corporativo falhava. Para isso, entrevistaram e analisaram os processos de negócio de mais de mil empresas e organizações.

SOFT era um acrônimo para Satisfatórios (satisfactions), Oportunidades (opportunities), Faltas (faults), e Ameaças (threats). Posteriormente, os termos "satisfatórios" e "faltas" foram mudados para "forças" (strengths) e "fraquezas" (weaknesses), respectivamente, e o modelo foi renomeado como Análise SWOT.

Hoje, a Matriz SWOT é uma ferramenta fundamental de planejamento estratégico usada por empresas e organizações de todos os tamanhos em todo o mundo. Ela ajuda a identificar as forças e fraquezas internas de uma organização, bem como as oportunidades e ameaças externas, permitindo que a organização faça planos estratégicos mais eficazes.

O resultado dessa análise forma uma matriz 2×2, chamada de Matriz SWOT, que divide os quatro pontos de análise entre fatores internos/externos e positivos/negativos. A partir desse layout, é possível ter um panorama completo dos fatores que podem determinar o sucesso do projeto.

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A análise SWOT oferece diversas vantagens ao auxiliar na avaliação interna e externa da empresa, permitindo uma compreensão mais abrangente do ambiente em que ela está inserida. A seguir, confira algumas das principais vantagens que essa metodologia oferece para o planejamento estratégico.

Quais são as vantagens para o planejamento estratégico?

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Ao entender suas forças, a empresa pode identificar áreas onde tem uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Por outro lado, ao identificar as fraquezas, a empresa pode definir quais são as áreas que precisam ser aprimoradas ou corrigidas.

Entendimento sobre o mercado que a empresa está inserida

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Afinal, mesmo que às vezes passem despercebidos, os pontos fracos de uma organização podem interferir negativamente, dificultando o seu desenvolvimento e impedindo que tenha uma vantagem competitiva. A partir dessa análise, seu planejamento estratégico tem condições de ficar mais alinhado a uma abordagem realista, que verdadeiramente viabilize a expansão do negócio.

Reconhecimento do que precisa de melhorias

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Nem sempre é possível saber o impacto que uma ameaça pode causar em uma organização. Até mesmo porque esses resultados também dependem de como a empresa se comporta mediante esses desafios. Ainda assim, é fato que, ao conseguir prevê-las, a empresa consegue se preparar melhor para lidar com elas, criando um plano de contingência ou reagindo mais rapidamente ao seu impacto.

Detecção e retenção de ameaças

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Da mesma forma que os pontos fracos e as ameaças talvez não sejam tão facilmente identificáveis, as oportunidades e pontos fortes da empresa também podem estar ocultos ou não estarem sendo devidamente explorados. A análise SWOT também contribui em relação a isso, já que possibilita identificar o que diferencia a empresa em relação à concorrência, quais são os pontos mais reconhecidos e valorizados pelos seus clientes e assim por diante.

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