Uma Visão Integral para o Sucesso do Negócio

Desvendando a Gestão Estratégica

A gestão estratégica envolve, basicamente, o gerenciamento de todos os recursos de uma empresa para garantir que suas metas sejam alcançadas. Para definir as práticas que farão parte do planejamento estratégico, é preciso levar em conta os cenários externo e interno da empresa.

O que é gestão estratégica?

O cenário externo diz respeito a aspectos como a concorrência, tendências de mercado, contextos econômicos, políticos, sociais… ou seja, fatores que fogem do controle da empresa, mas que podem ser amenizados ou potencializados de acordo com as estratégias implementadas.

Já o cenário interno envolve aspectos como os recursos humanos disponíveis, o faturamento da empresa, o desenvolvimento e oferta de produtos e serviços, as práticas comerciais adotadas, e assim por diante.

A gestão estratégica tem a função de possibilitar o gerenciamento de uma série de cenários e metas futuras, a partir de indicativos da própria empresa e do segmento que ela está inserida. Em muitas situações, é a gestão estratégica que possibilita mudanças e tomadas de decisões que podem alterar o posicionamento da organização no mercado.

Se engana quem pensa que a gestão estratégica só deve ser implementada em grandes corporações. Atualmente, mediante um mercado cada vez mais competitivo, é importante que empresas menores também possam contar com estratégias bem definidas, de modo a viabilizar seu crescimento e estabilidade no seu setor de atuação.

Em suma, para garantir uma boa gestão estratégica, é preciso considerar a definição de objetivos, análise dos ambientes externos e internos da organização, avaliação de estratégias, formulação de planos de ação, implementação desses planos e acompanhamento.

O Conquer Plus é um programa de desenvolvimento contínuo, com mais de 80 cursos para transformar a sua carreira e acelerar você no mercado de trabalho.

Conquer Plus

Vale a pena pontuar que a gestão estratégica não deve ser confundida com o planejamento estratégico. Ambos devem estar alinhados, mas o planejamento diz respeito às estratégias (como ideias e plano de ação) da organização com foco a longo prazo.

Uma das principais prioridades da gestão estratégica deve ser a missão e os propósitos da empresa. O que ela pretende oferecer ao mercado e aos seus clientes? Esses aspectos precisam ser definidos, pois são determinantes na construção da sua estratégica.

Quais são as prioridades de uma gestão estratégica?

Os objetivos e metas da empresa também são fundamentais para uma gestão estratégica bem-sucedida. É preciso que os objetivos (que são maiores e mais amplos) sejam bem definidos e divididos em metas (que devem ser mais simples, diretas e alcançáveis).

Os planos de ação fazem parte da gestão estratégica, e sua criação e implementação também devem ser tidas como prioridades. Com as metas estabelecidas, é hora de criar planos que vão ajudar a alcançá-las e tornar sua empresa mais próxima de atingir seus objetivos.

É importante registrar o andamento desses planos, como os erros, acertos e o que pode ser aprimorado. A partir dessas informações, é possível fazer o monitoramento e a análise do desempenho das suas estratégias. Defina métricas e indicadores de desempenho para ter um controle maior dos resultados

Com o resultado dessas análises em mãos, é muito mais fácil saber exatamente quais são os reajustes que precisam ser aplicados. Dessa forma, é possível garantir um desenvolvimento contínuo, que garanta que sua organização esteja cada vez mais próxima de alcançar seus objetivos.

Para implementar uma gestão estratégica que seja realmente eficaz, é fundamental tomar decisões que sejam assertivas mediante a realidade enfrentada pela empresa.

Quais são os tipos de gestão estratégica?

Faça o download Guia Completo de Inteligência Emocional e conheça tudo sobre uma das habilidades mais importantes para sua vida profissional e pessoal.

Ebook gratuito

1

A gestão estratégica é valorizada principalmente em situações nas quais a empresa almeja seu desenvolvimento, mas essa nem sempre é a realidade vivenciada. Muitas vezes, é preciso adotar estratégias para garantir a sobrevivência ou manutenção da organização.

Estratégia de sobrevivência

Essas iniciativas são importantes principalmente em situações nas quais há erros no planejamento, mudanças bruscas de mercado e outros imprevistos que podem gerar cenários de crise e desacelerar o crescimento da empresa.

2

Nesse modelo, a postura é focada em defender a posição atual da empresa, enfrentar ameaças de competidores e manter a estabilidade em seu segmento de atuação.

Estratégia de manutenção

3

Naturalmente, o foco da gestão estratégica nesse momento é aproveitar as oportunidades para conquistar novos consumidores e expandir suas operações. A escolha deve ser feita de acordo com as condições do mercado, os interesses da organização e os recursos disponíveis.

Estratégia de crescimento

4

Ambos são igualmente importantes e precisam ser pensados estrategicamente, já que dialogam entre si. O crescimento da empresa pode, muitas vezes, gerar vulnerabilidades, como dívidas, queda no faturamento e instabilidade na cultura organizacional.

Estratégia de desenvolvimento

A estratégia de crescimento é precedida pela estratégia de desenvolvimento porque esta pode amenizar os problemas acarretados por aquela, de modo a sustentar avanços e criar alicerces para expansões mais sólidas e resistentes no futuro.

Para viabilizar o desenvolvimento da empresa, é preciso aperfeiçoar os pontos fortes e eliminar os pontos fracos, ganhar eficiência nos processos produtivos e aumentar a performance, entre outras iniciativas condizentes com o segmento de atuação de cada organização.

Independente do momento que sua empresa esteja enfrentando, a gestão estratégica é imprescindível para garantir o sucesso do seu negócio. Já pensou em investir em uma pós-graduação nessa área? Veja mais detalhes a seguir!

Invista em uma pós-graduação em gestão estratégica

A pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios da Conquer vai te ajudar a desenvolver as estratégias necessárias para potencializar o crescimento do seu negócio e conquistar mais espaço no mercado.

Desenvolva estratégias que vão elevar os diferenciais competitivos e potencializar o crescimento do seu negócio.

Gestão Estratégica de Negócios