O Impacto do Big Data e da Inteligência Artificial no Planejamento Estratégico Moderno

Na modernidade, tecnologias da informação tornam-se parte do nosso cotidiano. Assim, fatores como o Big Data e a Inteligência Artificial ganham destaque e atuam diretamente no mundo empresarial.

Uma vez que modificam processos de gestão dos negócios, impactam no planejamento estratégico. Isso porque, se utilizadas da forma correta, beneficiam a manutenção de sua empresa.

O que são Big Data e Inteligência Artificial?

É todo o material massivo que indivíduos, empresas e serviços geram ininterruptamente na internet, por meio de transações e cliques em sites.

Big Data

É a capacidade de máquinas realizarem funções que antes eram restritas aos seres humanos, como a execução de tarefas simples e complexas.

Inteligência Artificial

E como o Big Data e a Inteligência Artificial afetam o planejamento estratégico?

Benefícios

Essas tecnologias permitem processos que facilitam a organização e a optimização das empresas.

Vamos entender alguns desses impactos:

1

Com o Big Data, as empresas conseguem captar informações de diversas fontes, com insights mais complexos a respeito dos clientes e nicho de mercado

Conquistar informações mais rápidas e precisas

1

Em sequência, a Inteligência Artificial, fazendo análises e apresentações desses dados, pode criar conexões entre as informações e identificar padrões e sequências.

2

Uma característica da IA é o Machine Learning: ela se aprimora com o uso, comparando padrões conhecidos a fim de prever comportamentos futuros.

Estar por dentro das tendências do mercado

2

Essa base de dados históricos desenvolvida vai ser útil para saber como o mercado, o consumidor e o próprio sistema reagem a certos estímulos e, até mesmo, crises.

3

Com o Big Data e a IA, as empresas podem desenvolver seus produtos e serviços de modo a personalizá-los para os clientes.

Fazer da experiência do cliente melhor e mais particular

3

Com base no banco de dados e na identificação de padrões, é possível descobrir o que atrai o público consumidor a ponto de fazê-lo escolher a sua marca.

4

A IA faz com que diversos processos de coleta e interpretação de dados se tornem autônomos. Consequentemente, isso facilita o planejamento estratégico das empresas.

Automatizar processos

4

Assim, a empresa terá facilidade para resolver essas pendências, e tempo a mais para planejar outras questões cuja demanda seja maior.

5

Uma das partes mais importantes do planejamento estratégico das empresas é saber identificar e superar complicações, a partir de táticas bem definidas.

Gerenciar riscos

5

Com uma base de dados completa e o auxílio de inteligências artificiais, o processo de identificação de ameaças e de encontro de soluções para elas pode ser mais rápido e eficaz.

Desenvolva estratégias que vão elevar os diferenciais competitivos e potencializar o crescimento do seu negócio.

Gestão Estratégica de Negócios