Antes mesmo de falarmos sobre as diferenças entre mestrado e pós-graduação, é importante esclarecer que todos os cursos realizados após o período da graduação são pós-graduações. Sim, mesmo o mestrado entra nessa categoria. Há duas categorias de pós-graduação.
Mestrado e pós-graduação: qual a diferença?
Lato Sensu: refere-se a programas de pós-graduação com foco mais amplo, voltados a profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos em uma área específica, visando uma formação mais prática e voltada para o mercado de trabalho. Inclui cursos como as especializações e o MBA.
Stricto Sensu: inclui programas de pós-graduação mais focados na pesquisa acadêmica e científica, para aqueles que desejam seguir uma carreira acadêmica. Esses programas envolvem um estudo mais aprofundado e sistemático de uma área específica do conhecimento, como os cursos de mestrado e doutorado.
De modo geral, os cursos de pós-graduação são mais curtos que os programas de Stricto Sensu, já que são desenvolvidos para atender a demandas pontuais por parte do mercado de trabalho e dos profissionais das áreas.
Pós-graduação (cursos Lato Sensu)
Sua abordagem é mais voltada para conhecimentos específicos de acordo com os interesses do mundo corporativo. Os cursos de pós-graduação abrangem todas as áreas do conhecimento, e estão disponíveis em diferentes faculdades e universidades.
Para ingressar em uma pós-graduação, é preciso ter concluído o curso de graduação. Algumas instituições podem exigir a realização de uma prova ou entrevista como critério de aprovação dos alunos que irão ingressar no curso.
Esses programas são mais objetivos, e permitem ao aluno aprofundar seus conhecimentos em determinado assunto. Por isso, podem ser realizados a qualquer momento da vida profissional de acordo com seus objetivos, como alcançar um cargo de liderança, por exemplo.