Explorando os Diferentes Estilos de Gestão Estratégica

Um dos principais tipos de gestão estratégica que existem é voltada ao setor financeiro, com a finalidade de melhorar e aperfeiçoar os processos de criação de valor. A partir disso, a Gestão Estratégica de Custos (GEC) ajuda na formulação de planos estratégicos para diminuir os custos de operações e aumentar a lucratividade.

Gestão Estratégica de Custos (GEC)

A GEC é composta por um conjunto de práticas que servem para medir e gerenciar os custos, articulando-os ao planejamento estratégico geral. Quando implementada de maneira adequada, mantém sua empresa preparada para administrar custos e tornar os meios produtivos mais eficientes, de acordo com as necessidades do seu negócio.

Esse estilo de gestão estratégica é composto, basicamente, por três etapas centrais: a formulação da estratégia, a implementação da mesma e o controle estratégico. Para realizar um gerenciamento de custos eficiente, é preciso mobilizar o setor contábil e financeiro da empresa para apoiar todo o processo.

Além disso, é importante ter conhecimento sobre os tipos de custos do projeto ou negócio, que podem ser divididos em 4 categorias comuns: Custos fixos,  Custos variáveis, Custos diretos, Custos indiretos

1

Outro tipo de gestão estratégica que pode ser implementada em sua empresa é a de Recursos Humanos, com o objetivo de otimizar processos do setor, utilizando metodologias e tecnologias bem consolidadas.

Aplicando estratégia em Recursos Humanos

Etapas como o recrutamento e a seleção de pessoas, por exemplo, são elaboradas a partir de estratégias que visam realizar contratações com mais eficiência e facilitar o trabalho do departamento de recursos humanos.

Domine as habilidades mais buscadas entre gestores de projetos: conduzir pessoas e entregar resultados.

Gestão de Projetos

Na prática, essa forma de gestão é focada principalmente em metodologias e habilidades dos colaboradores que fazem parte da empresa. Sendo assim, muitas vezes almeja alcançar objetivos menos palpáveis, mas que podem ser determinantes para a organização.

2

Mais um estilo de gestão estratégica que pode ser implementada em sua empresa envolve a aquisição, o processamento, o armazenamento, a identificação e a publicação de dados internos e externos da empresa. Estamos falando da Gestão Estratégica da Informação.

Gestão Estratégica da Informação

O principal objetivo desse tipo de gestão estratégica é garantir que todos os dados sejam armazenados com segurança e catalogados de modo a otimizar o processo. Assim, podem ser encontrados com facilidade, sem o risco de problemas de integridade com a informação.

O primeiro passo para implementar a Gestão Estratégica de Informação em sua empresa é compreender os níveis de informação que são necessários para garantir o funcionamento produtivo da organização. Em geral, as empresas costumam utilizar os níveis operacional, tático e estratégico.

No nível operacional, constam informações mais detalhadas, organizadas e de fácil acesso. São parte do sistema interno da empresa, e geralmente estão relacionadas aos processos da organização.

No nível tático são armazenadas informações oriundas de fontes internas e externas (como informações sobre concorrentes e comportamento do mercado, por exemplo). Esses dados precisam ser detalhados, porém filtrados de forma que possam ser interpretados e ajudem o líder a tomar decisões e maximizar os resultados da equipe.

Crie, treine e lidere times que vendem em alta performance e nunca mais se preocupe com suas metas de vendas.

Gestão Comercial e Vendas